Brasil

Agora é com os titulares: time principal do Vasco estreia no Carioca, nesta quinta, contra o Madureira

Depois da pré-temporada no Uruguai, enquanto um time alternativo disputava as primeiras rodadas do Carioca, os titulares do Vasco, enfim, entram em campo pelo Estadual, nesta quinta, em São Januário

Depois de uma pré-temporada estendida no Uruguai, o time principal do Vasco, enfim, vai estrear no Campeonato Carioca. Nesta quinta-feira (25), o Cruz-Maltino enfrenta o Madureira, às 21h30 (horário de Brasília), em São Januário, pela terceira rodada da Taça Guanabara. E, pela primeira vez, com os titulares, sob o comando do técnico Ramón Diaz. Será o primeiro jogo oficial de Payet, Vegetti e companhia em 2024.

De olho nas competições desta temporada, o Vasco dividiu o elenco em dois grupos. O principal, com o técnico Ramón Diaz, ficou duas semanas realizando a pré-temporada em um resort em Punta del Este, no Uruguai. Enquanto isso, o outro grupo, formado com reservas, jogadores com pouco espaço com Ramón, e muitos garotos da base, ficou no Rio de Janeiro para as primeiras rodadas do Campeonato Carioca.

No país vizinho, o elenco do Vasco disputou dois amistosos internacionais e conseguiu duas vitórias por 1 a 0 sobre San Lorenzo, da Argentina, e o Deportivo Maldonado, do próprio Uruguai. No Rio de Janeiro, o “Expressinho” venceu o Boavista na primeira rodada da Taça Guanabara e empatou com o Sampaio Corrêa no último domingo. O grupo principal voltou para o Rio na última segunda-feira e já passará a ser utilizado no Carioca nesta quinta (25), contra o Madureira, em São Januário.

Dessa forma, esta será a primeira oportunidade do torcedor do Vasco ver, pessoalmente, o time comandado por Ramón Diaz e os reforços contratados para 2024: o zagueiro João Victor, o zagueiro/lateral-direito Robert Rojas e o atacante David. Os três já estão regularizados e podem atuar pelo clube. Além disso, alguns jogadores que participaram dos dois primeiros jogos da Taça Guanabara também podem ser relacionados para o duelo desta quinta.

Payet é uma das atrações do Vasco, em São Januário, nesta quinta-feira (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Opções de Ramón Diaz para a estreia do time principal no Carioca

Durante os amistosos no Uruguai, Ramón Diaz testou diferentes formações do time e diversos esquemas táticos. Muitas vezes, mudando o posicionamento do time durante os jogos. No primeiro duelo, contra o San Lorenzo, o Vasco entrou em campo com o tradicional 4-3-3, muito utilizado pelo técnico no returno do Campeonato Brasileiro de 2023. Dessa vez, no entanto, com Rojas como titular da lateral-direita, e com Payet no banco, mantendo o trio do meio com Zé Gabriel, Paulinho e Praxedes.

Na segunda etapa deste primeiro amistoso, Ramón Diaz já mudou o esquema para um time com três zagueiros, com Maicon e Léo ao lado de Medel. Além disso, Payet entrou aberto pela esquerda e teve atuação razoável, inclusive participando da jogada do gol de Léo.

Contra o Deportivo Maldonado, Ramón Diaz manteve o esquema com três zagueiros, mas com João Victor como titular. Além disso, dessa vez Payet atuou mais centralizado no meio, deixando David e Vegetti no ataque. E, na segunda etapa deste jogo, tirou Medel e colocou Praxedes no meio, mudando o esquema para o 4-4-2.

Carioca pode dar moral para o restante de 2024

Com os quatro pontos conquistados pelo “Expressinho” neste começo de Carioca, o Vasco é o quarto colocado da Taça Guanabara. Agora com o time principal, o Cruz-Maltino deve focar no Estadual neste começo de temporada. Afinal, o clube só disputa o Carioca, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro neste ano. A primeira fase da Copa do Brasil só será disputada no fim de fevereiro.

Além disso, o Carioca é um título mais “acessível” e que pode dar moral para o Vasco para o restante do ano. Dos quatro grandes do Rio de Janeiro, o Cruz-Maltino é o clube que há mais tempo não conquista o Estadual. A última taça do Carioca levantada pelo Vasco foi em 2016.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo