Diniz arma Seleção com Neymar de “10”; confira primeiro esboço de escalação
Fernando Diniz usou treino desta quarta-feira (6) para ficar mais próximo de sua primeira escalação, com Neymar atuando pelo meio

O técnico Fernando Diniz aproveitou a reclusão do Mangueirão, em Belém, nesta quarta-feira (6) para fazer o primeiro esboço de escalação para a Seleção, que encara a Bolívia na sexta-feira (8), às 21h45 (horário de Brasília), em jogo válido pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Após os 30 minutos liberados para a imprensa, o treinador armou a equipe no 4-3-3 com Neymar centralizado como camisa 10. A ideia faz parte de um plano de Diniz de ter o atacante, agora no Al-Hilal, da Arábia Saudita, como protagonista da equipe.
O Brasil deve entrar em campo com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães, Neymar; Rodrygo, Richarlison e Raphinha.
Diniz se empolga com Neymar
Neymar não entra em campo em partidas oficiais desde fevereiro, tendo disputado um amistoso de pré-temporada pelo PSG antes de se transferir para o Al-Hilal, onde ainda nao atuou por causa de uma lesão muscular, que chegou a causar um atrito no clube quando o técnico Jorge Jesus afirmou que não entendia a convocação para a Seleção, já que ele estava lesionado.
De acordo com apuração da Trivela, Diniz está muito empolgado com o que Neymar pode entregar pela Seleção, mesmo após tanto tempo parado, já que chegou a Belém “voando”.
Durante o treino desta quarta-feira, Neymar chegou a dar um susto. No aquecimento, o camisa 10 tentou dar um carrinho para interceptar a bola na roda de bobinho e caiu sobre o braço direito em que ele tem uma proteção na altura do punho e sentiu muitas dores. Os médicos trocaram a atadura de proteção, e o jogador voltou para participar normalmente da atividade.
Neymar deu um susto no treino por aqui. Ele sentiu um problema na mão e parou para colocar uma atadura. Já tá de volta e trabalha normalmente pic.twitter.com/fru7GzhCI9
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) September 6, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Diniz quer Seleção “mordendo” a Bolívia
O treino desta quarta-feira também serviu para que mostrar as ideias de Diniz para a Seleção. No exercício mais ensaiado, os auxiliares de Diniz praticaram a saída de bola e a pressão ao adversário. A bola saía com os goleiros, e a ordem aos atacantes era avançar para pressioná-los. Os goleiros tinham de tocar rápido para os zagueiros, deles para os volantes e depois para os jogadores posicionados pelo lado do campo. Tudo isso, executado em alta rotação até chegar ao meio-campo.
Todos os jogadores, sem exceção, participaram desta atividade. Conforme apurado pela Trivela, este é o início de uma movimentação que Diniz quer que seja rotina já contra a Bolívia. Além da saída de bola habitual, por baixo e usando os goleiros, o treinador pretende que a Seleção atue em intensidade e pressione sempre a defesa rival para criar chances de gol.
Diniz começa a preparar a Seleção para “morder” a Bolívia.
Técnico quer time em alta rotação e com muita intensidade. Serve para a marcação alta e também para a saída de bola com os goleiros pic.twitter.com/6tsnnTBea8
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) September 6, 2023
Os convocados por Fernando Diniz:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Lucas Perri (Botafogo) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Marselha);
- Zagueiros: Ibañez (Al-Ahli), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras);
- Atacantes: Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona).
Programação da Seleção em Belém
- Quinta-feira
17h30: Treino oficial no Estádio Mangueirão
19h30-20h: Entrevista coletiva - Sexta-feira
21h30: Brasil x Bolívia – 1ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2026
A estreia de Diniz na Seleção
Fernando Diniz estreia como técnico da Seleção no duelo com a Bolívia, no próximo dia 8, às 21h45 (horário de Brasília), no Mangueirão, pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Depois, no dia 12, às 23h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta o Peru, no Estádio Nacional, em Lima.