Brasil

Os momentos marcantes de Silvio Luiz, o narrador que não gritava gol

Em 70 anos de carreira, jornalista marcou história e revolucionou a transmissão esportiva com sua irreverência

Silvio Luiz nos deixou na última quinta-feira (16), em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Sua maneira irreverente de narrar marcou época, e é referência para os novos profissionais do ramo. Dono de uma voz inconfundível, forte, e que nos trouxe muita emoção nos últimos anos, o jornalista revolucionou a maneira de narrar jogos de futebol. Sem gritar a palavra gol, Silvio fazia do momento mais importante do esporte bretão uma verdadeira obra de arte, recheada de criatividade e alegria a todos os torcedores do Brasil.

Silvio Luiz cobriu seis Copas do Mundo, nove Olimpíadas, e deu voz a diversas outras competições como o Brasileirão da Série B, Serie A da Itália, Premier League, Campeonato Carioca, e Campeonato Paulista. Em seus mais de 70 anos de profissão, seus bordões em cada lance prendiam a atenção do espectador de maneira única, o fazendo aguardar ansiosamente pelo grito de gol, ou melhor, pela letra “É”, única coisa que gritava quando a bola balançava a rede.

Fazer uma seleção dos momentos mais marcantes do futebol narrados por Silvio Luiz é um verdadeiro desafio, mas nós da Trivela separamos alguns lances históricos, não necessariamente gols. Além de narrar as jogadas durante a partida de uma maneira muito envolvente, Silvio mergulhava para os acontecimentos fora dos gramados, criando cenários cômicos com seus comentários sobre fatos fora das quatro linhas. Confira e relembre alguns dos momentos mais icônicos desta vanguarda da comunicação esportiva.

Momentos marcantes do futebol narrados por Silvio Luiz

Gol de Rivaldo contra a Dinamarca na Copa de 1998

Brasil e Dinamarca fizeram um dos melhores jogos da Copa da França em 1998. O duelo era válido pelas quartas de final da competição e estava empatado por 2 a 2. A partida era difícil para a Canarinho, mas a individualidade de Rivaldo resolveria a partida ao time brasileiro. O craque recebeu a bola da intermediária, carregou e acertou um lindo chute, no cantinho do excepcional Schmeichel. A jogada fica ainda mais emocionante narrada por Silvio Luiz, que na época estava no SBT.

Briga entre Oscar Roberto Godoi e Vanderlei Luxemburgo

Bom, o futebol brasileiro nos anos 90 é lembrado até hoje como um período folclórico, com muita festa, provocações, e polêmicas, muitas polêmicas. Em 1993, durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras pela final do Campeonato Paulista, Vanderlei Luxemburgo, então técnico do Alviverde, discutiu feio com Oscar Roberto de Godoi, um dos árbitros mais importantes da época.

O treinador chegou a chamar o juiz de são-paulino, e toda a confusão foi acompanhada de perto por Silvio Luiz, que comentou a confusão.

Gol antológico de Denner contra o Santos

Denner era um dos principais jogadores do Brasil nos anos 90 e marcou um gol de Pelé contra o Santos no Canindé pelo Campeonato Paulista de 1993. Na ocasião, o Peixe abriu 2 a 0 com gols de Neizinho e Ranielle. A Portuguesa foi buscar a virada, e o craque da Lusa anotou o último gol do jogo, um gol inesquecível narrado assim na voz marcante de Silvio Luiz.

Invasão de gato no gramado

Bom, este lance a seguir virou meme, sendo utilizado em vídeos de humor relacionados ao futebol até hoje. São Paulo e Real Madrid se enfrentaram em 1992. Tudo corria bem até que um gatinho entra no gramado, e Silvio Luiz, com toda a sua irreverência, imita um cão para espantar o bichano do gramado.

E então torcedor, você se lembra de mais um lance icônico narrado por Silvio Luiz? Conte nos comentários.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo