Copa do Mundo

A Puma anda querendo inovar em suas camisas, e isso não é boa coisa – basta ver os modelos reservas para a Copa

Pela segunda temporada consecutiva, a Puma perde a mão na tentativa de inovar e cria a camisa "pop-up"

A Puma revoltou torcedores de diferentes clubes e seleções na última temporada, quando lançou um modelo de camisa reserva sem o distintivo das equipes. A marca parecia mais chamativa que o nome do clube estampado no peito, como se fosse um patrocínio. E as reações negativas se repetem nesta segunda-feira, quando a companhia alemã apresentou os uniformes reservas das suas seis seleções patrocinadas que disputarão a Copa do Mundo. É o modelo “pop-up”, em que o número fica dentro de uma caixinha, mas sem o “x” pra fechar a propaganda indesejada. De novo, o escudo e a bandeira são menos relevantes que o felino da marca.

Dos seis modelos lançados, o mais sutil é o de Marrocos. A caixinha mais parece uma marca d'água, o que dá mais ênfase aos detalhes nas mangas e nas golas, bem como à faixa central. De qualquer maneira, o escudo da federação parece comprimido entre o número e a marca da Puma. Nas outras cinco equipes, os detalhes são mais agressivos. Parecem mais camisetas piratas. Gana e Senegal têm cores mais chamativas para o “pop-up”, mas nada que torne o branco de Uruguai, Suíça ou Sérvia mais discreto.

Ainda tem o bônus da Itália, que nem vai para a Copa e ganhou seu “pop-up”:

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
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