Brasil

Provável saída de Luan do Palmeiras é início de reformulação silenciosa ou caso pontual?

Jogado é um dos líderes de Abel no Palmeiras, mas não vem conseguindo brecha para ser titular

Fontes ouvidas pela Trivela afirmam ser provável que o zagueiro Luan se transfira para o América do México. A proposta feita pelo clube mexicano é menor que a multa contratual do atleta, mas suficientemente próxima para a negociação seguir.

Sem espaço no momento, Luan deseja ir para o clube onde possa ter mais chances. Por conta da lesão de Gustavo Gómez durante o Campeonato Paulista, o camisa 13 tem muitos minutos e bons números na temporada, mas que não convenceram Abel a abrir mão de Murilo ou Gómez, após sua recuperação.

O Palmeiras não vai se opôr à saída do jogador. Entende-se que o zagueiro, após anos de muita dedicação, desde 2017, merece ter sua vontade respeitada.

Reformulação?

Desse modo, menos do que ato planejado de uma reformulação, a saída de Luan é o cumprimento de um desejo do atleta, diante de uma proposta recebida.

Muita embora sua negociação abra espaço para Kaiky Naves e Vitor Reis, que vêm impressionando Abel nos treinamentos.

Revelada pelo Nosso Palestra antes da confirmação da reportagem, a negociação tem o dedo de Paulo Vitor Guimarães, o PV, ex-sub-20 do Palmeiras, assistente de André Jardine no América.

Mas é óbvio que, em parte, a provável saída auxiliaria a diretoria num necessário processo de renovação do elenco. Abel já falou abertamente do tema em entrevistas coletivas, e disse adorar liderar processos do tipo.

Luan não é o único jogador de confiança de Abel a perder o lugar no time titular devido à chegada de um reforço de peso. Mas foi um dos primeiros.

Murilo atropelou

Murilo chegou ao clube em janeiro de 2022, pouco antes do Mundial de Clubes de 2021, no qual Luan foi titular e o Palmeiras foi vice-campeão, em fevereiro.

Pouco depois do torneio jogado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, Luan sofreu uma grave lesão muscular na coxa esquerda, voltando a jogar apenas cerca de quatro meses depois.

Quando retornou, o camisa 13 viu Murilo no seu lugar. Um dos capitães de Abel, o defensor teve de entender que havia se tornado reservam diante do excelente desempenho de Murilo.

Mais gente na mesma

Rony passou por algo semelhante com a ascensão de Endrick. Inicialmente, eles foram escalados juntos, no início de 2023. Depois, Rony ficou no time e Endrick voltou ao banco. Mas nos três últimos meses de 2023, e até a semana passada, Endrick foi dono da posição.

Hoje, quem passa pela situação é Zé Rafael. Aníbal Machado e Richard Ríos são os titulares. Entre idas e voltas por conta de lesões, e a chegada de Aníbal em alto nível, Zé perdeu status.

Mas, como Ríos vai para a Copa América, a tendência é que ele volte a jogar com mais sequência nos próximos 30 dias, acirrando a disputa por uma vaga no time titular.

Em um movimento que parte da torcida considera ser necessário e até atrasado, o meia Raphael Veiga pode ser o próximo a encarar uma situação de perda de oposição.

Rômulo tem entrado bem e melhorado a equipe. Veiga vive fase técnica ruim e tem demonstrado falta de confiança.

Na vitória sobre o Criciúma, no último domingo (2), Rômulo foi titular pela primeira vez, ainda que ao lado de Veiga. Um indício de que o ex-Novorizontino começa a ganhar mais a confiança de Abel.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo