Copa do Mundo

[Copa 2014, um ano] Fuleco faz dança do Kidiaba no Beira-Rio e Espanha dá primeiro vexame da Copa

Para celebrar o primeiro aniversário do Mundial 2014, vamos retomar um dos lemas da Copa. Depois do “Não vai ter Copa”, do “Vai ter Copa, sim” e do “Devia ter Copa todo ano”, é a vez de gritar “Volta, Copa!”. A cada dia, uma retrospectiva do que ocorreu há um ano. Só para alimentarmos nossa saudade.

VOLTA, COPA: Confira a retrospectiva dia a dia do que rolou na Copa das Copas

O folclore

A organização da Copa não calculou muito bem os riscos de certas brincadeiras e cometeu ums discreta gafe. Ao saírem os gols, o telão mostra um clipe de animação que inclui a imagem de Fuleco comemorando o gol com a dancinha do Kidiaba. E isso aconteceu também no Beira-Rio, casa do Internacional, uma das vítimas do goleiro do TP Mazembe.

Uma das equipes que passou pelo estádio de Porto Alegre no começo da Copa foi a França. E, no voo de volta para a concentração em Ribeirão Preto, os jogadores mostraram que realmente gostam do que fazem, e já estão se preparando para a carreira após pendurar as chuteiras: ficaram jogando Football Manager.

Na Colômbia, a animação dos torcedores com a vitória sobre a Grécia foi tão grande que muitos usaram o futebol como canal de protesto político. No mesmo dia em que viam sua seleção 3 a 0 sobre os gregos no Mineirão, os colombianos iam às urnas votar para presidente. Quem estava descontente com os candidatos Juan Manuel Santos e Óscar Iván Zuluaga aproveitou para votar em José Pekerman, técnico da seleção.

Para fechar as galhofas latino-americanas, a banda mexicana Los Tres Tristes Tigres foi rápida e lançou uma música relatando a atuação de Ochoa contra o Brasil.

Ah, e teve Ibrahimovic na Copa. Claro, só na arquibancada.

Bola rolando

O primeiro vexame da Copa 2014 foi confirmado: a Espanha, campeã do Mundial anterior, foi eliminada na primeira fase. Com um futebol pobre e notícias cada vez mais frequentes de racha no elenco, os espanhois caíram diante do Chile no Maracanã e não têm mais chance de classificação.

Em outro jogo do Grupo B, a Holanda venceu a Austrália em um jogo surpreendentemente emocionante no Beira-Rio. Os australianos apresentaram um grande futebol e chegaram a liderar o marcador antes de cair por 3 a 2. O dia terminou com o Grupo A, e uma goleada da Croácia sobre Camarões (4 a 0).

Vídeo do dia

Confira o golaço do australiano Cahill, candidato ao Prêmio Puskas de mais bonito do ano.

Enquanto isso, na Trivela

Nossos enviados estavam cheio de trabalho. De Fortaleza, um relato de como a verdadeira Copa do Mundo estava nos arredores do Castelão durante o Brasil x México. Em Salvador, um testemunho de como, longe dos lugares mais frequentados pela mídia internacional, o tratamento das autoridades com os torcedores era o mesmo de sempre. E, de Cuiabá, a revelação de que torcedoras russas estavam distribuindo abraços gratuitos a quem quisesse na Fan Fest mato-grossense.

Oea do dia

Mostrar mais

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo