Elo com Corinthians, torcida pelo Flu e mais: Silvio Santos e sua relação com o futebol
Torcedor tricolor declarado, o maior apresentador da história da televisão brasileira acumulou histórias com o esporte mais popular do Brasil
A comunicação brasileira perdeu seu maior nome na madrugada deste sábado, 17 de agosto de 2024. Morreu, aos 93 anos, o apresentador Silvio Santos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, há duas semanas.
— Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. — publicou o SBT, emissora que o comunicador fundou em 19 de agosto de 1981. Ou seja, o canal completará 43 anos na próxima segunda-feira (19).
Como o principal nome da TV brasileira, sempre dando alegria aos domingos no canal 4, Senor Abravanel (o nome de nascimento do apresentador) reuniu ao longo da carreira histórias com o futebol, as quais relembramos neste artigo da Trivela.
Apesar de pouco falado, Silvio Santos era torcedor do Fluminense
Nascido em 1930 no bairro da Lapa, centro da cidade do Rio de Janeiro, o pequeno Senor virou torcedor do Fluminense ao acompanhar o histórico time do fim dos anos 30 e início dos 40, campeão de quatro de cinco edições entre 1937 e 1941.
À época, a equipe contava com jogadores como Tim, Hércules, Romeu e outros, todos ídolos do garoto carioca que gostava de brincar com jogo de botão.
— ‘Silvio, desse jeito você não vai ser ninguém na vida. Só pensa em futebol.' Por ironia do destino, essa era a frase que Senor Abravanel, aos 12 anos, ouvia diariamente de sua professora de 5ª série, Maria Lourdes Bruce (…) Era comum ver o menino contar histórias para os alunos sobre a atuação dos times de futebol. Silvio é torcedor do Fluminense. — escreveu Arlindo Silva, autor da biografia “Fantástica História de Silvio Santos”.
O Fluminense FC lamenta profundamente a perda de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores e empresários da história do país. O apresentador faleceu neste sábado aos 93 anos, em São Paulo. O clube presta sua solidariedade aos amigos, familiares e aos inúmeros fãs e admiradores.… pic.twitter.com/Y4RCCdIymw
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) August 17, 2024
Em 2019, durante uma visita de Neymar ao Programa Silvio Santos, o apresentador também falou daquele histórico Tricolor das Laranjeiras, uma das raras vezes em que revelou seu time publicamente.
— Você não jogou com o Tim e com o Hércules, né? Eles jogavam no Fluminense, para quem eu torcia quando eu acompanhava futebol. — disse Silvio ao Neymar pai.
O clube carioca publicou uma nota lamentando a partida e homenageando Abravanel, exaltando ser um “tricolor ilustre” e “um dos maiores comunicadores e empresários da história do país”.
A relação com o Corinthians, entre canções e parcerias comerciais
Impossível ser torcedor do Corinthians e não saber a marcante marchinha de carnaval “Coração Corinthiano“, com os versos “Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano”. Silvio Santos deu a voz a música e foi o responsável pela popularização. Também fez a canção “Samba do Corinthians”.
— Sempre irreverente, Silvio nunca escondeu sua paixão pelo Timão, ao criar o hit de carnaval: “Doutor, eu não me engano, meu coração é corinthiano!”. — escreveu o Corinthians em nota neste sábado.
O apresentador e o clube paulista também tiveram uma relação muito próxima a partir de 2009, com o patrocínio da Tele Sena e do Banco Panamericano, ambas empresas de Abravanel.
Era um momento de transição do time que disputou a segunda divisão em 2008 para o que seria campeão da Copa do Brasil no ano da parceria com Ronaldo Fenômeno.
Inclusive, a Tele Sena voltou a patrocinar o clube entre 2023 e 2024, mas não replicou o mesmo sucesso de antes.
O Corinthians lamenta com pesar a morte de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos.
— Corinthians (@Corinthians) August 17, 2024
Um dos maiores apresentadores da história do Brasil, Silvio Santos comandou os domingos do SBT por muitas décadas. Sempre irreverente, Silvio nunca escondeu sua paixão pelo Timão.… pic.twitter.com/ru1Pgguv1S
Silvio Santos e o marcante ‘Gol Show'
Exibido entre 1997 e 1998 e em 2002, o programa Gol Show marcou uma geração. A atração, algumas vezes apresentada por Silvio Santos, simulava disputas de pênaltis em troca de prêmios.
O programa esportivo de auditório tinha tanta moral que toda vez chamava um goleiro profissional para tentar impedir os gols de penalidades, contando uma vez com a participação do paraguaio José Luis Chilavert, além de algumas aparições de atletas de linha da época.
Hoje, a atração acontece dentro do Programa do Ratinho.
Genro de Alexandre Pato
Uma das filhas do apresentador, Rebeca Abravanel, é casada com o atacante Alexandre Pato, ex-São Paulo, Internacional e com passagem pela seleção brasileira.
Inclusive, em 2022, Silvio Santos foi a um jogo do Orlando City, então time do genro.
