Brasil

Lucas Braga deve ser emprestado pelo Santos ao Japão como forma de diminuir folha salarial para Série B

Santos já tinha tentado negociar Lucas em um troca com Ivan, goleiro do Corinthians, mas os valores impediram continuidade das tratativas

Marcelo Teixeira segue firme na “missão” que estabeleceu desde que foi eleito presidente do Santos: reduzir a folha salarial do clube, até agora o clube já confirmou o empréstimo de Soteldo e a venda do volante Dodi, ambos ao Grêmio, também confirmou a redução salarial do volante Tomás Rincón e do goleiro João Paulo.

Agora a novidade é o empréstimo do lateral Lucas Braga, que teve sua negociação anunciada nesta terça-feira (26), junto Shimizu S-Pulse, do Japão, por um ano, com opção e valor de venda já fixados. O clube divulgou nas redes sociais a notícia, que surpreendeu o torcedor, não pelo fato da negociação, mas pela forma tratada pelo Santos. Para alguns santistas o clube estaria enrolando na divulgação para não sofrer cobranças por pelo escasso número de contratações a chegar a Vila Belmiro, já que até agora o clube apenas declarou as saídas.

Atacante de origem, Lucas atuou na maior parte desta temporada como ala e lateral, e disputou no ano com Peixe 42 partidas, sendo 25 como titular, com um gol e nenhuma assistência. A equipe japonesa que jogador deverá atuar disputa a segunda divisão do campeonato nacional do país, e quase conseguiu o acesso para a J-League, campeonato principal do futebol japonês.

Salário do Lucas Braga não era tão alto quanto outros do plantel, mas ainda assim foi negociado

Há algumas semanas o discurso da diretoria é o mesmo: reduzir a folha salarial, e seguir batendo nessa tecla parece ser na tentativa de deixar claro que não há como esperar grandes nomes sendo contratos para 2024. Mas o empréstimo de Lucas surpreende pelo fato de que o jogador não estaria lista de salários mais altos do elenco, segundo o Uol, cerca de R$ 60 mil.

Lucas Braga e a diretoria santista teriam dois bons motivos para evitar qualquer possível negociação para a saída do jogador, ou seja, ele teria dois motivos para continuar no elenco do Santos: primeiro o valor salarial pago pelo Peixe ainda estaria dentro da média que o clube conseguiria pagar mesmo com a redução das receitas, outro motivo é o contrato entre as duas partes válido até o fim de da próxima temporada

Ainda com essas duas possibilidades, o atacante/lateral, já declarou que entende que depois de 200 partidas defendendo o clube, nos últimos quatro anos seu ciclo na Vila Belmiro terminou.

Santos tentou negociar jogador com Corinthians, mas valores do goleiro foram inviáveis para o clube

Logo depois do fim da temporada, o Santos já havia tentado negociar uma troca com o Corinthians: Lucas Braga, pelo goleiro Ivan. Porém, as conversas ficaram paradas. O motivo foi a questão salarial do goleiro do Timão, que recebe R$140 mil, valor alto para o Peixe diante a queda de orçamento em 2024.

Com isso, a trativa motivo, tentando negociar com o Corinthians para que o rival arcasse com parte do salário do goleiro, mas isso não foi para frente. O interesse em contratar o Ivan surgiu quando havia a possibilidade de João Paulo deixar o Peixe, o que não acontecerá mais, já que o goleiro aceitou reduzir seu salário para continuar no clube no ano mais complicado de todo a história.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo