Brasil

Defesa do Corinthians revelou Murillo para o futebol, ma sofreu com problemas nas duas laterais

Com saída de Gil e aposentadoria de Fábio Santos, diretoria do Corinthians terá urgência para repor peças no setor que já foi referência no futebol brasileiro

Referência no futebol brasileiro nos últimos anos, independente do treinador que estivesse no comando, a defesa do Corinthians teve um ano sofrível. Na temporada em que disputou cinco competições, que, juntas, somam 64 partidas no ano, o alvinegro acumulou um saldo de apenas dez gols – 62 sofridos e 72 marcados. 

As laterais foram as principais dificuldades do sistema defensivo do Corinthians em 2023. Com um vetarano de cada lado – Fagner e Fábio Santos -, e reservas que não conseguiram se firmar na posição mesmo com a sequência de troca de treinadores, o time ficou sem opções, e até mesmo o número previsto de partidas do camisa 6 antes da aposentadoria foi ultrapassado.

A maior prova de que o sistema não funcionou foi a primeira contratação para 2024: Hugo, lateral-esquerdo, que vai chegar para disputar com Matheus Bidu a vaga deixada pelo multicampeão. Nem tudo, no entanto, é terra arrasada. No miolo da zaga, Lucas Veríssimo, trouxe segurança à equipe, apesar da sentida saída da grande revelação Murillo para o Nottinghan Forest.

Lucas Veríssimo e Murilo foram os pontos fortes da defesa do Corinthians

Em 2023 o Corinthians passou por muitas mudanças de padrão tático em todos os setores do campo, e é inevitável relacioná-los com as quatro trocas de comando (e de filosofia de jogo). As principais mudanças vieram com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, quando o time chegou a duas semifinais de competição.

Uma delas foi a entrada de Lucas Veríssimo no time titular. O zagueiro chegou por empréstimo do Benfica, e além de acrescentar alguns centímetros para a defesa dentro da área, ele também auxiliou no ataque, sempre atento às oportunidades em bolas paradas e escanteios. Mas a

Mas o ponto mais forte do Timão foi a promoção do Murillo, que integrava o sub-20 do time. O zagueiro de 21 anos, era a quinta opção no elenco, mas quando foi utilizado, tomou conta da vaga. Sua adaptação foi rápida, e o desempenho tão bom que chamou rapidamente a atenção de clubes da Europa. A diretoria alvinegra não segurou Murillo por muito tempo. A negociação com Nottingham Forest, da Inglaterra, rendeu R$ 64 milhões.

Laterais foram os pontos fracos da defesa do Corinthians

O maior problema defensivo do Corinthians foram as laterais, sendo a esquerda a mais frágil durante toda a temporada. Com as dificuldades de Matheus Bidu em se firmar na posição, o clube se viu forçado a colocar Fábio Santos na maior parte dos jogos do ano. O lateral multicampeão que já havia anunciado que se aposentaria no final de 2023, e seu plano era atuar em ao menos 25 jogos no ano. Sem uma peça de reposição, Fábio atuou em 54.

Com as dificuldades no preparo físico, o camisa seis sofreu por não acompanhar os adversários nas jogadas e falhando em lances objetivos, como diante do Fortaleza, na semifinal da Sul-Americana, quando acabou escorrendo e não conseguiu cortar a bola. Quando acionado, Bidu falhou tanto quanto Fábio, e foi mais questionado ainda. 

Agora com a aposentadoria do Fábio Santos e as dificuldades de Bidu, o Corinthians foi ao mercado antes mesmo da temporada chegar ao fim, e fechou contrato com Hugo, lateral que defendeu o Goiás em 2023. Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, o acordo está fechado desde as últimas rodadas do Brasileirão. O atleta também é jovem, e é mais uma aposta do alvinegro. Em seu primeiro ano como jogador na elite do futebol, Hugo marcou apenas um gol, diante do São Paulo.

O que esperar da defesa do Corinthians em 2024?

O Corinthians passará por uma gigantesca reformulação em todos os setores, algumas mudanças já começaram a ser feitas pela atual diretoria e pelo comissão técnica. Além de Fábio Santos, uma das saídas já confirmadas foi a do Gil. Multicampeão com a camisa do clube em anos anteriores, o zagueiro só tinha contrato até o final de dezembro, e foi informado na última sexta-feira (08), que não teria o vínculo renovado.

Quem também pode deixar o clube é o uruguaio Bruno Mendéz, e o time também precisará de reposição a altura. Vale ressaltar que Verissimo também deve deixar o clube, já que seu contrato de empréstimo é valido só até o meio do ano.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo