[Copa 2014, um ano] Fuleco faz dança do Kidiaba no Beira-Rio e Espanha dá primeiro vexame da Copa
Para celebrar o primeiro aniversário do Mundial 2014, vamos retomar um dos lemas da Copa. Depois do “Não vai ter Copa”, do “Vai ter Copa, sim” e do “Devia ter Copa todo ano”, é a vez de gritar “Volta, Copa!”. A cada dia, uma retrospectiva do que ocorreu há um ano. Só para alimentarmos nossa saudade.
VOLTA, COPA: Confira a retrospectiva dia a dia do que rolou na Copa das Copas
O folclore
A organização da Copa não calculou muito bem os riscos de certas brincadeiras e cometeu ums discreta gafe. Ao saírem os gols, o telão mostra um clipe de animação que inclui a imagem de Fuleco comemorando o gol com a dancinha do Kidiaba. E isso aconteceu também no Beira-Rio, casa do Internacional, uma das vítimas do goleiro do TP Mazembe.
Uma das equipes que passou pelo estádio de Porto Alegre no começo da Copa foi a França. E, no voo de volta para a concentração em Ribeirão Preto, os jogadores mostraram que realmente gostam do que fazem, e já estão se preparando para a carreira após pendurar as chuteiras: ficaram jogando Football Manager.
Na Colômbia, a animação dos torcedores com a vitória sobre a Grécia foi tão grande que muitos usaram o futebol como canal de protesto político. No mesmo dia em que viam sua seleção 3 a 0 sobre os gregos no Mineirão, os colombianos iam às urnas votar para presidente. Quem estava descontente com os candidatos Juan Manuel Santos e Óscar Iván Zuluaga aproveitou para votar em José Pekerman, técnico da seleção.
Para fechar as galhofas latino-americanas, a banda mexicana Los Tres Tristes Tigres foi rápida e lançou uma música relatando a atuação de Ochoa contra o Brasil.
Ah, e teve Ibrahimovic na Copa. Claro, só na arquibancada.
Bola rolando
O primeiro vexame da Copa 2014 foi confirmado: a Espanha, campeã do Mundial anterior, foi eliminada na primeira fase. Com um futebol pobre e notícias cada vez mais frequentes de racha no elenco, os espanhois caíram diante do Chile no Maracanã e não têm mais chance de classificação.
Em outro jogo do Grupo B, a uma goleada da Croácia sobre Camarões (4 a 0).
Vídeo do dia
Confira o golaço do australiano Cahill, candidato ao Prêmio Puskas de mais bonito do ano.
Enquanto isso, na Trivela
Nossos enviados estavam cheio de trabalho. De Fortaleza, um relato de como a verdadeira Copa do Mundo estava nos arredores do Castelão durante o Brasil x México. Em Salvador, um testemunho de como, longe dos lugares mais frequentados pela mídia internacional, o tratamento das autoridades com os torcedores era o mesmo de sempre. E, de Cuiabá, a revelação de que torcedoras russas estavam distribuindo abraços gratuitos a quem quisesse na Fan Fest mato-grossense.