Brasil

Rossi se firma de vez no gol do Flamengo com recordes, segurança e confiança da torcida

Goleiro argentino é titular absoluto com Tite e está há mais de mil minutos sem sofrer gol com a camisa do Flamengo

O jogo de volta contra o Fluminense confirmou o Flamengo na decisão do Campeonato Carioca, mas foi um pouco incomum para o torcedor. Acostumada com a ofensividade, a torcida viu um Rubro-Negro com muita força defensiva. Quando a bola passava pela dupla de zaga formada por Fabrício Bruno e Léo Pereira, o goleiro Rossi estava lá para salvar.

O argentino, titular absoluto com Tite, foi um dos protagonistas neste jogo de volta da semifinal do Carioca. Seguro e sereno, Rossi fez pelo menos duas defesas importantes para manter o Fluminense longe de uma reviravolta. Contratado com grandes expectativas no ano passado, o arqueiro vai, finalmente, dando frutos ao Flamengo.

Recordes históricos

A atuação segura não foi o único fator a ser comemorado por Rossi. Com mais um “clean sheet”, Rossi chegou a 960 minutos consecutivos sem sofrer gol pelo Flamengo, o maior tempo de um goleiro não vazado na história do clube. A marca anterior era de Cantarele, que ficou 959 minutos sem uma bola na rede entre 1978 e 1959. Contando com os acréscimos, o goleiro argentino não concede há 1.100 minutos.

— Essa marca que eu cheguei hoje é muito importante, passando o Cantarele na história do Flamengo, mas sempre vou falar a mesma coisa. Não é um jogo apenas do goleiro, é um jogo coletivo, são 11 jogadores dentro de campo. Todos estão fazendo um grande trabalho no aspecto defensivo. Tenho que agradecer a eles. É isso que temos que procurar — disse Rossi, na zona mista, após o empate em 0 a 0 com o Fluminense.

O último gol sofrido por Rossi foi diante do Orlando City, mas, contando jogos oficiais, a marca já dura desde o ano passado, mais precisamente na rodada derradeira do Campeonato Brasileiro. O Flamengo enfrentou o São Paulo e perdeu por 1 a 0 com gol do atacante Luciano, aos 25 minutos do primeiro tempo.

De quebra, além do fator individual, Rossi também ajudou o Flamengo a alcançar sua maior sequência de jogos sem sofrer gol na história. Já são 11 jogos oficiais sem que a meta seja vazada, entre oito vitórias, três empates e um saldo de 20 (!) positivo.

Sequência como titular já dura seis meses

Rossi chegou ao Flamengo seis meses após ter sido contratado, como parte de acordo junto ao Boca Juniors e ao atleta, mas demorou outros três para ganhar a condição de titular. Quando desembarcou, o argentino viu Matheus Cunha receber muita confiança de Sampaoli. O declínio do Garoto do Ninho, no entanto, abriu brecha para que ele pudesse estrear, na 24ª rodada do Brasileirão, diante do Goiás.

As primeiras chances vieram com Sampaoli, e Rossi iniciou a grande final da Copa do Brasil, mas acabou oscilando em mais um vice-campeonato. Desde que Tite chegou, contudo, o argentino é outro e passa muita confiança para o torcedor. Tanto que a sequência no 11 inicial do Flamengo já dura quase seis meses. O arqueiro virou o ano como titular.

RJ – RIO DE JANEIRO – 03/16/2024 – CARIOCA 2024, FLAMENGO (Photo by Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA) – Photo by Icon Sport

Ao todo, Rossi já participou de 36 jogos com a camisa do Flamengo, sendo 34 oficiais. O argentino sofreu apenas 23 gols, sendo 22 no ano passado. Se o início foi conturbado, o torcedor rubro-negro entende, atualmente, o esforço do departamento de futebol para trazer o arqueiro. Depois de Diego Alves, apenas Santos tinha experimentado esse tipo de sucesso. 

Confiança de Tite

Todo esse processo de adaptação passa muito pela confiança de Tite. O comandante gosta de goleiros experientes, como é o caso de Rossi, e colocou rapidamente o argentino para ser titular, não houve dúvida alguma quanto a isso desde a chegada do treinador. Assim como em outros casos, como o de Varela, esse contato diário com a comissão técnica foi fundamental para o goleiro.

Veja números de Rossi em 2024

  • 12 jogos (Todos como titular)
  • 1 gol sofrido (contra o Orlando City, na Flórida)
  • +23 de saldo quando está em campo
  • 2 cartões amarelos
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo