[Vídeo] Fla e Flu protestam antes do clássico e Fred diz: “O Carioca tem que acabar”
Não ia ficar barato. Diante da queda de braço entre os dois clubes e a Ferj, além da punição a Vanderlei Luxemburgo por criticar os dirigentes cariocas, o Fla-Flu se tornou o palco ideal para um protesto. Durante os últimos dias, surgiram as hipóteses do que poderia ser realizado pelos jogadores durante a entrada de campo. O que, de fato, aconteceu neste domingo no Maracanã: rubro-negros e tricolores se uniram, intercalados, para tapar a boca e deixar clara a mensagem aos chefões do futebol carioca. Além disso, as camisas traziam uma tarja preta perto dos escudos. E as manifestações seguiram nas arquibancadas, sobretudo entre os flamenguistas, repetindo o gesto de Luxa.
>>> O discurso de Luxa dá a deixa para as torcidas fazerem um Fla-Flu histórico
A briga não terminará tão cedo, diante das ameaças dos presidentes de Flamengo e Fluminense romperem com a Ferj para criar a própria liga. Obviamente, os dois clubes agem em prol do próprio interesse, motivados em especial pela divisão de lucros do Maracanã. Mas a questão é muito mais ampla. E pode resultar em um debate mais profundo sobre o Campeonato Carioca, em problemas que afetam todo o restante dos estaduais: calendários que prejudicam os grandes, tornam os pequenos refém e rendem lucros apenas às federações. Uma discussão arrastada e prorrogada, que ganha um novo capítulo (um novo rumo, quem sabe?) com o protesto deste domingo.
Os créditos do vídeo são do excelente Fim de Jogo:
Atualizado às 19h25
Aos 28 minutos do primeiro tempo, Fred foi expulso de maneira contestável, por simular falta fora da área. Na saída de campo, com a cabeça quente, afirmou que o Campeonato Carioca precisa acabar e defendeu a volta dos regionais. Os Vines abaixo foram disponibilizados por Dividida FC e Plantão do Futebol: