BrasilEuropa

Em negociação com São Paulo, Marcos Leonardo é disputado nas últimas horas das principais janelas

Neste domingo (31), Atlético-MG entrou na concorrência, enquanto Santos foi recusado

O futuro do centroavante Marcos Leonardo, que pertence ao Al Hilal, da Arábia Saudita, está agitando os últimos dias da janela de transferências. No Brasil e na Europa. Apesar de ter mais quatro anos de contrato, o jogador deve vir a ser liberado por empréstimo pelo clube saudita por conta do excesso de estrangeiros no elenco.

Conforme o apurado pela Trivela, diversos times do futebol brasileiro manifestaram interesse em repatriar o atacante de 22 anos. Entre eles, São Paulo, Santos e Atlético-MG. Clubes como Palmeiras e Flamengo também fizeram consultas sobre a situação do atleta.

A disputa, contudo, não se limita aos concorrentes no Campeonato Brasileiro.

Com menos de 24 horas de janela de transferências aberta, equipes da Alemanha, Espanha, Itália e França correm contra o tempo e também tentam a contratação do jovem por empréstimo.

Atlético-MG formaliza proposta ao Al Hilal

Baseado nas informações obtidas pela Trivela, o Atlético-MG formalizou, neste domingo (31), uma proposta para o Al Hilal com o intuito de contar com Marcos Leonardo. A oferta tem os mesmos moldes da que foi feita pelo São Paulo, já há alguns dias, e da oferecida pelo Santos, conforme noticiado inicialmente pela ‘TNT Sports’.

Em todas elas, o clube saudita arcaria com a maior parte dos vencimentos do jogador, que tem salários mensais muito acima dos padrões brasileiros.

O Tricolor, no entanto, leva vantagem em relação a esses dois clubes, porque o Al Hilal prioriza emprestar Marcos Leonardo a um clube com chances de títulos e, preferencialmente, ainda envolvido na Copa Libertadores.

Como o Peixe não briga na parte de cima do Brasileirão e está fora da principal competição continental, a oferta já foi devidamente recusada pelo Al Hilal e pelo próprio atleta.

A possibilidade de o mesmo acontecer com a proposta do Atlético-MG é considerável, mesmo com o Galo ainda vivo na Copa do Brasil, em que pese a derrota para o Cruzeiro no duelo de ida das quartas de final.

Tendo a Libertadores como trunfo, Flamengo e Palmeiras não podem ser descartados. Ocorre que no São Paulo Marcos Leonardo chegaria para ser titular indiscutivelmente, enquanto nos demais adversários teria a concorrência de nomes como Vitor Roque e Pedro, por exemplo.

Marcos Leonardo marca contra o City
Marcos Leonardo foi o carrasco do Manchester City no Mundial de Clubes da Fifa (Foto: Icon)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Com menos de 24h, retorno à Europa está em pauta

Esse cenário, porém, não é suficiente para afirmar que Marcos Leonardo está de malas prontas para desembarcar no MorumBIS. Ainda que a diretoria são-paulina esteja bastante otimista pelo acerto e dê o negócio como encaminhado.

A valorização internacional após as atuações e os quatro gols marcados no Mundial de Clubes da Fifa, faz com que clubes do futebol europeu tentem, nesta segunda-feira (1º) – último dia de janela de transferências nas principais ligas do Velho Continente -, chegar a um acordo com o Al Hilal e com o jogador.

E aqui tem um detalhe importante. Além do curto período para um acerto e dos times interessados (que não tiveram os nomes revelados) precisarem ser protagonistas ou postulantes a conquistas em seus países, a questão da adaptação para que Marcos Leonardo consiga jogar regularmente e imediatamente está sendo colocada na balança.

Em razão disso, ligas com idiomas de elevado grau de dificuldade para o aprendizado não são prioridade para o atacante, pois, por tratar-se apenas de um período de empréstimo, isso pode influenciar no entendimento das orientações passadas pela comissão técnica e, consequentemente, na sequência de jogos.

Como uma chance na Seleção Brasileira, às vésperas da Copa do Mundo, ainda é um objetivo do jogador, há o entendimento pessoal de que esse é um ponto que pode afastá-lo dos olhos do técnico Carlo Ancelotti.

A parte do idioma e da adaptação também se estende à vida fora das quatro linhas. A esposa de Marcos Leonardo acabou de dar à luz ao segundo filho do casal e a mudança de vida para um país em que a comunicação não é fácil também pesa.

Marcos Leonardo pode ficar no Al Hilal

Mesmo com o Al Hilal deixando claro que a intenção é liberar Marcos Leonardo por empréstimo, existe também a chance de o atleta permanecer no clube. Isso porque o período de inscrições para as principais competições da Arábia Saudita só se encerram no próximo dia 10.

Ou seja, depois do fechamento da maioria das janelas de transferências.

Ocorre que, caso um dos atletas estrangeiros do elenco venha a sofrer uma grave lesão até o dia 10, os planos da diretoria saudita podem mudar em relação a Marcos Leonardo.

Se nada disso acontecer, mas o centroavante não tiver sido negociado com um clube das principais ligas europeias ou do Brasil nas próximas 48 horas, apenas times da Rússia e do Catar, que também fizeram consultas ao Al Hilal, poderiam contratar Marcos Leonardo, pois as suas janelas só fecham nos dias 11 e 15, respectivamente.

Esse, no entanto, seria um cenário mais distante e as partes esperam uma solução muito antes disso.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo