Thiago Carpini tem semana em que pode já fazer história pelo São Paulo ou enfrentar primeira turbulência
São Paulo tem pela frente clássicos com o Corinthians, pelo Paulistão, e Palmeiras, pela Supercopa do Brasil
Thiago Carpini ainda está longe de completar um mês sequer no comando do São Paulo, e ele tem a chance de fazer história pelo clube antes mesmo de alcançar esta marca. O treinador inicia uma semana de clássicos com o Corinthians, pelo Campeonato Paulista, e o Palmeiras, pela Supercopa do Brasil. No intervalo de seis dias, o técnico pode conquistar uma vitória inédita na Neo Química Arena e um primeiro título à frente do Tricolor, respectivamente.
Ao mesmo, dois duelos assim tão emblemáticos apresentam a Carpini um risco que é antagônico aos feitos históricos que estão a seu alcance. Em caso de tropeços nas duas partidas, ele sai de um ambiente que é de confiança total no início promissor do treinador de 39 anos para um primeiro momento de turbulência no cargo. O que não quer dizer que o técnico terá sua continuidade ameaçada.
Longe disso. Carpini só completará um mês como técnico do São Paulo no dia 11 de fevereiro. Em tão pouco tempo, as impressões que ele deixou até agora na diretoria e no elenco são apenas positivas. O treinador é elogiado por sua metodologia de trabalho e ideias de jogo executadas em campo. E ainda conseguiu rodar o elenco, dar oportunidades a quase todos os jogadores e mesmo assim conquistar resultados no Paulistão: são duas vitória e um empate após três rodadas.
Tudo isso pode tanto ser potencializado por bons resultados nesta semana, quanto ficar em segundo plano em caso de tropeços. Por isso, o planejamento do treinador foi de priorizar (com razão) os clássicos, mesmo sob o discurso de que o “jogo mais importante é sempre o próximo”. O São Paulo venceu a Portuguesa por 1 a 0 no último sábado (27) com time misto e muitos jogadores preservados para o Majestoso e depois para o Choque-Rei.
“O próximo jogo é o Corinthians. Depois do Corinthians a gente vai pensar no próximo jogo. Claro que tudo isso tem um peso diferente” (Thiago Carpini, sobre a semana decisiva)
Chance de quebrar um tabu de quase uma década
Carpini tem a primeira chance de fazer história pelo São Paulo já nesta terça-feira (30), às 19h30 (horário de Brasília), no Majestoso válido pela quarta rodada do Paulistão, em Itaquera. Ao pisar a área técnica do visitante na casa do rival, o treinador já levará consigo um histórico pesado que nem deveria recair sobre seus ombros – os ombros de um estreante em clássicos pelo clube. O treinador tem a missão de conduzir o Tricolor a sua primeira vitória sobre o Corinthians na história em duelos na Neo Química Arena.
Trata-se de um tabu que perdura por quase uma década – desde a inauguração do estádio, em 2014. Em 18 clássicos até agora, o São Paulo já bateu na trave algumas vezes. Mas nunca venceu o Corinthians em Itaquera. São 11 vitórias corintianas e sete empates.
– Não é um jogo qualquer contra o Corinthians, não é só um clássico. É a quebra de tabu, mas esse peso de quebrar tabu não é desse elenco. A Neoquímica, eu não sei quanto tempo ela tem, mas quantas equipes já passaram por lá, quantos jogos São Paulo já fez lá? Não era esse elenco, esse peso não é nosso, esse tabu não é nosso. Se nós tivermos a oportunidade, de fazer um grande jogo e conseguirmos isso… Fantástico. É um grupo que segue fazendo história como já foi desde 2023 – ressalta o treinador.
Corinthians x São Paulo na Neo Química Arena
- 18 jogos
- 11 vitórias do Corinthians
- 7 empates
- 0 vitórias do São Paulo
Carpini pode conquistar (mais um) título inédito para o clube
Cinco dias mais tarde, o treinador já volta à beira do campo para mais um clássico. Um clássico que vale mais um título inédito para a galeria de troféus do Tricolor. Atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo enfrenta o Palmeiras no próximo domingo (4), às 16h (horário de Brasília), no Mineirão, pela Supercopa do Brasil. A partida é o principal objetivo do clube no primeiro semestre.
A depender do resultado da semana, o Choque-Rei pode servir para consolidar de vez o trabalho do treinador, que tem a chance de ser o técnico mais novo nos últimos 30 anos a ser campeão pelo São Paulo. Ou para transformar o ambiente que hoje é de confiança total em seu trabalho em um misto de cobranças e pressão para os compromissos seguintes pelo Campeonato Paulista.
– É natural que se fale muito da decisão da Supercopa, mas isso não é um discurso meu aqui para não falar da decisão, é um discurso interno. É um grupo muito focado, muito comprometido, e a gente tem falado muito do jogo a jogo. A gente durante esses dias só falou da Portuguesa. Agora a gente só vai trabalhar em cima desse clássico fora de casa, depois desse clássico a gente pensa no próximo – garante o treinador.
Próximos jogos do São Paulo
- 4ª rodada – Corinthians x São Paulo – terça-feira (30), às 19h30 (horário de Brasília) – Neo Química Arena
- Supercopa do Brasil – Palmeiras x São Paulo – domingo (4), às 16h (horário de Brasília) – Mineirão
- 6ª rodada do Paulistão – São Paulo x Água Santa – quarta-feira (7), às 21h35 (horário de Brasília – MorumBIS