Cristiano Ronaldo diz que sonho de ganhar a Copa por Portugal acabou: “Bonito enquanto durou”
O jogador de 37 anos praticamente confirmou que o Mundial do Catar foi o último, após cinco participações

Era mesmo provável que a história de Cristiano Ronaldo, 37 anos, na Copa do Mundo tivesse terminado com a derrota da seleção portuguesa para Marrocos nas quartas de final da edição do Catar, e o atacante, no momento em busca de um novo clube para defender, praticamente confirmou em uma mensagem pelo Instagram que foi mesmo sua última participação no Mundial.
Cristiano Ronaldo disputou cinco vezes a Copa do Mundo. Sua melhor campanha foi em 2006, quando ainda era um jovem atacante do time liderado por Luis Figo e Deco que chegou à semifinal. Desde que virou um dos maiores atacantes do mundo, caiu nas oitavas de final na África do Sul e na Rússia e ainda na fase de grupos no Brasil, além de ter chegado às quartas no Catar, reserva durante o mata-mata.
“Ganhar um Mundial por Portugal era o maior e mais ambicioso sonho da minha carreira. Felizmente, ganhei muitos títulos de dimensão internacional, inclusive por Portugal, mas colocar o nome do nosso país no patamar mais alto do Mundo era o meu maior sonho. Lutei para isso. Lutei muito por esse sonho. Nas cinco presenças que marquei em Mundiais ao longo de 16 anos, sempre ao lado de grandes jogadores e apoiado por milhões de portugueses, dei tudo de mim. Deixei tudo em campo. Nunca virei a cara à luta e nunca desisti desse sonho”, disse.
Cristiano Ronaldo teve uma Copa do Mundo tumultuada. Assim que foi liberado pelo Manchester United para se apresentar, uma entrevista explosiva foi publicada pelo jornalista Piers Morgan, na qual ele fazia várias críticas ao clube. Sua rescisão de contrato foi anunciada durante a competição e houve boatos, negados pela Federação Portuguesa, de que ele teria ameaçado deixar a delegação depois de ser colocado na reserva nas oitavas de final.
“Infelizmente, o sonho acabou. Não vale a pena reagir de cabeça quente. Quero apenas que todos saibam que muito se disse, muito se escreve, muito se especulou, mas minha dedicação a Portugal não mudou nem por um instante. Fui sempre mais um a lutar pelo objetivo de todos e jamais viraria as costas aos meus companheiros e ao meu país. Por agora, não há muito mais a dizer. Obrigado, Portugal. Obrigado, Catar. O sonho foi bonito enquanto durou. Agora, é esperar que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões”, encerrou.
Cristiano Ronaldo fez oito gols em Copas do Mundo, nenhum nas oito partidas de mata-mata que disputou. Ele está sem clube após rescindir seu vínculo com o Manchester United.