Copa do Mundo 2026

A aposta arriscada de Gana na Copa do Mundo está perto de dar certo

Duelo interessante entre Gana e Croácia fecha o grupo L do Mundial, com as duas equipes podendo terminar na segunda posição

Poucos imaginavam que Gana seria uma das grandes surpresas da Copa do Mundo 2026. Após uma preparação preocupante, a federação decidiu trocar Otto Addo por Carlos Queiroz no comando apenas dez semanas antes do torneio. Agora, depois de dois jogos, a aposta no treinador português está muito perto de se transformar em um enorme acerto.

A vitória por 1 a 0 sobre o Panamá, seguida pelo empate sem gols contra a Inglaterra, deixou os ganeses com quatro pontos antes do duelo contra a Croácia, neste sábado, às 18h (de Brasília). Um empate deve bastar para garantir a classificação à próxima fase, enquanto até mesmo uma derrota ainda pode manter a equipe na disputa por uma vaga entre os melhores terceiros colocados.

Simulador da Copa do Mundo: Veja possível chaveamento
Copa do Mundo 2026

Simulador da Copa do Mundo: Veja possível chaveamento

Leia→

Carlos Queiroz transformou Gana na Copa do Mundo

Os amistosos contra Áustria e Alemanha, em março, que acabaram selando a saída de Otto Addo, expuseram todas as fragilidades da equipe. Gana sofreu sete gols em apenas duas partidas. Hoje, a realidade é completamente diferente. Os Black Stars estão entre as poucas seleções que ainda não sofreram gol após dois jogos na Copa do Mundo.

A marca de Carlos Queiroz aparece de forma evidente. Compacta, disciplinada e confortável para defender em bloco baixo antes de acelerar nos contra-ataques, a seleção ganesa apresenta características que marcaram praticamente todos os times dirigidos pelo treinador português ao longo da carreira.

Carlos Queiroz, técnico da seleção de Gana (Foto: IMAGO / Naushad)
Carlos Queiroz, técnico da seleção de Gana (Foto: IMAGO / Naushad)

Diante da Inglaterra, os Black Stars aceitaram passar longos períodos sem a bola antes de crescer na partida e criar as melhores oportunidades. “Ele nos disse que sofreríamos durante o jogo, mas que precisávamos permanecer compactos e aproveitar as oportunidades quando elas aparecessem”, afirmou o meio-campista Kwasi Sibo após a partida.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Semenyo, símbolo do sacrifício de Gana

Antoine Semenyo simboliza essa mudança radical. Estrela dos Black Stars, o atacante de Manchester City passou a maioria do tempo defendendo. Contra a Inglaterra, ele não parou de voltar para ajudar a defesa, com e sem bola, tentando ajudar no contra-ataque sempre quando possivel. Essa é a marca da seleção ganesa de Queiroz.

Como Semenyo, o capitão Jordan Ayew, adaptou-se completamente a essa filosofia coletiva, oferecendo a sua amplia experiência a um grupo que parece ter encontrado a sua identidade.

A missão ainda não está totalmente cumprida. Apesar de líderes bem experientes, a Croácia ainda é um adversário complicado, habituado aos grandes palcos. Mas Gana chegará a essa partida com uma confiança renovada.

Há quatro anos, Gana foi eliminada ainda na fase de grupos, mesmo cenário de 2014. Em 2018, sequer se classificou ao Mundial. A última vez da seleção ganesa no mata-mata da Copa foi justamente em 2010, na dolorosa eliminação para Uruguai nas quartas de final.

Konsa e Semenyo disputam a posse em Inglaterra x Gana. Foto: IMAGO/Sports Press Photo
Konsa e Semenyo disputam a posse em Inglaterra x Gana. Foto: IMAGO/Sports Press Photo

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo