Santos: relacionados, destaques e grupo da Copinha 2025
Peixe será o protagonista do grupo 7 da competição, que terá como sede a cidade de Araraquara
No próximo dia 3 de janeiro, o Santos inicia a sua luta pelo tetracampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Comandados pelo técnico Leandro Zago, os Meninos da Vila iniciam a competição diante do Tirol, do Ceará, na Fonte Luminosa, em Araraquara, cidade sede do Grupo 7.
Além da equipe cearense, o Peixe enfrentará a Ferroviária e o Jaciobá, de Alagoas, na primeira fase do principal torneio de base do futebol brasileiro.
SIMPLESMENTE UMA ARTE COM TODOS OS GRUPOS DA COPINHA SICREDI 2025!#CopinhaSicredi2025 pic.twitter.com/1LkxIBCtQE
— Copinha (@Copinha) November 26, 2024
Quem disputará a Copinha pelo Santos?
- Goleiros: João Fernandes, Rodrigo Falcão e João Pedro
- Laterais-direito: Gabriel Simples e Lenin
- Laterais-esquerdo: Lira e Rafael
- Zagueiros: Mina, Alencar, Diego Borges, Samuel e Ananias
- Meio-campistas: Gustavinho, Kenay, Éverton. André, Caio, Bernardo, Pepê e Gabriel Bontempo
- Atacantes: Perlaza, João Vitor, Nadson, Juninho, Nava, Rafael, Mateus Xavier, Enzo, Kauan e Rodrigo
Os quatro destaques do Santos na Copinha 2025
Para erguer o quarto título da Copinha, o Santos entrará na competição apostando as suas fichas em nomes promissores como os do goleiro João Pedro, do meio-campista Bernardo e dos atacantes Nadson e Matheus Xavier.
João Pedro
Goleiro com convocações para todas as categorias de base da seleção brasileira, João Pedro tem quase dois metros de altura. Com apenas 16 anos, se destaca pelo bom posicionamento, segurança e por ter relativa facilidade para jogar com a bola nos pés.
Bernardo
Meia-armador clássico, Bernardo deve ser a referência técnica do ataque alvinegro que disputará a próxima edição da competição. A sua posição de origem é o meio-campo, mas existe a possibilidade de Zago tentar explorar a sua capacidade técnica como atacante pelo lado direito do ataque.
Nadson
Apesar dos 15 anos, Nadson é, provavelmente, a principal promessa do Santos para essa edição da Copinha. Inteligente com a bola nos pés e dono de grande capacidade para jogadas individuais, o garoto é visto nos bastidores do Santos como um futuro raio das categorias de base alvinegras.
Mateus Xavier
Versátil, Mateus Xavier pode atuar como um meia de criação ou atacante pelo lado esquerdo do ataque. Por conta dos 17 anos, ainda prende a bola em excesso. Porém, é um atleta com imensa facilidade para driblar os seus marcadores e com ótima finalização. Além disso, sabe se livrar de marcação com um simples domínio de bola. O famoso domínio orientado.
Quatro Meninos da Vila promissores na Copinha
Apesar do quarteto acima ser o ponto forte do Peixe na Copinha, quem acompanha as categorias de base do Santos sabe que existem outros bons nomes relacionados para a competição.
E quatro deles que podem surpreender o público são: os laterais-esquerdos Vinicius Lira e Rafael Gonzaga, o zagueiro João Ananias e o atacante João Vitor.
Vinícius Lira
Assim como o Souza, que fez parte do elenco profissional em 2024 e renovou o contrato recentemente, Lira é um lateral mais ofensivo. Sabe se apresentar bem na linha de fundo, tem bons cruzamentos e se arrisca muito bem nas bolas aéreas. Além disso, pode ser uma arma em cobranças de faltas.
Rafael Gonzaga
Concorrente de Lira pela posição, Rafael Gonzaga é mais equilibrado. Tem melhores qualidades defensivamente, mas não é tão efetivo ofensivamente quanto Lira. Isso, porém, não significa que o garoto é um jogador apenas de características defensivas. Rafael tem muita qualidade para bater na bola e grande noção de espaço.
João Ananias
Canhoto, João Ananias é um zagueiro de apenas 17 anos que sabe sair jogando muito bem com a bola nos pés. Forte fisicamente, conseguiu atuar com tranquilidade contra equipes de menor expressão do Sub-20, quando relacionado.
João Vitor
Relacionado por Fábio Carille para alguns jogos do Campeonato Paulista, João Vitor tem apenas 17 anos, mas com uma estrutura física acima da sua idade. Rápido, chama a atenção pela facilidade que tem para driblar os seus marcadores.