Campeão com Oscar e Lucas, técnico indica como escalar dupla no São Paulo
Ney Franco foi campeão sul-americano sub-20 com a dupla na Seleção Brasileira em 2011
Com o anúncio da contratação do meia Oscar, o São Paulo reeditará uma dupla de protagonistas que cresceu no Tricolor, brilhou na Europa e vestiu a camisa da Seleção Brasileira.
Oscar e Lucas têm tudo para serem os principais jogadores do time de Luis Zubeldía em 2025. O primeiro é um ano mais velho que o segundo, mas ambos têm um passado em comum.
Oscar, o mais velho, estreou no time principal em 2008, mas saiu em 2010 em meio à disputa judicial com o clube. No mesmo ano, Lucas — então Marcelinho — venceu a Copinha com o Tricolor sub-20 e estreou nos profissionais. Os dois, portanto, nunca jogaram juntos com a camisa são-paulina.
Mas o encontro aconteceu nas badaladas categorias de base da Seleção Brasileira. Tanto Lucas quanto Oscar fizeram parte do elenco do Brasil que disputou o Sul-Americano sub-20 de 2011, junto com Neymar, Casemiro, Alex Sandro e Danilo.
A equipe, comandada por Ney Franco, teve desempenho impecável na competição disputada no Peru. Foram sete vitórias em nove jogos, o que rendeu o título para as então promessas.
Ney Franco dá dica sobre como encaixar Oscar e Lucas
E foi justamente o treinador daquela Seleção Brasileira que, em entrevista à “ESPN”, relembrou o time campeão e indicou a melhor forma de encaixar Oscar e Lucas na equipe, antecipando o que pode ser a realidade do São Paulo de Zubeldía.
— Minha equipe jogava em um 4-2-3-1. Tinha Casemiro e Fernando de volantes, o Oscar como camisa 10 centralizado. E daí tinha Lucas na direita, Neymar na esquerda e Willian [José] como referência — relembrou ele.
— Oscar é um meia para jogar centralizado. Se colocar aberto como extremo, começa a perder a qualidade dele, que é construir de trás. Se o São Paulo jogar em um 4-2-3-1, ele vai ser esse meia de ligação, mais ofensivo. E o grande potencial do Lucas é jogar aberto pela direita — opinou.
O treinador também disse que, se a preferência for por utilizar Lucas centralizado, Oscar poderia ser o segundo volante. “Ele faz a posição e com qualidade”, garantiu.
Em 2025, o Tricolor terá um teto de até R$ 350 milhões para gastar com o futebol, mas já traçou o plano para pagar seu novo craque; entenda
✒️@eduardodeconto https://t.co/gPbgCWsnXW
— Trivela (@trivela) December 23, 2024
Logo após o Sul-Americano, Franco e Oscar ainda foram campeões mundiais da categoria sub-20. Oscar foi o grande nome da campanha, uma vez que Lucas e Neymar ficaram de fora da competição intercontinental.
Já em 2012, Ney Franco assumiu o São Paulo e ainda ganhou a Copa Sul-Americana, com Lucas entre as principais estrelas. No mesmo ano, Lucas e Oscar estavam no elenco que ficou com a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres.
A dupla ainda jogou junta a Copa das Confederações de 2013, que o Brasil também terminou como campeão. Lucas ficou de fora dos convocados para a Copa do Mundo de 2014, enquanto Oscar foi como titular. Mas, depois do Mundial, a dupla não se encontrou mais.
‘São Paulo está fazendo um grande negócio'
Por fim, Ney Franco, que hoje está no ABC de Natal, também elogiou o movimento do São Paulo no mercado.
— É o sonho de qualquer treinador ter dois jogadores como esses. O São Paulo está fazendo um grande negócio ao contratar o Oscar. Está com idade boa, é um jogador leve, nunca teve problema de lesão.