Copa do Mundo

As Copas em 12 de julho: Pelé e Garrincha jogam juntos na Seleção pela última vez

Você já deve ter ouvido a estatística: juntos em campo, Pelé e Garrincha nunca perderam uma partida de futebol. A dupla defendeu a seleção brasileira 50 vezes ao longo de oito anos, com 36 vitórias e quatro empates. O primeiro jogo foi em 18 de maio de 1958, um amistoso preparatório para a Copa do Mundo contra a Bulgária, no Pacaembu. O último, em 12 de julho 1966, na estreia brasileira no Mundial da Inglaterra, vitória por 2 a 0 contra a mesma Bulgária.

Curiosamente, este também foi o único jogo da história das Copas em que os dois deixaram a sua marca. Ambos de falta: Pelé abriu o placar aos 15 minutos, e Garrincha ampliou, aos 18 do segundo tempo. Pelé estava machucado no jogo seguinte, contra a Hungria, e Garrincha perdeu a posição para a derrota contra Portugal, que eliminou o Brasil do campeonato. 

1966: Brasil 2 x 0 Bulgária

Primeira rodada
Goodison Park, em Liverpool (Inglaterra)
Gols: Pelé e Garrincha (BRA)

1998: França 3 x 0 Brasil

Final
Stade de France, em Paris (França)
Gols: Zinedine Zidane, duas vezes, e Petit (FRA)

2014: Brasil 0 x 3 Holanda

Disputa de terceiro lugar
Estádio Mané Garrincha, em Brasília (Brasil)
Gols: Van Persie, Blind e Wijnaldum (HOL)

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo