Copa do MundoItália

Chiellini se junta à extensa lista de problemas da Itália para jogos decisivos das Eliminatórias

A Itália não terá Verratti, Pellegrini, Zaniolo, Immobile e agora Chiellini para o confronto direto contra a Suíça - e o jogo final diante da Irlanda do Norte

A seleção italiana ganhou mais um desfalque para os jogos decisivos contra Itália e Irlanda do Norte que definirão sua classificação direta para a Copa do Mundo de 2022. O zagueiro Giorgio Chiellini foi cortado com uma lesão na coxa que é mais séria do que parecia e se junta a uma extensa lista de problemas para o técnico Roberto Mancini.

Como se fosse um Big Brother, todo dia alguém é eliminado do Centro de Treinamento de Coverciano. Lorenzo Pellegrini e Nicolò Zaniolo, da Roma, foram dispensados na segunda-feira. Ciro Immobile tomou o mesmo destino na terça-feira e, nesta quarta, a Federação Italiana anunciou que Chiellini retornará à Juventus para fazer a recuperação.

Danilo Cataldi, Matteo Pessina, Gianluca Scamacca e agora Francesco Acerbi foram convocados para o desfalcado campeão europeu, que nem conseguiu convocar Marco Verratti, uma das principais engrenagens do seu meio-campo, e Rafael Tolói. Para piorar, Nicolò Barella, com problemas musculares contraídos no dérbi contra o Milan, é dúvida. Descansou na última terça, mas conseguiu treinar nesta quarta.

“Infelizmente, tive que ser cortado pro causa de uma lesão, mas ficarei próximo dos meus companheiros para este jogo importante que temos pela frente”, disse Chiellini, em entrevista à RAI. A Itália recebe a Suíça em Roma na próxima sexta-feira. As duas seleções estão empatadas em 14 pontos na liderança do grupo, com leve vantagem no saldo de gols aos italianos. Apenas o primeiro colocado se classifica diretamente ao Catar e haverá apenas mais um jogo após o confronto direto.

“Estou calmo, confiante, com os mesmos sentimentos que nosso técnico está transmitindo ao grupo. Tenho certeza que conseguiremos a vaga na Copa do Mundo”, acrescentou. “Eu achei que era algo menos sério, mas percebi que precisarei de mais alguns dias para descansar. Como disse antes, temos um grande time e o segredo desse período de três anos é que, mesmo mudando as peças, o desempenho ainda é o mesmo. Teremos uma grande atuação. Estou relaxado. Estarei em Roma para ficar perto do time, mas não jogarei”.

Após jogar contra a Suíça, a Itália enfrentará a Irlanda do Norte em Belfast. O segundo colocado precisará passar pela repescagem se quiser jogar o próximo Mundial. Os italianos não disputaram a Copa do Mundo da Rússia justamente porque foram eliminados na repescagem pela Suécia, em jogos de ida e volta. O formato atual é diferente, com duas fases – como se fossem semifinal e final – em jogo único.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo