Brasil

Calor desidrata até zagueiro do Santos, mas gol de Neymar muda tudo no Paulistão

Ídolo santista marca o primeiro no retorno pelo clube que o revelou, mas não é o único "Menino da Vila" a desencantar na volta à casa

Quando a 9ª rodada do Campeonato Paulista terminou, no meio de semana, o Santos sequer estava entre os dois primeiros colocados do grupo B, posições que garantem a classificação às quartas de final. 

Mas neste fim de semana, a história mudou por completo. E agora o Peixe não somente está na zona de promoção à próxima fase como também lidera a chave. 

E isso tudo graças, também, ao primeiro gol de Neymar no retorno ao clube do coração. O camisa 10 abriu o placar na vitória santista por 3 a 1 sobre o Água Santa, neste domingo (16), na Vila Belmiro. 

Demorou mais do que a ansiedade do torcedor santista pudesse aguentar. Mas foi no momento perfeito, em que o Santos mais precisava. 

Com a sequência de quatro jogos sem vitórias, justamente no período desde a estreia de Neymar, o clube alvinegro lidava com a severa ameaça de eliminação precoce no Paulistão. 

Agora, faltando uma duas partidas para o fim da primeira fase, o cenário é completamente diferente. 

O Peixe não apenas depende somente de si para se classificar como também liderar o grupo e, por consequência, mandar o duelo pelas quartas, que acontecerá no fim de semana do dia 1º de março. 

Santos vence mesmo com “sol em plena luz da lua” na Vila Belmiro

Mesmo com o início do jogo sendo às 20h30, o calor na Vila Belmiro foi muito forte. A ponto do zagueiro Zé Ivaldo ter sido substituído no intervalo por desidratação. 

Era quase o fim do jogo e a temperatura era de 30ºC, basicamente a média da tarde inteira. A sensação térmica era ainda maior. 

Ainda assim, o Peixe foi intenso durante boa parte do jogo, sobretudo no primeiro tempo. 

E em que pese a fragilidade do adversário, a equipe alvinegra fez os melhores primeiros 30 minutos do ano contra o Água Santa. 

Foi justamente neste período que o time da casa foi às redes duas vezes. 

Não só com Neymar, cobrando pênalti sofrido por ele próprio, mas com outro menino da Vila, Thaciano, desencantando no retorno ao Peixe. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

O momento especial aconteceu pouco após o minuto 10

Já é tradição nos jogos do Santos na Vila Belmiro que aos 10 minutos do primeiro tempo a torcida canta uma música em homenagem ao Rei Pelé, enquanto lances do ídolo são exibidos no telão do estádio. 

Quando fez a reestreia pelo Peixe, Neymar entrou no segundo tempo e não esteve em campo no momento emblemático. Os dois jogos seguintes foram fora de casa, contra Novorizontino e Corinthians. 

Diante do Água Santa, no entanto, o camisa 10 pareceu ter esperado o “Minuto do Rei” para reverenciá-lo com a bola nos pés. 

Neymar arrancou como se levitasse em campo, tal qual os tempos áureos de “Menino Ney”, tabelou com Soteldo e ao tentar uma grande finta foi derrubado na área. 

E foi de pênalti, como o milésimo gol de Pelé, que Neymar marcou pela 139ª vez com a camisa alvinegra. A primeira no retorno. 

Outro menino da Vila desencantou na sua volta à casa

E a noite não estava só quente na temperatura, mas também preparada para esquentar o coração dos bons filhos que a casa tornaram em 2025. 

Antes que Neymar chegasse, Thaciano também voltou à Vila. 

Vindo do Bahia, o coringa santista jogou pela primeira vez como centroavante pelo clube. A função foi incorporada no repertório dele nos últimos trabalhos, sobretudo no Tricolor de Aço, muito longe do período em que defendeu o extinto sub-23 santista entre 2016 e 2017. 

Mas foi com faro de um camisa 9, que o dono do número 16 escorou para o fundo da rede uma jogada que começou com uma ótima troca de passes dos homens de ataque santista e terminou com um cruzamento de Guilherme para Thaciano marcar. 

PAULISTA 2025, SANTOS x WATER SANTA
Guilherme marcou com assistência de Neymar (Foto: Icon sport)

Com o calor, abafa fica impossível 

Em meio a um futebol tão intenso quanto o calor em Santos nos primeiros 30 minutos, naturalmente o ritmo santista caiu no fim da etapa inicial. O que atraiu o Água Santa. 

Com a marcação frouxa, o Peixe deu espaços para o Netuno que diminuiu com um lindo chute de fora da área de Netinho. O volante já havia deixado a marca dele de forma parecida na derrota do clube do ABC Paulista para o Corinthians, na segunda rodada do Paulistão. 

Júnior artilheiro, Neymar garçom

O menino Ney ansiava pelo primeiro gol de volta a casa. Mas nesse retorno, o atleta Neymar também quer destacar a maturidade que lhe rendeu a camisa 10 de Neymar e braçadeira de capitão de Zito. 

É jogando como meia, centralizado e buscando os companheiros que o ídolo santista está jogando. E foi essa a tônica dele no segundo tempo. 

Mesmo que o gol no fim do primeiro tempo tenha colocado o Água Santa novamente no jogo, a fragilidade do time visitante impediu qualquer ameaça de empate na etapa final. 

Pelo contrário, o Santos foi quem dominou o jogo, mesmo que em um ritmo inferior ao do começo do primeiro tempo. 

E o placar de 3 a 1 foi definido justamente na parceria Neymar e Amado. 

Artilheiro do Paulistão, agora com nove gols, o atacante Guilherme recebeu um presntão do companheiro especial. 

Caído na pequena área, Neymar encontrou o parceiro livre ao seu lado e rolou mesmo no chão. 

Guilherme, então, só teve o trabalho de encher o pé para o fundo do gol. 

E coube o quarto gol do Santos, novamente com assistência de Neymar. Porém, o lance foi anulado por impedimento do craque. 

O camisa 10 ficou na cara do goleiro adversário e somente rolou para Soteldo. Tudo parecia valer. Mas a bandeira foi levantada assim que a bola cruzou a rede. A arbitragem de vídeo confirmou a irregularidade. 

O que o Santos precisa fazer para se classificar? 

Com os três pontos conquistados, o Santos só depende de si nas duas últimas rodadas do Paulistão. 

O Peixe volta a campo na quarta-feira (19), às 19h15, novamente na Vila Belmiro, contra o Noroeste. E encerra a primeira fase do Paulistão no domingo (23), contra a Inter de Limeira, no Limeirão. 

Com 12 pontos, o Santos lidera o grupo B. A chave, por sua vez, está aberta, com Guarani, Portuguesa e Red Bull Bragantino com 11 pontos na sequência. O Bugre é o segundo colocado devido ao saldo de gols. 

Caso o Peixe bata o Noroeste no meio de semana e dois entre os três adversário do grupo percam, a equipe da Vila garantirá a classificação às quartas de final com uma rodada de antecedência.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo