Chelsea confirma Kanté quatro meses fora, certamente uma das ausências mais lamentadas da Copa
O Chelsea oficializou a situação médica de Kanté nesta terça-feira, após realizar cirurgia na coxa
A ausência de N’Golo Kanté da Copa do Mundo já era lamentada desde a última semana, conforme o noticiário dos jornais franceses. O meio-campista disputou apenas duas partidas na temporada, com uma lesão muscular na coxa, e a dificuldade de se recuperar a tempo para o Mundial se tornou clara. Nesta terça-feira, o Chelsea publicou o boletim médico do francês, que ratificou como a situação se agravou nos últimos dias. Kanté passou por uma cirurgia e, conforme a estimativa dos londrinos, estará apto aos jogos apenas dentro de quatro meses. O Mundial, de fato, está fora de cogitação. A França tentará defender seu título no Catar sem um dos grandes protagonistas da conquista na Rússia.
A participação de Kanté na Copa do Mundo de 2018 é marcante. O volante foi um dos grandes motivos do título da França e teve um desempenho brilhante ao longo da competição, primeiro ao despontar como o melhor da equipe na fase de grupos. Sua atuação contra a Argentina nas oitavas, em especial, seria decisiva pela maneira como pressionou o jogo de Lionel Messi. Confirmou-se como um nome imprescindível na equipe de Didier Deschamps e, mesmo sem brilhar na decisão contra a Croácia, limitado por uma gastroenterite, deixou a campanha em alta. Era um dos mais festejados dos Bleus, também pela sua personalidade e pela maneira como foi tratado com carinho pelos companheiros.
A diferença que Kanté faz aos seus times é expressa. O conto de fadas do Leicester passa muito pela explosão do meio-campista na Premier League 2015/16, enquanto o Chelsea levou sua última Champions League impulsionado pela sequência de atuações fantásticas do volante nos mata-matas. A Copa do Mundo do Catar poderia trazer mais uma prova em alto nível de como o francês é um jogador fora de série. Porém, depois de uma temporada já mais apagada em 2021/22, a situação física deixava dúvidas sobre como chegaria ao Mundial – ainda mais pela forma como a intensidade do francês é importante ao seu jogo. Sequer será convocado.
A França corre o risco de ter que se virar na Copa do Mundo sem os seus dois principais meio-campistas em 2018. Enquanto a ausência de Kanté está confirmada, a participação de Paul Pogba também permanece em xeque, diante da longa ausência do jogador da Juventus e das dificuldades em sua recuperação. Nome em ascensão, Boubacar Kamara é mais um problema na cabeça de área por lesão. Aurélien Tchouaméni já tinha se firmado como titular nas ausências de Kanté durante os últimos meses e correspondeu bem, mas a queda de nível é indiscutível se todos os desfalques se confirmarem. Didier Deschamps conta com promessas como Eduardo Camavinga e Youssouf Fofana, mas talvez recorra aos questionáveis Matteo Guendouzi e Adrien Rabiot.
Segundo o jornal The Guardian, a contusão de Kanté também coloca uma interrogação sobre a continuidade do astro no Chelsea. O francês sempre demonstrou enorme consideração pelo clube e chegou a recusar outras propostas. Contudo, seu contrato atual termina em junho de 2023 e as preocupações com suas condições físicas tendem a influenciar as negociações pela renovação. A expectativa é de que os Blues ofereçam um acordo mais curto, em valor menor que o atual. Com isso, as chances de sair aumentam e o volante poderia inclusive assinar um pré-contrato com outro time em janeiro. O cenário em Stamford Bridge também mudou bastante nos últimos meses, com a chegada de novos proprietários e de Graham Potter como técnico.
Ainda sobre a Copa, é curioso notar que tal lesão pode limitar Kanté a apenas uma edição do torneio. O volante demorou a estourar para o futebol e ainda jogava a segunda divisão francesa às vésperas do Mundial de 2014. Disputou duas Eurocopas, além da Copa de 2018, que marcam seu auge. Todavia, o francês já terá 35 anos quando o Mundial de 2026 acontecer. Pela inteligência tática de Kanté e pela maneira como se cuida, não é de se duvidar que mantenha um lugar cativo até lá. Ídolo do meio-campista, Claude Makélélé se despediu dos Bleus aos 35, ainda titular na Euro 2008. De qualquer maneira, as imposições do tempo e a própria concorrência na França talvez restrinjam a presença de Kanté a apenas uma Copa – justo aquela que viu seu máximo para ser campeão.