Polêmica entre Vasco, Globo e SBT 2000
Sem participação de Silvio, uma história que une a emissora de Abravanel e o futebol é a final da Copa João Havelange de 2000 entre Vasco e São Caetano.
Como uma forma de irritar a Globo, que transmitia a decisão, pela cobertura da queda do alambrado de São Januário, o então vice-presidente de futebol do Cruz-Maltino, Eurico Miranda, decidiu que a camisa dos cariocas ostentaria o logo do SBT como um patrocínio master, sem o conhecimento da emissora do apresentador.
— O Eurico me mostrou a camisa e levei um susto. Ele não tinha me comunicado, e eu considerava que o Vasco não poderia jogar com ela, e falei para ele. Ele disse: ‘pode sim e vamos jogar. Está tudo acertado'. E falei: ‘Eurico, eu duvido que você tenha acertado algo com o SBT sobre essa camisa. Isso vai dar confusão. — disse Roberto Garófalo, ex-diretor de comunicação do Vasco.
Eu acho esse momento aqui um dos maiores da TV brasileira. O Vasco sendo patrocinado pelo SBT, para provocar a Globo na final da Copa João Havelange, em 2000. pic.twitter.com/2smWvm7xIq
— Jader Monteiro (@JaderMonteiro) August 17, 2024
Pelé como estratégia para bater a Globo nos anos 70
Antes do SBT, Silvio Santos já tinha fundado a emissora TVS, em 1976, que daria, anos depois, lugar ao canal que conhecemos hoje. Já um visionário, o apresentador usou Pelé para superar a eterna rival Globo na audiência.
Em 1º de outubro 1977, o canal transmitiu em parceria com a Rede Tupi a despedida do Rei no amistoso entre New York Cosmos e Santos e foi um verdadeiro sucesso, também exibindo o documentário “Pelé – Futebol Brasileiro nos Estados Unidos” para esquentar antes do jogo.
— Tivemos sucesso num sábado à tarde. E pela primeira batemos os 20 pontos de audiência, que foi um negócio maravilhoso. — afirmou o diretor do departamento comercial da TVS na época, Caio Vale, ao canal de Luciano Callegari, no YouTube.
Em 2010, mesmo sem os direitos da Copa do Mundo, o SBT contratou Pelé para comentar sobre as partidas durante telejornais e pequenas participações durante a programação.
As homenagens dos clubes brasileiros a Silvio Santos
A comunidade do futebol brasileiro se solidarizou com a partida de Senor. Além de Corinthians e Fluminense, praticamente todos os principais clubes do país homenagearam o apresentador com mensagens nas redes sociais.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou a partida de Silvio Santos e afirmou que todos os jogos deste final de semana terão 1 minuto de silêncio.
Veja algumas homenagens abaixo.
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento do apresentador Silvio Santos, o maior comunicador da história da televisão brasileira. Os domingos sem Silvio Santos jamais serão os mesmos. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste.… pic.twitter.com/LezLllroHn
— Flamengo (@Flamengo) August 17, 2024
Com profunda dor e tristeza, o São Paulo Futebol Clube lamenta o falecimento de Silvio Santos, aos 93 anos, um dos maiores comunicadores da história do nosso país.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 17, 2024
Senor Abravanel foi responsável por fazer as manhãs, tardes e noites de milhões de brasileiros mais alegres. Seu… pic.twitter.com/AVDDGEzFOL
É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Senor Abravanel, o célebre e histórico apresentador e empresário Silvio Santos.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) August 17, 2024
Jamais esqueceremos quem viveu 93 anos levando felicidade para todos os brasileiros. Com sua voz marcante e sorriso único.
O legado do…
Lamentamos profundamente a despedida de Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira. Sua história e seu legado serão sempre lembrados por todos os brasileiros. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs. 🖤 pic.twitter.com/YPRIWyCokb
— Santos FC (@SantosFC) August 17, 2024
A Sociedade Esportiva Palmeiras presta condolências à família e aos fãs do apresentador Silvio Santos, que faleceu neste sábado, aos 93 anos. Um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, ele nos deixa um legado sem igual de dedicação ao trabalho e amor à vida. Nossos… pic.twitter.com/4FXTNZ3CCF
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 17, 2024
O Galo lamenta a passagem do apresentador Silvio Santos, que morreu neste sábado (17), aos 93 anos, em São Paulo.
— Atlético (@Atletico) August 17, 2024
Ícone da televisão brasileira, Silvio Santos era sinônimo de alegria. Marcou a história da comunicação nacional e soube, como ninguém, captar o sentimento do povo.… pic.twitter.com/WjjDPVCMaJ
Hoje nos despedimos de Silvio Santos, um ícone da comunicação e televisão brasileira. Com uma grande história de vida, Senor Abravanel marcou gerações e fez parte da família brasileira por décadas. O Botafogo e todo o país agradecem pelos momentos de alegria proporcionados… pic.twitter.com/byfL8CI0wg
— Botafogo F.R. (@Botafogo) August 17, 2024