Soteldo, afastado do Santos, é procurado para jogar na Série B
Com sete partidas disputadas pelo Santos, o camisa 10 do Peixe não pode defender outro clube da Série A do Brasileirão e não tem ofertas de fora

Afastado dos trabalhos do elenco profissional do Santos por indisciplina, o atacante Soteldo foi procurado nos últimos dias pelo Sport para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Fora dos planos do técnico Paulo Turra, o venezuelano tem treinado separadamente no CT Rei Pelé, enquanto o Peixe tenta uma negociação para aliviar a folha salarial. Seja por empréstimo ou em definitivo.
A ideia do clube pernambucano era ter Soteldo por empréstimo até o término da Série B.
Apesar da procura, Soteldo não se interessou pela oferta, pois a sua prioridade, segundo o apurado pela Trivela, caso não seja reintegrado no Santos, é uma transferência para o exterior.
Com sete partidas disputadas pelo Santos, o camisa 10 do Peixe não pode defender outro clube da Série A do Brasileirão.
Desta forma, como as passagens pela América Norte, com as camisas de Toronto FC, do Canadá, que disputa a Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos, e Tigres, do México, não foram boas, resta para o jogador clubes da Ásia ou de menores centros da Europa, uma vez que o atacante nunca atraiu times das principais ligas do Velho Continente.
+ LEIA MAIS: Crise do Santos vira briga de adolescente com troca de indiretas no Instagram
Todo dia na academia do CT Rei Pelé
À espera de uma definição sobre o seu futuro, Soteldo tem realizado trabalhos diários na academia do clube Pelé junto com os laterais Nathan e Lucas Pires, ambos afastados após terem sido flagrados na saída de uma casa noturna, em São Paulo, poucas horas antes do início de um treinamento no CT Rei Pelé.
Junto com o trio também estão os meias Daniel Ruiz, Ed Carlos, o meia-atacante Lucas Barbosa, afastados por Turra por motivos técnicos, além do atacante Bruno Marques e do zagueiro Robson Reis que voltaram de empréstimos.
Os trabalhos são sempre em horários opostos às atividades do time. Se o elenco treina no período da tarde, esses atletas cuidam do condicionamento físico a partir das 7h (horário de Brasília). Já quando o treino de Turra é pela manhã, os afastados vão ao CT às 14h.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Conflito com técnico e goleiro
A distância de Turra e do elenco profissional não impediu Soteldo de protagonizar uma polêmica nos bastidores do Santos.
Depois de ver a frase motivacional “nunca seremos bem-sucedidos caso não aceitemos a dor da disciplina” publicada pelo treinador ser repostada pelo goleiro e capitão João Paulo, Soteldo não perdeu a oportunidade de ironizá-los.
Com uma foto do seu treinamento na academia, o venezuelano postou a palavra “disciplina” com um emoji.
O conflito virtual logo repercutiu, aumentando os índicios de que o ambiente no vestiário alvinegro é pesado.
Soteldo foi comprado no início do mês
Após atuar emprestado pelo Tigres por um ano, Soteldo teve 50% dos direitos econômicos comprados pelo Santos por US$ 4 milhões de dólares (R$ 19 milhões na cotação da época) em quatro semestrais.
ELE FICA! ?☑
O Santos FC exerceu o direito de compra de 50% do passe do atacante Soteldo, junto ao Tigres, do México, no dia 15. Quando retornar da seleção venezuelana, o jogador assina novo contrato definitivo, por quatro anos, até 30 de junho de 2027. pic.twitter.com/7SuXAaHAtt
— Santos FC (@SantosFC) June 16, 2023
Apesar da aquisição, Soteldo não vestiria mais a camisa alvinegra. O jogador, que assinou contrato até 2027, já tinha sido afastado pelo treinador por se recusar a treinar com o time reserva depois do empate por 0 a 0 com o Blooming, da Bolívia, pela Copa Sul-Americana, quando os titulares pouco atuaram.
Na sua segunda passagem pelo Peixe, Soteldo disputou 17 jogos, distribuiu quatro assistências e não marcou gols. O jogador sofreu com algumas lesões.