Brasil

Ida ao Benfica pode aproximar Marcos Leonardo da Seleção? Empresário do jogador acredita que sim

Empresário de Marcos Leonardo revela que o projeto é ver o atacante na próxima Copa do Mundo

Vendido ao Benfica, de Portugal, na última semana, por 18 milhões de euros (R$ 96 milhões na cotação do dia), Marcos Leonardo já iniciou os seus treinamentos no novo clube e vive a expectativa de estrear ao longo das próximas semanas. Responsável pela transferência do Santos para os Encarnados, o empresário do centroavante, Fernando Brito, explicou para a Trivela como surgiu o interesse e se desenvolveu a negociação para que o Menino da Vila fosse negociado com o time de Lisboa.

Por conta do período de férias após o rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro, Marcos Leonardo ainda não tem condições de jogo. O atleta participou dos treinamentos de sexta-feira (5) e sábado (6), mas não foi relacionado para o confronto contra o Arouca, que terminou com a vitória benfiquista por 3 a 0.

O interesse do Benfica no Marcos Leonardo começou nesta janela de transferência ou vem desde a janela passada quando os clubes ingleses e italianos fortaleceram a procura?
Eu e o Benfica mantemos contato desde 2021.

O rebaixamento do Santos no Campeonato Brasileiro trouxe algum tipo de desvalorização para o Marcos Leonardo?
É claro que o rebaixamento nunca é positivo para a carreira de um atleta. Foi um ano muito difícil para ele, mas estamos felizes com o fato de termos entrado no Top 5 de maiores transferências da história do Santos, um clube por onde passou grandes craques. Em termos de valorização, acredito que conseguimos atingir nosso objetivo.

Como foi o andamento das negociações? O Santos demonstrou resistência para a venda?
O Santos viu que o melhor era a venda do Marcos Leonardo. Nós fizemos o projeto para saída em julho do ano passado, mas a transferência acabou sendo barrada por conta da situação do clube. Entendemos tudo que o Santos vinha vivendo dentro do Campeonato Brasileiro, reorganizamos e ficamos. Agora em janeiro todos nós concordamos que era o momento ideal para a transferência.

Por que o Benfica pode ser um bom projeto para a evolução do Marcos Leonardo?
Por ser um clube protagonista, que briga por títulos todos os anos, disputa competições europeias e e vai disputar o mundial de clubes em 2025.

São cinco anos de contrato assinado. Qual será o principal objetivo do Marcos Leonardo com Benfica?
O principal objetivo é seguir se desenvolvendo tecnicamente e ganhando oportunidades. Seja dentro da Europa ou na seleção Brasileira. Todos sabem que o nosso foco é ter o Marcos Leonardo entre os convocados para a Copa do Mundo de 2026.

No seu entendimento, o Marcos Leonardo fica mais próximo da Seleção Brasileira atuando na Europa?
Com certeza. Aqui na Europa estão os melhores jogadores do mundo. Ele fazendo aquilo que sabemos que ele pode fazer a convocação será uma consequência natural.

Como você define a trajetória do Marcos Leonardo no elenco profissional do Santos?
O Marcos Leonardo foi artilheiro nas duas temporadas em que jogou como titular do Santos, além de ter feito quatro gols nas últimas rodadas de 2021 que salvaram a equipe do rebaixamento naquela edição. Todos os campeonatos que o Marcos Leonardo disputou pelos profissionais do Santos foram com lutas contra o rebaixamento. Eu penso que o resultado individual foi positivo. Principalmente se analisarmos que ele estava em um time com tantos problemas. O Santos fez seu papel e acreditou no jogador que sai desta primeira passagem pelo clube com 54 gols em 168 jogos. Claro que ele errou, teve situações em que ele aprendeu, evoluiu e sem dúvidas será fundamental para o decorrer da sua carreira. Sabemos que o torcedor sentiu muito o rebaixamento e ele também, mas o carinho e o respeito não mudará.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo