Copa do Mundo

Com os potes do sorteio da Copa definidos, já dá para brincar de simular os grupos um dia antes de conhecê-los

As últimas classificações nesta quarta-feira terminaram de determinar os quatro potes para o sorteio desta sexta-feira

Restam apenas três vagas em aberto para a Copa do Mundo de 2022, todas elas referentes à repescagem, e a definição dos classificados acontecerá apenas em junho. A conclusão da Data Fifa nesta quarta garantiu a confirmação de mais 14 seleções ao Mundial nestes últimos sete dias. E, com todos os potes preenchidos, embora nem todos os países conhecidos, o sorteio dos grupos acontecerá na próxima sexta-feira. O clima do Mundial toma forma de vez nesse momento.

Os potes foram divididos conforme o Ranking da Fifa. As exceções são o anfitrião Catar no Pote 1, assim como os times que sairão da repescagem no Pote 4. Não mais que duas seleções da Uefa poderão ficar no mesmo grupo, enquanto, em relação às demais confederações, só uma equipe será permitida por grupo – Conmebol não se cruza com Conmebol, por exemplo. De resto, não há mais restrições. E os mais temidos desta vez são Holanda, Alemanha e Uruguai, os times mais tradicionais presentes no Pote 2. O Brasil, líder do ranking, ao menos escapará da Celeste – o que aumenta ligeiramente as probabilidades de cruzar com alemães ou holandeses.

Abaixo, elencamos os quatro potes para quem quiser se familiarizar com sorteio. E, restando mais um dia para se imaginar os grupos, fica uma sugestão dada pelo amigo Leonardo Bertozzi no Twitter: um site para simular o chaveamento da Copa de 2022. Basta clicar aqui e se divertir com as possibilidades. Também é uma boa alternativa para entender melhor as restrições de cruzamentos e perceber que, pelas probabilidades, a chance do Brasil encarar Sérvia ou Polônia no Pote 3 são maiores.

Pote 1: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
Pote 2: México, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Suíça, Estados Unidos, Croácia
Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Marrocos, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Tunísia
Pote 4: Canadá, Camarões, Equador, Arábia Saudita, Gana, Gales/Ucrânia/Escócia, Costa Rica/Nova Zelândia, Peru/Austrália/Emirados Árabes

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo