Brasil

Vocês mandaram e nós mostramos algumas propostas de calendário para o futebol brasileiro

O Tema da Semana já se tornou um dos espaços mais importantes da pauta da Trivela. É a nossa oportunidade de mostrar um tema com profundidade, e o retorno que recebemos dos leitores é dos melhores. Por isso, decidimos fazer um especial escrito por vocês leitores. E que tema que a turma mais gosta de discutir, cornetar e palpitar do que o calendário do futebol brasileiro?

Vamos publicar quatro versões de calendários durante a semana. Não são necessariamente as quatro melhores, mas as que apresentem realidades diferentes, mesmo que algumas sejam malucas ou tenham conteúdo com os quais não concordamos. Tudo para enriquecer o debate, e criar situações diferentes.

Bem, vamos ver como vocês se saíram. E dê uma polida na corneta, pois é hora de fazer ela soar.

Mandaram suas versões os leitores Adriano Fernandes, Alexandre Rocha, Allan Jones, André Willian, Bernardo Bethonico Martins, Café Lima, Danilo Alves, Darlan Braga, David Souza, Diego Bertholdo, Edgard Alan, Edson Santo Rossieri Junior, Elcio Mendonça, Everson Veiga, Fabiano da Silva Dias, Felipe Godinho, Fernando Luiz, Francisco Cabral, Guilherme Meneses, Guilherme Ruchaud, Gustavo do Nascimento Caetano, Gustavo Souza, Heitor Braz Borges, Jean Grassi, José Gabriel Leiva Dalsin, Leonardo Dias, Leonardo Nunes Chaves, Luís Felipe dos Santos, Miguel Fornari, Moisés Dias, Osmar Júnior, Paulo Torres, Pedro Miranda, Rafael Máximo, Ramon Rios, Ricardo Leite e Souza, Robson Keeper, Rodrigo Meireles, Roniel Iunckovski, Victor Correia, Wagner Marques Junior e Wilker Bento. Agradecemos a todos pela dedicação.

Segunda: a versão do Bom Senso FC, com os nossos pitacos

Bem, não é exatamente a versão 100% Trivela, até porque dentro da equipe há opiniões divergentes sobre algumas coisas. Mas pegamos a proposta de calendário que julgamos a melhor até agora (a do Bom Senso FC) e comentamos os principais pontos.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Terça: como adaptar o calendário brasileiro ao europeu, por Élcio Mendonça

Haveria um choque cultural, mas ajudaria a encaixar as competições nacionais às internacionais, além de facilitar o intercâmbio entre clubes brasileiros e europeus.

Quarta: o que poderia ser feito se tirássemos os estaduais, por Fabiano da Silva Dias

É uma ideia polêmica, pois romperia com uma das maiores tradições do futebol brasileiro. Mas, se os grandes se concentrassem apenas em torneios nacionais e internacionais, daria para acomodar tudo tranquilamente.

Quinta: Como reforçar os estaduais sem prejudicar o Brasileiro? Por Luis Felipe dos Santos

Um calendário que pretende fortalecer os estaduais. Tudo bem, a ideia não é a mais popular, e o responsável até a define como “demente”. Bem, para quem pretende acomodar os torneios já existentes e ainda manter ou recriar os regionais, aí está uma opção.

Sexta: Brasileirão estilo NFL e NBA? Sim, teve leitor que propôs isso para nós

O Brasil é muito grande, não dá para fazer campeonato nacional com tamanho de país europeu. O negócio é olhar para um país de dimensões semelhantes, como os Estados Unidos. Só assim para distribuir jogos por todo o território. Se você está entre os que pensam nisso, e acham que seria legal pegar uma inspiração nas ligas norte-americanas, Jean Thiago Grassi apareceu para ajudá-lo.

Foto de Ubiratan Leal

Ubiratan Leal

Ubiratan Leal formou-se em jornalismo na PUC-SP. Está na Trivela desde 2005, passando por reportagem e edição em site e revista, pelas colunas de América Latina, Espanha, Brasil e Inglaterra. Atualmente, comenta futebol e beisebol na ESPN e é comandante-em-chefe do site Balipodo.com.br. Cria teorias complexas para tudo (até como ajeitar a feijoada no prato) é mais que lazer, é quase obsessão. Azar dos outros, que precisam aguentar e, agora, dos leitores da Trivela, que terão de lê-las.
Botão Voltar ao topo