Brasil

Lembra dele? Fábio Rochemback está de volta ao futebol após dez anos de aposentadoria

Brasileiro que atuou no Barcelona e na dupla Gre-Nal defende equipes amadoras em Santa Catarina

Revelado nas categorias de base do Internacional, e com passagens pelo Middlesbrough da Inglaterra, Barcelona, e Grêmio, Fábio Rochemback está de volta ao futebol — mas não como você pensa.

Aposentado oficialmente dos gramados desde 2014, o ex-volante defendeu o Oeste de Santa Catarina, na última quinta-feira (10) em partida válida pelo campeonato Regional Amador.

Rochemback entrará em campo pela competição novamente nesta segunda-feira (14), mas defendendo o Guarani.

Aos 42 anos, o ex-volante da seleção brasileira retorna aos gramados, em um movimento comum de alguns ex-atletas, que tentam manter a forma em campeonatos amadores.

Em São Paulo, competições como a Super Copa Pioneer estão repleta de ex-jogadores profissionais, que ainda gastam seu futebol, em um ambiente cada vez mais competitivo.

O zagueiro Maurício Ramos, o volante Cristian, o meia Bruno César, e o atacante Wellington Paulista, são alguns deles.

O início meteórico de Rochemback no futebol profissional

Dono de um potente chute, o volante ganhou projeção internacional ao ser convocado por Emerson Leão para defender a seleção brasileira com apenas 19 anos. 

Sua estreia pela Canarinho aconteceu em sete de outubro de 2000, há exatos 24 anos. Na ocasião, o jogador acompanhou do banco de reservas a goleada brasileira sobre a Venezuela por 6 a 0, nas Eliminatórias da Copa de 2002.

Tamanho potencial chamou a atenção do Barcelona, que na época pagou nove milhões de euros para contratar a jovem revelação em 2001.

No ano seguinte, a chegada de jogadores como Saviola, Riquelme e Sorín fez o volante brasileiro perder espaço. Rochemback acabou emprestado ao Sporting entre 2003 e 2005, retornou ao Barça, e em seguida partiu em definitivo para o Middlesbrough.

Entre 2005 e 2008, o volante brasileiro atuou em 91 jogos pelo clube inglês, marcando sete gols, e contribuindo com nove assistências.

Passagem de destaque na Premier League e retorno ao futebol brasileiro

Rochemback chegou ao Middlesbrough durante a temporada 2005/2006. Nesta época, o Boro vivia uma de suas melhores fases, já que ostentava oito temporadas seguidas na elite do futebol inglês.

Nas três temporadas em que ficou na Inglaterra, Rochemback participou ativamente das sólidas campanhas que o time fez, se mantendo na primeira divisão.

Sua melhor temporada pelo Middlesbrough ocorreu em 2007/2008, quando disputou 33 jogos, participando diretamente de cinco gols.

Rochemback teve passagem de prestígio pelo Middlesbrough, em um dos melhores momentos do clube no cenário inglês
Rochemback teve passagem de prestígio pelo Middlesbrough, em um dos melhores momentos do clube no cenário inglês. Foto: Imago

Curiosamente, o período em que o brasileiro deixou o Boro aconteceu paralelamente a uma queda vertiginosa do clube.

Rebaixado em 2008/2009, o Middlesbrough só retornou à Premier League em 2017/2018, mas sofreu novo rebaixamento naquela temporada, e nunca mais figurou entre as principais equipes da Inglaterra novamente.

Rochemback retornou ao Brasil para defender o Grêmio, principal rival do clube que o projetou ao futebol. Entre 2009 e 2012, o volante disputou 106 jogos, marcando seis gols e contribuindo com dez assistências.

Em sua última passagem pelo futebol brasileiro, Fábio Rochemback defendeu o Grêmio entre 2009 e 2012
Em sua última passagem pelo futebol brasileiro, Fábio Rochemback defendeu o Grêmio entre 2009 e 2012. Foto: Imago

Fim de carreira, e polêmica com envolvimento em crime ambiental

O volante brasileiro terminou sua carreira em 2014, após dois anos defendendo o DL Aerbin da China. Voltou à mídia após um suposto envolvimento em crimes ambientais. 

Em 2011, ainda quando jogava profissionalmente, a polícia encontrou galos de rinha em uma fazenda do jogador na cidade de Soledade, no Rio Grande do Sul.

Seis anos mais tarde, em 2017, uma megaoperação conjunta do Ministério Público com a Polícia Civil e Brigada Militar autuou mais de 100 pessoas, incluindo Rochemback.

Segundo informações do G1, todos os envolvidos participavam de uma rinha de galo na cidade de Três Capões, no interior do estado gaúcho.

Ao todo 89 galos e mais de R$ 100 mil reais foram apreendidos pelas autoridades, além de materiais promocionais, como camisetas e bonés, armas e drogas.

O pai do jogador, Juarez Rochemback chegou a negar a participação do filho, afirmando que os dois estavam juntos em Soledade.

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo