Renovação? Primeiros dias de Tite animam ambiente no Flamengo
Treinador passa bastante tempo no Ninho do Urubu, com apoio íntegro do departamento de futebol e elogios de quem vive o dia a dia do clube
Os primeiros dias de Tite no Flamengo foram repletos de tarefas dentro e fora dos gramados do Ninho do Urubu. O treinador conheceu as instalações do Centro de Treinamento do Rubro-Negro na sua totalidade, ouviu funcionários e teve longas conversas com departamento de futebol e elenco. Todo esforço vale na hora de se adaptar ao novo desafio na carreira.
A postura de Tite também impressionou aqueles que estão no dia a dia do clube. A diferença no tato com as pessoas para seus antecessores é notória, e o Flamengo começa a conseguir virar uma chave que pareceu estar emperrada em 2023. A Trivela conversou com fontes ligadas ao Rubro-Negro e destrincha as primeiras impressões do trabalho do novo comandante.
Longas horas no CT
Ainda que os treinos tenham sido marcados para a parte da tarde, Tite chegou todos os dias pela manhã no Ninho do Urubu. O objetivo era conhecer as instalações de maneira completa. Pouco importava se era a cozinha, o campo ou seu próprio escritório, o comandante passava com o mesmo semblante: um sorriso no rosto que cativava os funcionários que trabalham no Centro de Treinamento, conforme veiculado pelo ge.
O tour terminou com uma conversa com praticamente todos os funcionários, para frisar a importância de um Flamengo unido com um todo. Para quem viveu o momento, em contato com a Trivela, ficou fácil de separar: “É outra coisa, não tem nem comparação”. Outra fonte relatou à reportagem que foi “um dos melhores momentos” deste ano.
Foi justamente esse tato, o olho no olho, com todos que mais se destacou nos primeiros dias de Tite. Chegou devagar, sem pé na porta, com vontade de entender as funções de cada um no dia a dia do Flamengo. Afinal, como mencionado, o objetivo é devolver a integridade, o núcleo de uma espécie de família ao dia a dia do Rubro-Negro.
O resultado desse esforço coletivo foram horas e mais horas de Tite no Ninho do Urubu. Para ter uma noção do tamanho, o comandante ficou quase de 12 horas em seu primeiro dia de Flamengo, e mais de oito no segundo. Dessa forma, é possível afirmar que ele passou quase metade do tempo dos últimos dois dias no Centro de Treinamento. Para quem vai participar ativamente do processo de reformulação, está ótimo.
Apoio incessante de Marcos Braz
Mesmo que tenha levado cinco membros para integrar sua comissão técnica, incluindo seu filho, Matheus Bachi, Tite teve um fiel escudeiro diferente nos primeiros dias de Flamengo. O vice-presidente de futebol, Marcos Braz, foi designado por Rodolfo Landim, presidente do clube, para acompanhar cada passo do treinador. Quem esteve no Ninho do Urubu neste período viu clima amistoso e de muita conversa entre os dois.
A dupla, inclusive, participou de diversas reuniões, cujos temas englobavam planejamento para a reformulação e até o gramado, seja do Maracanã ou do Ninho do Urubu. Tite é adepto da excelência em seus trabalhos e, ainda que as instalações do clube tenham sido amplamente elogiadas pelo treinador, o Flamengo promete não medir esforços para deixar o comandante à vontade.
Braz, inclusive, relatou a animação pela chegada de Tite em entrevista à FlaTV. O vice-presidente de futebol disse que as reuniões foram extremamente positivas para a adaptação do treinador ao Flamengo.
— Estou muito confiante pelo que vi nessas primeiras horas aqui. A maneira com que ele andou aqui dentro do CT e com a qual se relacionou com outras pessoas. A maneira com que tivemos as reuniões com todos os departamentos do futebol — confirmou.
Jogadores do Flamengo estão mais animados
Se o clima já era bom depois da saída de Sampaoli, ainda com Mário Jorge, a chegada de Tite facilitou bastante a virada de chave dos atletas. Grande parte deles, inclusive, já trabalhou com o treinador na Seleção Brasileira. Ao todo, são 11 atletas nessas condições: Santos, David Luiz, Pablo, Rodrigo Caio, Filipe Luís, Gerson, Everton Ribeiro, Cebolinha, Bruno Henrique, Pedro e Gabigol.
Alguns, inclusive, já foram mais incisivos sobre a melhora do ambiente com a chegada de Tite. Enquanto Léo Pereira citou o comandante como uma nova esperança para o Flamengo, Cebolinha confirmou que a motivação é a grande virtude do treinador.
Durante o primeiro contato, Tite conversou com cada atleta presente no elenco do Flamengo e apresentou um vídeo motivacional, de cerca de 40 minutos, antes de levar a equipe a campo para iniciar a atividade. Essa informação foi confirmada primeiro pelo UOL. No treino, o comandante ficou mais em silêncio, enquanto sua comissão técnica estava mais em contato com os jogadores. O trabalho focou mais na posse de bola, e não na parte física.
Vale destacar que o departamento de futebol, em união com a comunicação do clube, ainda não definiram quando será a apresentação oficial de Tite. Ouvido pela Trivela, o Flamengo citou que o evento destinado à imprensa deve acontecer na semana que vem, sem data certa. A estreia, por sua vez, será no jogo contra o Cruzeiro, na próxima quinta-feira (19), às 19h (de Brasília), no Mineirão.