Vai vender Cotia? Entenda como deve funcionar parceria do São Paulo com magnata grego
Tricolor tem negociação em andamento com Evangelos Marinakis, empresário dono de três clubes na Europa
O São Paulo negocia uma parceria com o magnata grego Evangelos Marinakis para investimentos nas categorias de base do clube.
A tratativa teve início durante a viagem recente do presidente Julio Casares à Europa. E embora o mandatário adote cautela, há otimismo de que o negócio seja construído.
No Brasil, Marinakis também tem interesse em adquirir a SAF do Vasco. Ele é dono do Nottingham Forest, da Premier League, do Olympiacos, da Grécia, e do Rio Ave, de Portugal.
— Nós estamos conversando. É algo ainda embrionário, vou com muita calma, mas estamos caminhando bem para trazer um empresário ligado a plataforma esportiva, não só financeira. Imagina o São Paulo com o grupo dele, se isso caminhar dessa forma. Ele tem o Olympiacos, o Rio Ave, o Nottingham — relatou Julio Casares, durante evento na última segunda-feira (16)..
O São Paulo irá vender Cotia?
Assim que as primeiras notícias sobre a negociação com Marinakis surgiram, os torcedores logo especularam — com boa dose de revolta — que o São Paulo estaria vendendo o CT de Cotia e suas categorias de base ao magnata grego.
Sobre isso, o presidente Julio Casares é taxativo.
— Venda da base, jamais. É um patrimônio do São Paulo.
O que o São Paulo pretende com a parceria?
Muito longe de “vender Cotia”, o que o São Paulo pretende com a parceria é ter maior capacidade de investimento para contratar promessas para as suas categorias de base.
O projeto discutido com Marinakis é para que o empresário invista no clube, em troca de percentuais de futuras negociações das promessas das categorias de base são-paulinas.
— O que estamos visualizando é um acordo operacional com “revenue share”, que é o investidor colocar dinheiro e também participar. O mais importante é você entender que no atual quadro já tem participação de empresário, que é legítima, mas os clubes que formam precisam ter uma participação maior — afirma Casares.
Além disso, o clube entende que a parceria com Marinakis pode ser um atrativo e um diferencial para o clube na hora de negociar a chegada de garotos.
O entendimento é de que os jovens estarão mais “perto” da Europa, devido ao relacionamento do Tricolor com as outras equipes de Marinakis.
Reformas em Cotia
Na última segunda-feira (16), o São Paulo inaugurou uma série de reformas no CT Laudo Natel, em Cotia. Com o investimento total de R$ 5 milhões, o clube fez melhorias na estrutura do Reffis do complexo.
A Matrix, empresa de equipamentos de academia e fitness, arcou com os custos da reforma — algo muito celebrado internamente no clube, por conta das severas dificuldades financeiras.
Além de adquirir novos equipamentos para as áreas de preparação física, fisiologia e fisioterapia, o clube modernizou as instalações do local, inclusive com a troca de pisos.