Ídolo do Atlético-MG, Reinaldo segue ativo em causas sociais, agora por Brumadinho
Reinaldo atuará em um jogo beneficente por justiça para famílias de vítimas de crime ambiental
Historicamente um dos jogadores com maior identificação com causas sociais no esporte, o ex-atacante e um dos maiores ídolos da história do Atlético-MG, Reinaldo, aos 67 anos, vai se juntar às famílias das vítimas da barragem de Brumadinho neste sábado (23). Ele atuará em um jogo beneficente, que busca não só justiça e deixar a tragédia viva na memória, como também conscientizar para que não se repita.
Desde quando começou a jogar, ainda na década de 70, Reinaldo sempre fez questão de se posicionar politicamente e em causas sociais, principalmente sobre racismo. Sua comemoração com o punho cerrado, gesto dos Panteras Negras, ficou marcada na história do futebol brasileiro como um símbolo da resistência do povo preto.
Após fazer história pelo Galo e pela Seleção Brasileira, Reinaldo se aposentou como Rei, mas nunca deixou de lado seu ativismo, e agora vai à luta com as famílias das vítimas da barragem de Brumadinho, tragédia que aconteceu em 2019 e vitimou 272 pessoas na cidade mineira. Entre as vítimas, estavam 15 jogadores e dirigentes do futebol amador da região, que também eram trabalhadores ou prestadores de serviço da mineradora responsável pela barragem.
Reinaldo defenderá o time dos familiares das vítimas de Brumadinho em um jogo beneficente que acontece na cidade neste fim de semana, mais especificamente no sábado (23), no campo do Canto do Rio. O evento é mais uma tentativa de fazer barulho em busca de justiça pelo ocorrido em 2019, já que, até o momento, ninguém foi julgado pelo rompimento da barragem e a morte das 272 pessoas.
Além disso, é também mais uma ação para não deixar nem a tragédia e nem os mortos serem esquecidos, além de alertar e conscientizar para que esse tipo de coisa nunca mais aconteça, como citou Reinaldo em contato com a Trivela.
– Esse convite deve ser para todo o povo brasileiro, para que eles não esqueçam da tragédia de Brumadinho, e que todos os familiares das vítimas devem ter essa reparação. E também deve ser feita justiça para os responsáveis por essa tragédia — afirmou.
Vou participar, não só pelo intuito de alertar e anunciar o descaso que aconteceu em Brumadinho, dessa tragédia, mas para que não se repita. Para que agora, daqui pra frente, todos tenham a consciência e responsabilidade de que é preciso ter uma atenção não só da exploração do mineiro, mas também com a comunidade que vive em torno — Reinaldo
Outros ex-jogadores em prol de Brumadinho
Além de Reinaldo, o ex-lateral do América-MG, Estevam, também vai defender o time dos familiares de Brumadinho. Eles vão enfrentar uma seleção de ex-jogadores, que vai contar com nomes como Sergio Araújo, Donato, Wellington Amorim, Augusto Recife, Célio Lúcio e Somália. Eles serão treinados pelo também ex-atleta Jorge Valença.
Além dos ex-jogadores, outra presença no evento será de Darlei Pisetta, pai de Bernardo, goleiro de apenas 14 anos que morreu no Incêndio do Ninho do Urubu, também em 2019.
Ver essa foto no Instagram
Futebol por Brumadinho
- Evento: Futebol solidário em prol das vítimas da barragem de Brumadinho
- Dia: 23/03 – Sábado
- Horário: A partir de 8h30
- Local: Campo do Canto do Rio – Praça Coronel Cambraia, sem número, Bairro Santo Antônio – Brumadinho
- Entrada gratuita
- Onde assistir: YouTube da AVABRUM e do Projeto Legado de Brumadinho