[Vídeo] O Fla 3×3 Flu de 136 mil torcedores transformado em arte pelo Canal 100
O Canal 100 ajudou a criar algumas gerações de apaixonados por futebol. Em tempos nos quais o cinema também era lugar de se informar, o cinejornal recontava as principais partidas da semana. As imagens espetaculares e o texto impecável transformavam os jogos em epopeias, melhores do que a maioria dos filmes em cartaz. Após se incorporarem na multidão da arquibancada lotada, os torcedores reviviam as suas emoções em frente da telona.
>>> O discurso de Luxa dá a deixa para as torcidas fazerem um Fla-Flu histórico
>>> O jogo que eternizou o tamanho do Fla-Flu: 194 mil no Maracanã
>>> Como o profissionalismo ajudou a tornar o Fla-Flu tão grandioso
Os clássicos do Campeonato Carioca, sobretudo, se eternizaram através do Canal 100. O Maracanã abarrotado era o cenário perfeito para os curtas dignos de Hollywood. E o Fla-Flu, em tempos nos quais superava os 100 mil espectadores com facilidade, ganhava ainda mais charme nas narrativas épicas do cinejornal.
O Flamengo x Fluminense de outubro de 1964 representa bem a aura que o jogo ganhava graças ao Canal 100. Por mais que os rivais disputassem a liderança, o clássico de 52 anos atrás é um mero encontro pelo segundo turno do Campeonato Carioca, sem muita representatividade histórica. No entanto, basta assistir ao relato da partida para se envolver com a grandeza de um Fla-Flu qualquer. As circunstâncias ajudaram: o placar apontou três gols para cada lado, enquanto 136 mil torcedores lotaram o Maracanã, no nono maior público da história do dérbi. E o cinejornal torna aquele jogo m evento único, entre o brio em campo e a vibração nas arquibancadas. O futebol no mais puro estado de arte.
* A foto que abre o post não é do Fla-Flu de 1964, mas de Brasil x Paraguai em 1969. Serve mais para ilustrar como era o Maracanã lotado na época