Ainda com dúvidas no ‘time-base’, Botafogo encara o Nova Iguaçu, no Gama, pelo Carioca
Já apostando na repetição do time titular, o técnico Tiago Nunes ainda tem problemas para resolver na equipe e pode fazer mais teste contra o Nova Iguaçu, nesta sábado, no Gama, pelo Campeonato Carioca

Ainda em fase de testes, o Botafogo inicia o decisivo mês de fevereiro enfrentando o Nova Iguaçu, neste sábado (3), no Estádio Bezerrão, no Gama, pelo Campeonato Carioca. A bola rola às 16h (horário de Brasília), em partida válida pela sexta rodada da Taça Guanabara. Depois dos titulares do Glorioso ficaram no empate com a Portuguesa, na última terça-feira, em pleno Nilton Santos, é provável que o técnico Tiago Nunes teste novas mudanças na equipe nesta tarde, já de olho no clássico com o Flamengo, na próxima semana, e, principalmente, nos duelos eliminatórias da Copa Libertadores no fim do mês.
Em recente entrevista, o técnico Tiago Nunes explicou que já tinha em mente o “time-base” do Botafogo para este começo de temporadas e que iria começar a dar sequência a esta equipe, em busca de um maior entrosamento entre os jogadores. Para o treinador, a base do time titular deve ter entre sete ou oito jogadores, com os demais podendo ser modificados de acordo com as necessidades físicas dos jogadores ou por questões de adaptação ao adversário.
Assim, o duelo com a Portuguesa já indicou algumas preferências de Tiago Nunes, que também vem testando mudanças táticas do time, até mesmo durante as partidas. Na última terça-feira, por exemplo, em alguns momento o meia Tchê Tchê foi improvisado na lateral-direita, enquanto Danilo Barbosa atuava mais a frente, no meio. Assim, Victor Sá e, depois, Júnior Santos teriam mais liberdade para atacar por aquele lado.
Mais um treino concluído! ☑️??
Sábado o Glorioso retorna a campo para enfrentar o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca!?⚽️ #VamosBOTAFOGO
? Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/r8WodaXy5m
— Botafogo F.R. (@Botafogo) February 1, 2024
E Tiago Santos defende fortemente esta possibilidade de mudanças durante as partidas e a improvisação de jogadores. Ele já deixou claro que gosta de atletas que façam mais de uma função em campo e está aproveitando este começo de temporada para testar estas situações de jogo.
– A gente cria uma equipe para ter ferramentas suficientes para alternar dentro dos jogos ou jogo a jogo. É mais complexo jogar com uma linha de cinco, são mais difíceis os mecanismos de cobertura. Mas a gente trabalha de forma pedagógica. A gente iniciou com uma linha de cinco que foi base para este sistema de agora. O que a gente precisa é jogar – disse Tiago Nunes.
– Está todo mundo se desenvolvendo para que a gente possa chegar mais preparados nos momentos importantes – completou o treinador do Botafogo.
Titulares ficaram devendo contra a Portuguesa
Mas o resultado e, principalmente, a atuação dos titulares contra a Portuguesa não foi satisfatória, apesar dos elogios de Tiago Nunes em relação ao números de chances criadas. E não foi a primeira vez em que isso aconteceu. Na semana anterior, também com a equipe principal, o Glorioso foi derrotado pelo Boavista. Em compensação o Glorioso ganhou os dois jogos que fez com o time reserva neste começo do Carioca, sobre Bangu e Sampaio Corrêa.
Agora, exista a possibilidade de alguns jogadores do time titular serem poupados. Depois do empate com a Portuguesa, Tiago Nunes revelou que Tiquinho Soares, que marcou o gol do Botafogo na partida – o seu primeiro com a camisa alvinegra -, foi um dos atletas que pediram para ser substituído por cansaço. Além disso, o lateral-esquerdo Marçal também foi substituído, mas por dores na panturrilha. Assim, o treinador deve aproveitar mais uma vez para rodar alguns jogadores, que também podem descansar de olho no clássico de quarta-feira, contra o Flamengo, no primeiro grande teste do Botafogo nesta temporada.
Além de servir como mais uma teste de olho na sequência da temporada, o Botafogo pode voltar, ao menos momentaneamente a encostas na liderança da Taça Guanabara. Atualmente, o clube é o vice-líder, com 10 pontos, enquanto o Fluminense tem 13. O Glorioso pode até dormir líder, se vencer por quatro gols de diferença.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Botafogo entra na rota do ‘Carioca itinerante'
Neste sábado, o Botafogo vai mandar o seu jogo no Estádio Bezerrão, em Gama, no Distrito Federal. A opção partiu do próprio Glorioso. Isso se deve ao show do cantor Zeca Pagodinho que irá acontecer no Nilton Santos, no domingo (4), às 16h (horário de Brasília)
Dessa forma, o Botafogo se junta a Flamengo e Vasco, que também tiveram jogos fora do Rio de Janeiro neste Carioca. No total, o Rubro-Negro vai fazer cinco jogos fora do Rio, enquanto o Cruz-Maltino fará quatro.
Confira o calendário do Botafogo em fevereiro
Calendário alvinegro na tela! Fevereiro tem Carioca e Libertadores para o Fogão! ?? #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/euyBRq46Ro
— Botafogo F.R. (@Botafogo) January 31, 2024