Brasil

Sem o transfer ban da FIFA, quando o Santos regularizará as situações de Gabriel Brazão e Jorge?

O Santos foi comunicado pela FIFA sobre a queda do transfer ban no início da tarde desta segunda-feira (26)

Depois de quase um mês de negociações, o Santos colocou fim na dívida com o técnico Fabián Bustos. Na última sexta-feira (23), o Peixe, incluindo cerca de R$ 700 mil em impostos por se tratar de uma transferência internacional, depositou R$ 4,7 milhões na conta bancária do treinador aberta no Equador, e nesta segunda-feira (26) recebeu o comunicado da FIFA que o transfer ban por conta da dívida havia sido revogado. A partir de agora, o Alvinegro está autorizado a registrar novos jogadores. E essa é a dúvida da torcida. Quando o goleiro Gabriel Brazão e o lateral-esquerdo Jorge poderão ser inscritos no Campeonato Paulista?

De acordo com o apurado pela Trivela, o registro da dupla pode ser feito já a partir desta segunda-feira no Boletim de Informações Diárias (BID) da CBF e, posteriormente, na Federação Paulista de Futebol (FPF). E o Santos já iniciou todo o processo para colocá-los à disposição do técnico Fábio Carille. Apesar disso, os dois só poderão atuar a partir das quartas de final do Estadual, fase para a qual o Santos já está classificado.

Trâmites burocráticos para inscrição

Por se tratar de uma negociação por empréstimo entre dois clubes brasileiros (Santos e Palmeiras), a inscrição de Jorge deve ser feita com mais rapidez. A regularização de Brazão, por sua vez, tende a demorar um pouco mais por representar uma transferência internacional e definitiva.

A inscrição do goleiro depende de trâmites burocráticos que envolvem a Federazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC), a FIFA, a Internazionale e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em razão do transfer ban, por exemplo, a entidade máxima do futebol bloqueia o envio de todos os documentos do atleta ao clube punido.

Nada disso, porém, é visto como preocupação pela cúpula alvinegra para a fase eliminatória do Paulistão, tampouco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Por que Jorge não foi inscrito no Paulista?

Contratado por empréstimo do Palmeiras, o lateral-esquerdo Jorge se apresentou ao Santos junto com a maior parte do elenco, em 6 de janeiro. Porém, diferentemente das outras contratações, o jogador não foi inscrito porque o Santos precisou renegociar as bases do contrato com o Alviverde.

Jorge segue em tratamento com os médicos do Santos e, por isso, a diretoria alvinegra entrou em contato com a direção alviverde pedindo a revisão do acordo.

Jorge poderá ser inscrito no Paulista
Perto de ficar à disposição do técnico Fábio Carille, Jorge será inscrito no Paulistão com o fim do transfer ban (Flickr/SantosFC)

A solicitação santista foi de que o Palmeiras arcasse com 100% dos salários do atleta até que o mesmo seja liberado para jogar. Fora dos planos do técnico Abel Ferreira, os dirigentes palmeirenses aceitaram tal condição para não perder o negócio e receber Jorge de volta.

Santos só irá pagar salários de Jorge após recuperação

Assim que o lateral-esquerdo voltar a jogar, o Santos irá arcar com aproximadamente 30% dos vencimentos mensais de Jorge até o final do empréstimo.

Diante de tal renegociação e do tratamento no joelho, o Santos demorou para inscrevê-lo. Quando entrou em acordo com o Palmeiras, o Peixe foi notificado pela FIFA sobre o transfer ban encerrado nesta segunda-feira.

Gabriel Brazão chegou na semana da punição

Comprado da Internazionale, da Itália, por um valor simbólico, o goleiro Gabriel Brazão chegou ao Santos praticamente junto com o transfer ban. Na semana que o goleiro iniciou os treinamentos no CT Rei Pelé, o Peixe ficou proibido de fazer novos registros de atletas.

Diante disso, Brazão, contratado a pedido do técnico Fábio Carille, segue treinando com os demais companheiros, mas ainda sem saber quando poderá ser relacionado para os compromissos do Santos.

Santos vai ao mercado em busca de reforços?

Após a vitória de 2 a 1 sobre o São Bernardo, no MorumBIS, neste domingo (25), o presidente Marcelo Teixeira não descartou buscar novas contratações no mercado para o próprio Paulistão ou para a Série B.

– Só de fazer as inscrições que estão pendentes já é um avanço. Estamos acompanhando o mercado, conversamos sobre isso. Temos algumas opções. Se for possível para as quartas de final…O Santos está com um elenco forte e competitivo. Lógico que o Paulista é um bom laboratório, de excelente nível para testar o que está acontecendo. Agora é avaliar o mercado. Vamos acompanhando e vendo o que podemos corrigir. Tem os mais jovens também que foram bem na viagem. Temos que avaliar a base também – disse o mandatário.

Caso viabilize a chegada de novos jogadores, o Peixe terá até o próximo dia 15 de março para inscrevê-lo no Estadual.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo