Há um nigeriano desbravando caminhos e pedindo passagem no Flamengo
Contratado por empréstimo pelo Flamengo no ano passado, Shola começa a desabrochar em momento fundamental e deve ser comprado em definitivo
O atacante nigeriano Ogundana Shola, de apenas 19 anos, voltou a ganhar os holofotes no último fim de semana. Depois de ter sido o primeiro jogador africano a ser contratado para as categorias de base da história, ele marcou um dos gols que deu o título da Libertadores sub-20 ao Flamengo. A consolidação veio no momento certo.
O contrato por empréstimo de Shola está na reta final, coincidindo com o desabrochar da promessa nigeriana. A Trivela apurou que o Rubro-Negro deseja manter o jogador, exercendo a opção de compra estipulada no início do contrato. Nesta nota, vamos abordar a ascensão do atacante, os valores e a nova exploração do Flamengo no mercado africano.
The champions ❤️ pic.twitter.com/ZjS9nfrM88
— oluwashola 🇳🇬 (@7Oluwashola) March 17, 2024
Chegou devagar, soube conquistar
Como era de se esperar, Shola chegou ao Flamengo com muita timidez, preferindo mostrar aquilo que poderia fazer dentro de campo. O período de adaptação foi longo e envolveu participações em torneios amistosos na Europa. O nigeriano só participou de um compromisso oficial pelo Rubro-Negro neste ano, justamente na Libertadores sub-20.
A humildade de Shola também tomou conta dos bastidores. Quando treinava entre os profissionais, foi abraçado por diversos nomes de peso do Flamengo, como David Luiz. Tudo isso serviu para que o nigeriano se sentisse mais em casa no Rio de Janeiro.
Se a estreia era aguardada, Shola deu conta do recado. Concedeu assistência, foi muito bem taticamente na Libertadores e ganhou de presente do destino um gol na grande decisão, que empatou a partida e possibilitou que o Flamengo conseguisse a virada e, consequentemente, o título de campeão da América sub-20.
🔴⚫️ O gol de empate! Assim marcou Shola no 1-1 do @Flamengo contra o Boca na grande final da CONMEBOL #LibertadoresSub20 🏆 pic.twitter.com/DeEDKvg6xF
— CONMEBOL Libertadores Sub-20 (@LibertadoresU20) March 18, 2024
Shola não vai a lugar nenhum
O crescimento de Shola atraiu a atenção de outros grandes clubes. Ele já havia participado de algumas partidas de competições não-oficiais e organizadas pela CBF, mas o bom nível e o gol na decisão da Libertadores sub-20 colocou o atleta em outro patamar. Tanto que o CSKA Moscou, da Rússia, apresentou uma oferta quase duas vezes maior do que a opção de compra estipulada ao Flamengo. A informação é do SBT Rio e foi confirmada pela Trivela.
Shola está emprestado pelo Remo Stars, da Nigéria, e, se não tivesse vínculo com o Flamengo, certamente já estaria vendido ao futebol russo. A proposta do CSKA foi de 700 mil dólares (R$ 3,5 milhões) por 70% dos direitos econômicos. O Rubro-Negro tem a intenção de exercer a opção de compra, não apenas pelo desempenho dentro de campo, mas porque ela está estipulada em 450 mil dólares (R$ 2,26 milhões), pela mesma porcentagem.
Como Shola chegou ao Flamengo?
O nigeriano foi contratado após um longo período de observação. Shola foi visto pela primeira vez durante a disputa da Viarregio Cup 2022, um tradicional torneio de base disputado na Itália desde 1949. O atacante foi um dos principais destaques entre todos os sub-18 da competição e, depois de receber a atenção do Flamengo na Nigéria, ganhou vínculo por empréstimo de um ano, com opção de compra no fim.
— Shola está com a gente há um tempo, deve ter um pouco mais de 9 meses. Um atleta muito veloz e com um ótimo 1×1. Ainda precisa se adequar a algumas situações particulares da nossa forma de jogar. Mas nessa competição especificamente ele foi muito bem. Assim como toda a equipe — completou Mário Jorge, técnico do sub-20, em papo rápido com a reportagem.
O Flamengo vai explorar mais o mercado africano?
Logo que contratou Shola, o Flamengo deixou clara a intenção de explorar ainda mais o mercado africano. O vice-presidente de divisões de base, Vitor Zanelli, foi categórico ao afirmar que a chegada do atacante é só um começo para um longo e restrito planejamento. A Trivela entende que o modelo servirá para captar ainda mais diamantes brutos da África.
— (Shola) Ele já vem com contrato assinado. Acreditamos no potencial desse mercado Da mesma forma que temos todo o mercado brasileiro e sul-americano mapeado, começamos a mapear o mercado africano. Temos que ter a visão de mercado e de retorno esportivo. Nosso objetivo é dar títulos e lucro. Não estamos buscando uma aventura da África, estamos montando com calma um projeto para consolidar esse mercado como mais um com potencial de captação. Estamos consolidando um processo contínuo de avaliação dos atletas de lá. Vai ser mais um braço de onde costumamos trabalhar — disse Zanelli.
O trabalho de captação de base do Flamengo é um dos melhores do Brasil. Cientes da grandeza e do sonho de vestirem a camisa rubro-negra, por parte dos jovens atletas, o Rubro-Negro consegue “seduzir” as promessas para aumentar o nível das categorias inferiores. Parcerias com clubes formadores, como o Desportivo Brasil, por exemplo, não são raras.
O Flamengo já disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Libertadores sub-20 em 2024, mas ainda tem outras competições importantes no calendário. O Rubro-Negro ainda entrará em campo pelo Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão da categoria, sendo o atual campeão do último. O Mundial de Clubes também é algo a se pensar, especialmente para o segundo semestre.