Brasil

Inspirado em passado vitorioso, Vasco lança nova camisa para a temporada de 2024

Nova camisa do Vasco é inspirada nos uniformes do fim dos anos 1990 e estreia terá ação por acessibilidade em parceria com a AACD

De olho no passado de glórias, o Vasco lançou a sua nova camisa inspirada em uma das épocas mais vitoriosas da história do clube. Nesta quinta-feira, o Cruz-Maltino apresentou o seu segundo uniforme para 204, com homenagens aos mantos dos final dos anos 1990. No entanto, a principal inspiração é a camisa de 2000, quando o clube viveu a “virada do século”.

Os detalhes como a gola, as estrelas acima da cruz e a linha vermelha que acompanha toda a tradicional faixa transversal do uniforme foram inspiradas no uniforme de 1999/2000. A camisa ainda tem uma textura que reproduz o tecido “quadriculado” do uniforme daquele ano.

A camisa, branca e com a faixa transversal preta, é o segundo uniforme do Vasco para 2024. Apesar de muitos fazerem confusão, o uniforme principal do Cruz-Maltino é o preto com a faixa transversal branca.

Outro detalhe da camisa, feita pela Kappa, fornecedora de material esportivo do clube, é que a “cruz de malta” é bordada, atendendo um pedido antigo dos torcedores do Vasco. Agora, todos os uniformes vendidos nas lojas oficiais do Vasco terão a cruz bordada. A nova camisa do Vasco estará à venda na Vasco Store e em todas as lojas Gigante da Colina a partida desta quinta-feira (25).

Novo uniforme do Vasco foi tem detalhes na gola e traz de volta as estrelas acima da cruz (Foto: Alessandra Lima | Movedby)

Títulos conquistados pelo Vasco no fim dos anos 1990

Entre 1997 e 2000, o Vasco viveu um dos períodos mais vitoriosos de sua história e que inspirou a nova camisa do clube. Com nomes como Romário, Edmundo, Juninho Pernambucano, Pedrinho, Felipe, Mauro Galvão, Luizão, Donizete e companhia ao longo destes anos, o Cruz-Maltino conquistou os seguintes títulos.

  • Copa Libertadores (1998)
  • Campeonato Brasileiro (1997 e 2000)
  • Copa Mercosul (2000)
  • Torneio Rio-São Paulo (1999)
  • Campeonato Carioca (1998)

A principal inspiração para a nova camisa foi o uniforme de 1999/2000, quando o clube conquistou a Copa Mercosul, com a “virada histórica” contra o Palmeiras, no Parque Antártica. Depois de uma vitória para cada time, os clubes fizeram um “desempate”, em São Paulo, no dia 20 de dezembro. O Palmeiras saiu vencendo por 3 a 0, mas, no segundo tempo, o Cruz-Maltino foi comandado por Romário, que marcou três vezes, além de Juninho Paulista, e conseguiu a virada por 4 a 3, para ficar com o título.

Vasco vai estrear a camisa nesta quinta-feira

Recém-lançada, a nova camisa já será utilizada pelo time nesta quinta-feira (25). O clube vai estrear o novo uniforme na partida contra o Madureira, às 21h30 (horário de Brasília), em São Januário, pelo Campeonato Carioca. O jogo é válido pela terceira rodada da Taça Guanabara.

A partida desta noite também vai marcar a estreia do time principal do Vasco em jogos oficiais na temporada. Nos dois primeiros jogos do Carioca, o Vasco usou um time alternativo, enquanto os titulares faziam a pré-temporada no Uruguai, com direito a dois amistosos, com vitórias sobre o San Lorenzo, da Argentina, e sobre o Deportivo Maldonado, do Uruguai.

Camisa da estreia terá ação por acessibilidade

Na noite desta quinta-feira, as novas camisas do Vasco ainda terão a logo da AACD, instituição referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física. A marca ficará no lado oposto a “cruz de malta”. O “patrocínio” faz parte de uma ação do clube com a instituição. As camisas dos 11 titulares que entrarem em campo contra o Madureira serão leiloadas, em parceria com a “Play for a Cause”, e os valores serão destinados a AACD.

Além disso, o Vasco também vai iniciar um processo de implementação de melhorias de acessibilidade em São Januário.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo