[Copa 2014, um ano] Porto Alegre não ouve hino francês, mas vê primeiro gol eletrônico das Copas
Para celebrar o primeiro aniversário do Mundial 2014, vamos retomar um dos lemas da Copa. Depois do “Não vai ter Copa”, do “Vai ter Copa, sim” e do “Devia ter Copa todo ano”, é a vez de gritar “Volta, Copa!”. A cada dia, uma retrospectiva do que ocorreu há um ano. Só para alimentarmos nossa saudade.
VOLTA, COPA: Confira a retrospectiva dia a dia do que rolou na Copa das Copas
O folclore
Nem sempre a seleção francesa merece muita atenção do público em geral, mas o hino sempre vale a conferida. É imponente, sonoro e um dos mais icônicos do mundo. Certamente os porto-alegrenses que foram ao Beira-Rio para França x Honduras esperavam o momento da Marselhesa com carinho. Mas… não teve nada! O sistema de som falhou, e os dois times foram da entrada no gramado direto para os cumprimentos e para o jogo em si.
Mais perdido que a organização da partida estava esse casal australiano, que queria ver a Holanda enfrentar a Espanha em Salvador, mas acabaram indo para El Salvador. O pior é que perderam uma goleada histórica dos laranjas
Outros destaques vieram das arquibancadas, com imagens de jogos do dia anterior: os japoneses começaram a ganhar fama após surgirem as resolveu se trocar no meio do jogo de sua seleção contra a Itália na Arena Amazônia.
Bola rolando
Os gols continuaram aparecendo, mas as partidas não foram tão empolgantes. O jogo mais emocionante foi Equador x Suíça, com vitória dos europeus por 2 a 1 nos acréscimos após jogada de muita raça de Valon Behrami. O resultado foi fundamental para a classificação helvética para as oitavas de final.
Duas forças estrearam mais tarde. A França passeou contra Honduras, em um jogo que começou sem hino e teve o primeiro gol eletrônico da história dos Mundiais, com uma jgoada de Benzema que bateu na trave, tocou no goleiro Valladares e entrou. Só no replay foi possível ter a certeza de que a bola cruzara a linha fatal.
Para concluir, a Argentina fez 2 a 1 contra a Bósnia-Herzegovina em um duelo bastante morno, em que os bósnios até ameaçaram no final. O show mesmo foi da torcida argentina, que invadiu o Maracanã.
Vídeo do dia
Imagem que rodou o mundo: o som de uma rua brasileira (no caso, no bairro de Moema, em São Paulo) quando o Brasil faz um gol em Copa do Mundo.
Enquanto isso, na Trivela
Um especial musical abriu o dia: restaurante temático, digamos, inusitado em Salvador.