Brasil

Elo com Corinthians, torcida pelo Flu e mais: Silvio Santos e sua relação com o futebol

Torcedor tricolor declarado, o maior apresentador da história da televisão brasileira acumulou histórias com o esporte mais popular do Brasil

A comunicação brasileira perdeu seu maior nome na madrugada deste sábado, 17 de agosto de 2024. Morreu, aos 93 anos, o apresentador Silvio Santos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há duas semanas.

— Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. — publicou o SBT, emissora que o comunicador fundou em 19 de agosto de 1981. Ou seja, o canal completará 43 anos na próxima segunda-feira (19).

Como o principal nome da TV brasileira, sempre dando alegria aos domingos no canal 4, Senor Abravanel (o nome de nascimento do apresentador) reuniu ao longo da carreira histórias com o futebol, as quais relembramos neste artigo da Trivela.

Apesar de pouco falado, Silvio Santos era torcedor do Fluminense

Nascido em 1930 no bairro da Lapa, centro da cidade do Rio de Janeiro, o pequeno Senor virou torcedor do Fluminense ao acompanhar o histórico time do fim dos anos 30 e início dos 40, campeão de quatro de cinco edições entre 1937 e 1941.

À época, a equipe contava com jogadores como Tim, Hércules, Romeu e outros, todos ídolos do garoto carioca que gostava de brincar com jogo de botão.

— ‘Silvio, desse jeito você não vai ser ninguém na vida. Só pensa em futebol.' Por ironia do destino, essa era a frase que Senor Abravanel, aos 12 anos, ouvia diariamente de sua professora de 5ª série, Maria Lourdes Bruce (…) Era comum ver o menino contar histórias para os alunos sobre a atuação dos times de futebol. Silvio é torcedor do Fluminense. — escreveu Arlindo Silva, autor da biografia “Fantástica História de Silvio Santos”.

Em 2019, durante uma visita de Neymar ao Programa Silvio Santos, o apresentador também falou daquele histórico Tricolor das Laranjeiras, uma das raras vezes em que revelou seu time publicamente.

— Você não jogou com o Tim e com o Hércules, né? Eles jogavam no Fluminense, para quem eu torcia quando eu acompanhava futebol. — disse Silvio ao Neymar pai.

O clube carioca publicou uma nota lamentando a partida e homenageando Abravanel, exaltando ser um “tricolor ilustre” e “um dos maiores comunicadores e empresários da história do país”.

A relação com o Corinthians, entre canções e parcerias comerciais

Impossível ser torcedor do Corinthians e não saber a marcante marchinha de carnaval “Coração Corinthiano“, com os versos “Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano”. Silvio Santos deu a voz a música e foi o responsável pela popularização. Também fez a canção “Samba do Corinthians”.

— Sempre irreverente, Silvio nunca escondeu sua paixão pelo Timão, ao criar o hit de carnaval: “Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano!”. — escreveu o Corinthians em nota neste sábado.

O apresentador e o clube paulista também tiveram uma relação muito próxima a partir de 2009, com o patrocínio da Tele Sena e do Banco Panamericano, ambas empresas de Abravanel.

Era um momento de transição do time que disputou a segunda divisão em 2008 para o que seria campeão da Copa do Brasil no ano da parceria com Ronaldo Fenômeno.

Inclusive, a Tele Sena voltou a patrocinar o clube entre 2023 e 2024, mas não replicou o mesmo sucesso de antes.

Silvio Santos e o marcante ‘Gol Show'

Exibido entre 1997 e 1998 e em 2002, o programa Gol Show marcou uma geração. A atração, algumas vezes apresentada por Silvio Santos, simulava disputas de pênaltis em troca de prêmios.

O programa esportivo de auditório tinha tanta moral que toda vez chamava um goleiro profissional para tentar impedir os gols de penalidades, contando uma vez com a participação do paraguaio José Luis Chilavert, além de algumas aparições de atletas de linha da época.

Hoje, a atração acontece dentro do Programa do Ratinho.

Genro de Alexandre Pato

Uma das filhas do apresentador, Rebeca Abravanel, é casada com o atacante Alexandre Pato, ex-São Paulo, Internacional e com passagem pela seleção brasileira.

Inclusive, em 2022, Silvio Santos foi a um jogo do Orlando City, então time do genro.

O atacante Alexandre Pato e o sogro, o apresentador Silvio Santos
O atacante Alexandre Pato e o sogro, o apresentador Silvio Santos (Foto: Reprodução)

Polêmica entre Vasco, Globo e SBT 2000

Sem participação de Silvio, uma história que une a emissora de Abravanel e o futebol é a final da Copa João Havelange de 2000 entre Vasco e São Caetano.

Como uma forma de irritar a Globo, que transmitia a decisão, pela cobertura da queda do alambrado de São Januário, o então vice-presidente de futebol do Cruz-Maltino, Eurico Miranda, decidiu que a camisa dos cariocas ostentaria o logo do SBT como um patrocínio master, sem o conhecimento da emissora do apresentador.

— O Eurico me mostrou a camisa e levei um susto. Ele não tinha me comunicado, e eu considerava que o Vasco não poderia jogar com ela, e falei para ele. Ele disse: ‘pode sim e vamos jogar. Está tudo acertado'. E falei: ‘Eurico, eu duvido que você tenha acertado algo com o SBT sobre essa camisa. Isso vai dar confusão. — disse Roberto Garófalo, ex-diretor de comunicação do Vasco.

Pelé como estratégia para bater a Globo nos anos 70

Antes do SBT, Silvio Santos já tinha fundado a emissora TVS, em 1976, que daria, anos depois, lugar ao canal que conhecemos hoje. Já um visionário, o apresentador usou Pelé para superar a eterna rival Globo na audiência.

Em 1º de outubro 1977, o canal transmitiu em parceria com a Rede Tupi a despedida do Rei no amistoso entre New York Cosmos e Santos e foi um verdadeiro sucesso, também exibindo o documentário “Pelé – Futebol Brasileiro nos Estados Unidos” para esquentar antes do jogo.

— Tivemos sucesso num sábado à tarde. E pela primeira batemos os 20 pontos de audiência, que foi um negócio maravilhoso. — afirmou o diretor do departamento comercial da TVS na época, Caio Vale, ao canal de Luciano Callegari, no YouTube.

Em 2010, mesmo sem os direitos da Copa do Mundo, o SBT contratou Pelé para comentar sobre as partidas durante telejornais e pequenas participações durante a programação.

As homenagens dos clubes brasileiros a Silvio Santos

A comunidade do futebol brasileiro se solidarizou com a partida de Senor. Além de Corinthians e Fluminense, praticamente todos os principais clubes do país homenagearam o apresentador com mensagens nas redes sociais.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou a partida de Silvio Santos e afirmou que todos os jogos deste final de semana terão 1 minuto de silêncio.

Veja algumas homenagens abaixo.

 

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo