Copa do Mundo 2026

África do Sul mostra sua cara, mas Canadá fica com vaga ao punir ‘arame liso’

Primeiro confronto de mata-mata no Mundial teve final emocionante e anfitriã sobrevivendo

O primeiro confronto da história dos 16-avos-de-final da Copa do Mundo colocou frente à frente duas seleções que nunca tinham passado da fase de grupos em sua história: África do Sul e Canadá. Embora os Bafana Bafana tenham mostrado sua escola de pensamento, foram os Canucks que conquistaram a classificação inédita às oitavas de final.

Neste domingo (28), a equipe de Jesse March venceu o time de Hugo Broos por 1 a 0, no SoFi Stadium, em Inglewood, nos Estados Unidos. Os sul-africanos até tiveram mais posse de bola e toques envolventes, cujas características ganharam notoriedade com o Mamelodi Sundowns no Mundial de Clubes de 2025. Só que os canadenses puniram a falta de efetividade adversária com uma bola na rede solitária.

África do Sul com a posse de bola e o Canadá com o gol

Na busca pela vaga na próxima fase do torneio, África do Sul e Canadá contrastaram nos estilos de jogo. Os Bafana Bafana apostaram em sua filosofia de passes curtos desde a defesa, com paciência para atrair a marcação adversária e, com os espaços gerados, buscar a bola longa para avançar com agilidade.

Os Canucks são adeptos da marcação-pressão, com movimentos em alta intensidade para chegar ao último terço em velocidade. Contudo, no 1º tempo, os anfitriões não conseguiram encaixar sua filosofia, e só conseguiram causar perigo através das jogadas de bola parada.

Liam Millar e Khuliso Mudau durante Árica do Sul x Canadá (Foto: Imago/Action Plus)
Liam Millar e Khuliso Mudau durante Árica do Sul x Canadá (Foto: Imago/Action Plus)

A melhor chance antes do intervalo foi da seleção canadense, com uma finalização à queima-roupa proveniente de escanteio, tirada em cima da linha. Os sul-africanos sofreram com a marcação frouxa de seu lado direito, cujo setor foi o mais explorado pelo rival.

Já na etapa final, os Bafana Bafana dominaram a posse de bola, mas sem tanta agressividade quando passava do meio-campo. Graças às rápidas transições ofensivas, os Canucks conseguiram escapadas para chutar em ótimas condições, porém, o pouco capricho na conclusão cobrou seu preço.

Com o passar do tempo e o zero mantido no placar, ambas as equipes demonstraram um nervosismo comum para quem vivia uma situação inédita no Mundial. Como consequência, canadenses e sul-africanos passaram a errar constantemente nos minutos finais, com a bola queimando nos pés.

E quando parecia que tudo seria decidido na prorrogação, Eustáquio apareceu. Após a defesa dos Bafana Bafana, que vinha absoluta até então, afastar um cruzamento, o camisa 7 dos Canucks dominou na intermediária e bateu firme no canto inferior direito, indefensável para o goleiro.

Agora, o Canadá espera o vencedor entre Países Baixos x Marrocos, nesta segunda-feira (29), às 22h (horário de Brasília), no Estadio BBVA, em Monterrey, no México, para conhecer seu próximo rival. O duelo das oitavas de final será realizado no sábado (4), às 14h, no NRG Stadium, em Houton, nos EUA.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo