Brasil

Vasco vai ficar quase um mês sem jogar — e tem muito o que corrigir até o Brasileiro

Após a eliminação para o Nova Iguaçu, o Vasco vai ficar 27 dias sem jogar até a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, no meio de abril

O Vasco deu adeus ao Campeonato Carioca, no último domingo (17), ao perder para o Nova Iguaçu, no Maracanã. Mas, se por um lado a eliminação na semifinal do Estadual foi ruim e, principalmente, decepcionante pelas atuações do clube nas partidas contra o time da Baixada Fluminense, o Cruz-Maltino ao menos, agora, terá um período para se preparar para a sequência do ano. O tempo é tão grande que pode ser considerado praticamente uma nova “pré-temporada”.

Eliminado do Carioca, o Vasco só volta a atuar no Campeonato Brasileiro, que começa no dia 13 de abril. O Cruz-Maltino vai receber o Grêmio, em São Januário, na primeira rodada, em dia e horário a serem definidos. Assim, serão ao menos 27 dias sem jogos oficiais do Vasco até o primeiro jogo do Brasileirão.

A Copa do Brasil, outra competição que o Vasco tem até o fim de 2024, ainda terá os confrontos da terceira fase sorteados, mas a competição só volta a ser disputada no começo de maio. Dessa forma, o próximo jogo oficial do Vasco é mesmo contra o Grêmio, em São Januário, pelo Brasileirão.

Até lá, o técnico Ramón Diaz vai ter tempo de sobra para trabalhar alguns aspectos do time, corrigir erros e entrosar ainda mais a equipe titular do Vasco. A expectativa é de que, nesse período, o clube faça uma espécia de “inter-temporada”, entre março e abril, com jogos-treino e amistosos. No entanto, ainda não há definição sobre a programação do Cruz-Maltino para este período sem jogos oficiais.

Vasco tem muito o que corrigir para o Brasileiro

E não são poucos os erros a corrigir. Nas últimas três partidas, contra o Água Santa, pela Copa do Brasil, e nos dois duelos com o Nova Iguaçu, pela semifinal do Carioca, o Vasco teve algumas de suas piores atuações sob o comando de Ramón Diaz. Inoperante no ataque, o Cruz-Maltino mostrou fragilidade na marcação no meio e na defesa. Não à toa, contra o Água Santa e no primeiro jogo com o Nova Iguaçu, o Vasco cedeu quase 40 finalizações aos times adversários. Além disso, o antes elogiado sistema defensivo do time de Ramón Diaz sofreu cinco gols nestes últimos três jogos, e o números só não são piores pela ótima fase do goleiro Léo Jardim.

No último domingo, no segundo jogo com o Nova Iguaçu, o Vasco teve alguma melhora no sistema defensivo, mas ainda pecou pela falta de criatividade no meio. O Cruz-Maltino precisava da vitória, enquanto para o Nova Iguaçu bastava o empate. Mas o que se viu em campo foi um time do Vasco confuso, com dificuldade para concluir as jogadas e finalizar na direção do gol adversário. O time de Ramón Diaz, inclusive, ficou abaixo da equipe da Baixada Fluminense durante boa parte do confronto e não conseguiu ser eficiente quando precisava da vitória.

Como de costume, Ramón Diaz testou diferentes esquemas táticos nos últimos jogos, mas nem isso foi suficiente para garantir a classificação do Vasco. A entrada de Praxedes neste domingo, por exemplo, pouco ou nada acrescentou ao time – e o garoto ainda deixou o gramado sob vaias e xingamentos. O time segue muito dependente da criatividade de Payet e das jogadas de bola parada do francês. Foi assim que o Cruz-Maltino marcou os seus últimos dois gols. Ambos de Lucas Piton, que tem aparecido bem na área adversária.

Ramón Diaz fala sobre elenco para sequência da temporada

Com essa eliminação na semifinal do Carioca, o técnico Ramón Diaz foi questionado se sobre a força do elenco para a sequência da temporada. Para ele, é a oportunidade dos jogadores mostrarem como estão evoluindo.

– Sim, nós vamos crescendo. Chegamos e estávamos com muitas dificuldades. E vai crescendo. O time, o clube, a torcida. Queríamos jogar a final, queríamos jogar com o Flamengo. O futebol tem essas coisas. Eles estavam muito organizados. E não pudemos chegar nem pela esquerda e nem pela direita e isso nos custou. Temos que seguir trabalhando. O clube está bem encaminhado para seguir crescendo com todos juntos. Que sirva de experiência para seguirmos crescendo – disse Ramón Diaz.

Vasco vai poder se reforçar

Apesar da principal janela deste começo de temporada já ter fechado, o Vasco ainda pode buscar reforços para a sequência da temporada. Até o dia 19 de abril, os clubes das Séries A e B podem procurar jogadores em outros clubes do país, que estavam envolvidos na disputa dos Estaduais. Assim, o Cruz-Maltino pode ter reforços do mercado nacional. E Ramón Diaz, mais uma vez, ressaltou a necessidade do clube se reforçar para a sequência da temporada.

– Pedimos ao clube um volante. Acredito que com o tempo vamos poder tê-lo. Falamos com o clube. Existe o jogador que quero. E vão ver o que podem fazer – finalizou Ramón Diaz.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo