Fifa confirma os países que serão sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034
Arábia Saudita receberá jogos do Mundial de 2034 em cinco cidades, enquanto a Copa de 2030 terá partidas em seis países diferentes
A Fifa confirmou as sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034 nesta quarta-feira (11) durante Congresso Extraordinário da entidade.
A edição centenária, de 2030, terá como sede fixa Espanha, Portugal e Marrocos, mas as três partidas iniciais serão realizadas no Uruguai, na Argentina e no Paraguai como celebração ao primeiro Mundial, disputado em território uruguaio em 1930.
Já a edição de 2034, só tinha a candidatura da Arábia Saudita, também confirmada hoje para receber a primeira Copa pós-centenário. Confira as sedes das duas edições.
Seis países receberão jogos da Copa do Mundo 2030
O Estádio Centenário, palco da final do Mundial de 1930, vencida pelo Uruguai, abrirá a edição de 2030. O Monumental de Núñez, do River Plate, representará a Argentina, enquanto o Paraguai recebe uma partida em um estádio que será construído e levará o nome de Osvaldo Domínguez Dibb, pai do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
— Primeira final se jogou no Centenário. Hoje nós estamos decidindo a sede de uma Copa, a sede do centenário do Mundial. Podemos mostrar ao mundo, como disse o presidente [Gianni] Infantino [da Fifa], que o futebol nos une. Estamos em uma frente histórica e podemos mostrar um bom trabalho em equipe para fazer história unindo três continentes atrás de uma paixão — celebrou Alejandro Domínguez durante o congresso da Fifa.
Os jogos na América do Sul devem acontecer uma semana antes da abertura oficial da competição, que acontecerá nos países europeus ou no africano. A Espanha receberá partidas em 11 estádios (e 10 cidades sedes), enquanto Marrocos terá seis sedes e Portugal duas.
A avaliação técnica das sedes feita pela Fifa, que dá notas de 0 a 5 das sedes, avaliou Espanha-Portugal-Marrocos com 4,2, enquanto o trio sul-americano Uruguai-Argentina-Paraguai apenas 3,6. Os critérios levam em conta estrutura dos países, estádios, acomodações, transporte, entre outros.
Todas as sedes da Copa do Mundo de 2030:
América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai)
- Montevidéu (Centenário)
- Buenos Aires (Monumental de Núñez)
- Assunção (Estádio Osvaldo Domínguez Dibb)
Espanha
- San Sebastián (Reale Arena)
- Barcelona (Camp Nou)
- Las Palmas (Gran Canaria)
- Sevilha (La Cartuja)
- Málaga (La Rosaleda)
- Madri (Metropolitano e Santiago Bernabéu)
- Zaragoza (Nueva Romareda)
- Cornellá-El Prat (RCDE Stadium)
- La Coruña (Riazor)
- Bilbao (San Mamés)
Portugal
- Lisboa (Estádio da Luz e Alvallade)
- Porto (Estádio do Dragão)
Marrocos
- Agadir
- Casablanca
- Fez
- Marrakech
- Rabat
- Tânger
Copa do Mundo de 2034 será na Arábia Saudita
A Arábia Saudita planeja receber jogos em cinco cidades (Riade, Jeddah, Al Khobar, Abha e NEOM) e 15 estádios diferentes. O projeto inclui o King Salman, na capital, como palco da abertura e da decisão.
O audacioso plano do país asiático, comandado pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, ainda inclui a construção de uma cidade completamente nova, chamada de NEOM e toda repleta de espelho, em projeto que promete a utilização de energia renovável e transporte sustentável.
A escolha dos sauditas como sede ganha críticas de organizações dos direitos humanos por conta dos relatos de violação no território. Vale citar que Bin Salman foi acusado de mandar matar um jornalista, em 2018, na embaixada do país na Turquia. De toda forma, a Fifa deu nota 4,2 de 5 possível na avaliação técnica.
Ainda é possível que as sedes, tanto de 2030 como 34, sofram alterações caso não cumpram o regulamento da Fifa.
Todas as sedes da Copa do Mundo de 2034, na Arábia Saudita:
- Riade (King Salman, King Fahad Sports City, South Riyadh, Prince Mohammed Bin Salman, New Murabba, Roshn, Prince Faisal Bin Fahad Sports City e King Saud University)
- Jeddah (King Abdullah Sport City, Qiddiya Coast, Jeddah Central Development e King Abdullah Economic City)
- Al Khobar (Aramco)
- Abha (King Khalid University)
- NEOM (NEOM)