Brasil

De olho no clássico do MorumBIS, Santos visita o Bragantino focado em recuperar a liderança geral do Paulistão

Se vencer o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, Santos pode ultrapassar o Palmeiras que encara o São Paulo, no MorumBIS

Focado em reconquistar a liderança geral da primeira fase do Campeonato Paulista, o Santos visita o Red Bull Bragantino às 18 horas (horário de Brasília) deste domingo (3), no estádio Nabi Abi Chedi. Sonhando em ter a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios como mandante, o Peixe precisa dos três pontos em Bragança Paulista e torcer por um tropeço do Palmeiras no clássico com o São Paulo, às 20 horas (horário de Brasília), no estádio do MorumBIS, também neste domingo.

Por conta disso, o técnico Fábio Carille não deve poupar ninguém. Segundo o apurado pela Trivela, o treinador relacionou força máxima e colocará em campo aquilo que tem de melhor no momento. Uma novidade, no entanto, será a presença de Juani Cazares no meio-campo. Recuperado de uma lesão no tornozelo, o equatoriano terá novamente a missão de municiar os homens do ataque alvinegro.

Santos faz as contas pela liderança geral

Já classificado e com a primeira colocação do Grupo A assegurada, o Santos inicia a 11ª rodada do Paulistão com 22 pontos. Em termos gerais, são dois pontos a menos do que do Palmeiras, que, com 24, lidera o Grupo B e é dono da primeira colocação na classificação geral da competição.

Diante disso, o Santos sabe que precisa derrotar o Red Bull Bragantino e torcer para que o São Paulo vença ou ao menos derrote o time de Abel Ferreira.

Caso o Peixe faça o seu papel e o Tricolor derrote o Palmeiras, o Alvinegro voltará ao topo da classificação geral com 25 pontos contra 24 do Alviverde.

Se o Santos vencer e são-paulinos e palmeirenses ficarem no empate, o time da Vila Belmiro vai para a última rodada com a mesma pontuação do Palmeiras: 25 pontos para cada um.

Quais são os critérios de desempate no Paulistão?

Neste cenário de igualdade em pontos, Santos e Palmeiras, se vencerem Inter de Limeira e Botafogo-SP, respectivamente, na última rodada, poderão encerrar a primeira fase empatados. A partir daí, a liderança geral será definida por meio dos critérios de desempate previstos no regulamento do Paulistão.

  • a) Maior número de vitórias;
  • b) Maior saldo de gols;
  • c) Maior número de gols marcados;
  • d) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  • e) Menor número de cartões amarelos recebidos;
  • f) Sorteio público na sede da FPF.

No momento atual, o Palmeiras leva vantagem sobre o Santos no item b. O Alviverde tem 10 gols de salda contra 7 do Alvinegro.

Derrota em Bragança pode encerrar disputa

Por outro lado, se o Santos for derrotado pelo Red Bull Bragantino e o Palmeiras vencer o São Paulo, o Alviverde abrirá cinco pontos de vantagem e terá assegurado matematicamente a liderança geral.

Red Bull Bragantino com time alternativo?

Ainda precisando confirmar a sua classificação às quartas de final do Estadual, o Red Bull Bragantino receberá o Santos com a cabeça no Botafogo, que goleou o Aurora, da Bolívia, por 6 a 0, na última quarta-feira (28), e será o seu próximo adversário na terceira fase preliminar da Libertadores.

O confronto de ida com a equipe carioca será disputado na próxima quarta-feira (6), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Por isso, não está descartada a possibilidade de o técnico Pedro Caixinha colocar em campo uma equipe alternativa diante do Santos.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Botão Voltar ao topo