Copa do Mundo

[Copa 2014, um ano] Você vê que a Copa é boa quando até Argélia x Coreia do Sul é jogão

Para celebrar o primeiro aniversário do Mundial 2014, vamos retomar um dos lemas da Copa. Depois do “Não vai ter Copa”, do “Vai ter Copa, sim” e do “Devia ter Copa todo ano”, é a vez de gritar “Volta, Copa!”. A cada dia, uma retrospectiva do que ocorreu há um ano. Só para alimentarmos nossa saudade.

VOLTA, COPA: Confira a retrospectiva dia a dia do que rolou na Copa das Copas

O folclore

O mundo veio ao Brasil para curtir, mas também aproveita para ajudar quem precisa. Muntari passou por uma comunidade carente em Maceió com um maço de dinheiro na mão. iam para as favelas, jogavam com crianças que se apresentassem e depois davam as bolas de presente para a comunidade.

Quem também estava precisando de ajuda, ainda que de outra natureza, era o Uruguai. A seleção embarcou vários quilos de doce de leite para o Brasil, mas tudo ficou parado na alfândega. Concentrados em Sete Lagoas, os celestes tiveram uma mãozinha local. Afinal, Minas Gerais é o melhor lugar que um amante de doce de leite pode estar. Os uruguaios ganharam 39 quilos de presente e tiveram a energia extra para encarar o jogo decisivo contra a Itália.

Outros a improvisarem eram os holandeses. Como quase todos os europeus que vieram ao Brasil, ir à praia era uma obrigação. Mas fazer como em São Paulo, onde a seleção laranja jogaria com o Chile? Simples, na Represa de Guarapiranga.

Bola rolando

Argélia x Coreia do Sul era aquele jogo que ficou com cara de um dos micos da primeira fase, e certamente milhares de gaúchos lamentaram quando viram que o jogo para o qual haviam comprado ingressos antecipados reuniria as duas piores seleções do Grupo H. Pois a baixa expectativa só ajudou a aumentar a diversão. Foi um belíssimo jogo, com os argelinos mostrando um futebol muito ousado e ofensivo, vencendo por 4 a 2 e instaurando a crise entre os sul-coreanos.

Outro jogo emocionante foi Estados Unidos x Portugal, disputado em Manaus. Em um jogo de muitas oportunidades criadas pelos dois lados, os norte-americanos venciam por 2 a 1, garantindo a classificação e eliminando os portugueses. Mas um gol nos acréscimos salvou os lusitanos, pelo menos por mais uns dias.

O dia teve também Bélgica 1×0 Rússia no Maracanã, mas esse jogo foi dos piores da Copa. A torcida carioca, decepcionada com a insensada seleção belga, até gritou “time sem vergonha”.

Vídeo do dia

O Irã perdeu da Argentina na estreia, mas só o fato de ter feito jogo duro já deixou a torcida mais que orgulhosa. Olha a festa nas ruas de Teerã:

Enquanto isso, na Trivela

Mostramos que o sujeito que invadiu o gramado do Castelão durante Alemanha 2×2 Gana talvez não fosse tão inofensivo quanto parecia. sua justificativa não foi nada convincente, até porque ninguém entendeu o que ele disse.

Oea do dia
Foto de Ubiratan Leal

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.
Botão Voltar ao topo