Brasil

Listamos mais gringos que, assim como Slimani, floparam feio no Brasil

Relembre alguns estrangeiros que, assim como Slimani, chegaram com altas expectativas ao Brasil, mas foram embora sem deixar saudades

O futebol brasileiro está acostumado a ver jogadores estrangeiros “floparem”. Islam Slimani, que rescindiu contrato com o Coritiba nesta quarta-feira (31), é só mais um dos casos de nomes badalados, considerados craques em seus clubes de formação ou em outros países, que têm passagem apagada em solo nacional.  

Pensando nisso, a Trivela entrou no túnel do tempo para relembrar alguns craques (ou quase isso) que passaram pelo Brasil sem deixar saudade. Relembre alguns deles abaixo. 

Álvaro Pereira

Emprestado pela Inter de Milão ao São Paulo, Álvaro Pereira chegou ao Tricolor em 2014, num elenco que tinha Ganso e companhia, com altas expectativas. No entanto, o lateral-esquerdo teve atuações ruins e perdeu a posição de titular para Carlinhos no ano seguinte. 

No fim daquela temporada, o uruguaio pediu a rescisão do contrato de três anos para se transferir ao Estudiantes, clube argentino que concordou em pagar a compensação financeira pela quebra do acordo. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Federico Mancuello

O meia Federico Mancuello despertou muito interesse nos clubes brasileiros pelas atuações no Independiente, da Argentina. Porém, desde que chegou no Brasil, em 2016, o meio-campista jogou por três temporadas e não conseguiu engrenar – ou se firmar – em nenhum time. Ele passou por Flamengo e Cruzeiro e não encheu os olhos de nenhuma das torcidas. 

Por conta disso, ao fim da temporada de 2018 decidiu que era hora de deixar o país e seguir para o futebol estrangeiro. Da equipe mineira, ele foi para o Toluca, do México, e depois retornou à Argentina. Atualmente, Mancuello veste a camisa do seu clube de formação, o Independiente. 

 Gol do Mancuello Nova Iguaçu x Flamengo - Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo

Miller Bolaños

Parece que faz 20 anos, mas Miller Bolaños passou pelo Grêmio há apenas seis. O meia-atacante equatoriano chegou ao Tricolor Gaúcho a peso de ouro. Na época, o empresário e investidor Celso Rigo emprestou R$ 20 milhões ao time brasileiro para cobrir o valor pedido pelo Emelec, do Equador, para liberar o jogador. 

Porém, todo investimento e toda a badalação não resultaram em muita coisa. No Grêmio, ele disputou 46 jogos e marcou 15 gols, foi campeão da Copa do Brasil, mas pediu para ser negociado seis meses depois por estar infeliz no Rio Grande do Sul. 

Um dos principais motivos que impulsionaram a rápida saída de Bolaños foi um boato, espalhado por WhatsApp, sobre sua orientação sexual. O rumor gerou uma onda de homofobia da torcida tricolor contra o atleta, que atingiu até a sua família. Logo depois disso, o jogador foi transferido para o Tijuana. 

Luis Advíncula

Conhecido pelo apelido de “Bolt” pela velocidade, Luis Advíncula teve uma passagem curtíssima e lamentável pela Ponte Preta, por empréstimo do Hoffenheim, em 2013. Indicado pelo então técnico da Macaca, Paulo César Carpegiani, o lateral-direito não se firmou no clube paulista e atuou em apenas seis partidas. 

Com a chegada de Jorginho, o peruano acabou dispensado ao lado de outros dois estrangeiros (Ramírez e Brian Sarmiento) após uma verdadeira “caça às bruxas” – ou melhor, caça aos bagres – promovida pelo professor.

Tempos depois, Jorginho explicou a saída do jogador por ser “fraco tecnicamente”, em entrevista à Fox Sports.

Arturo Vidal

Vidal foi contratado pelo Flamengo, em 2022, e chegou ao clube carioca cercado de expectativa após as vitoriosas passagens por Juventus, Bayern de Munique, Barcelona e pela seleção chilena. Não correspondeu.

Foram 51 jogos pelo Rubro-Negro, com apenas dois gols e três assistências. E, mesmo tendo sido campeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022, o chileno foi reserva da equipe em ambas as competições, ganhrando mais de R$ 5 milhões de salário. 

No ano passado, o atleta pediu a rescisão do contrato (apesar de ainda ter vínculo até dezembro) e se transferiu para o Athletico-PR. Logo após estrear pela equipe curitibana, o jogador deu uma declaração polêmica – provavelmente se referindo a Jorge Sampaoli, ex-técnico do Fla.

– Me sinto muito feliz de jogar. Sempre estive preparado, somente tive um treinador, um perdedor que não sabe apreciar os jogadores. Mas nada, ficou para trás. Agora estou feliz. Joguei agora e espero começar jogando nas próximas partidas e mostrar tudo o que fiz na minha carreira que é ganhar – afirmou Vidal, em entrevista à TNT.

Botão Voltar ao topo