Quem se destacou pelo Botafogo na disputa da Taça Rio e pode ganhar espaço no time?
Em competição que pouco importava para o clube, o Botafogo rodou o elenco, deu oportunidades para garotos e promoveu o retorno de atletas que estavam lesionados
Fora das semifinais do Campeonato Carioca e com foco voltado totalmente para a Copa Libertadores, o Botafogo usou a Taça Rio para rodar o elenco, dar minutagem para jogadores que pouco vinham atuando, e promover o retorno de atletas que estavam lesionados. Assim, mesmo com o título da competição, conquistado no último domingo, o que mais valeu para o Botafogo na Taça Rio foi observar jogadores que podem ser úteis no decorrer da longa temporada que o clube tem pela frente.
— Uma das coisas principais que a competição nos deu foi a minutagem dos atletas. Um clube como o Botafogo tem que ter atenção à base, sou suspeito para falar. Essa questão da rodagem dos meninos, atletas que estavam no DM, atletas que precisam de ritmo, hoje tivemos atletas que têm condição de serem titulares na quarta-feira. Isso é fundamental para o Botafogo e fundamental para o tamanho que o Botafogo terá daqui para frente, com Copa do Brasil e Libertadores — disse Fábio Matias após vencer o Vitória pela semifinal do Carioca.
-
Yarlen
O jovem atacante Yarlen, de 18 anos, foi um dos principais destaques do Botafogo na conquista da Taça Rio. Ele estreou ainda na Taça Guanabara, em um clássico contra o Fluminense, no Maracanã. Mas foi na Taça Rio em que ele conseguiu brilhar. Foram dois gols em duas partidas — coincidentemente, as duas no Elcyr Resende, em Saquarema, contra Sampaio Corrêa e Boavista.
O bom momento de Yarlen fez ele até ser poupado pela comissão técnico do segundo jogo contra o Boavista. No último domingo, no Nilton Santos, ele não ficou nem sequer entre os relacionados, de olho na estreia na fase de grupos da Copa Libertadores.
GOLAÇO, MEU CRIA! ⚽️?
Yarlen aproveitou a roubada de bola de Rafael e soltou a bomba pra fechar o placar em Saquarema. Goleada alvinegra! ?? #VamosBOTAFOGO
? @CanalGOATBR pic.twitter.com/Mrxk5fBNMc
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 28, 2024
-
Kauê
O volante de 19 anos já vinha recebendo oportunidades desde o começo da temporada — e vinha as aproveitando. Durante a Taça Guanabara, ele conseguiu três assistências em seis jogos — o que o fez também ganhar oportunidades na Copa Libertadores.
Mas foi na Taça Rio em que Kauê conseguiu marcar o seu primeiro gol como profissional. O garoto deixou o dele na vitória sobre o Boavista, no domingo.
GOLAÇO, CRIA! O primeiro pelo profissional do Fogão! ??? #VamosBOTAFOGO
? Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/ujArgjTXDt
— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 1, 2024
-
Kawan
Kawan começou a temporada disputando a Copinha pelo Botafogo e só depois foi integrado ao elenco principal do Botafogo. O jogador de 20 anos teve partida segura contra o Sampaio Corrêa, na ida da semifinal da Taça Rio, e foi muito bem neste domingo, contra o Boavista.
Assim como entre os voltantes, a concorrência na zaga é grande, mas Kawan, de 20 anos, deve seguir buscando sua identidade.
-
Rafael
Diferente dos nomes citados anteriormente, Rafael já é mais experiente. Ele voltou a jogar contra o Boavista, na última quarta-feira, e deu uma assistência para o gol de Yarlen. Neste domingo, no Nilton Santos, fez bom primeiro tempo, com muitas trocas de passes com Luiz Henrique pelo lado direito do campo. Com Damián Suárez suspenso para o jogo contra o Junior Barranquilla, Rafael já volta a ser opção para o time titular.
-
Luiz Henrique, Jeffinho e Patrick de Paula
O trio Luiz Henrique, Jeffinho e Patrick de Paula voltaram a atuar no último domingo, contra o Boavista, e não teve muitos minutos em campo. Luiz Henrique atuou no primeiro tempo, enquanto Jeffinho entrou no lugar com camisa 7 na etapa final. Já o volante Patrick de Paula, que não atuava há 400 dias, teve 25 minutos em campo.
A amostragem ainda é pequena, mas os três retornaram bem ao time do Botafogo. Luiz Henrique fez um ótimo primeiro tempo, chamando a responsabilidade e criando jogadas de ataque. Jeffinho, um pouco mais discreto, também entrou bem. E Patrick de Paula buscou o jogo, cobrou falta com perigo, finalizou de fora da área e levou perigo ao gol adversário.
A emoção de quem lutou demais pra voltar a campo e hoje foi abraçado pela torcida alvinegra. Vamos juntos por grandes objetivos, PK! ??? #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/MLKwre5Y0b
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 31, 2024
Com mais ritmo de jogo, o trio com certeza disputará posição no time titular do Botafogo. Mas a Taça Rio já foi importante para os três voltaram a atuar, mostrarem que estão bem e podem auxiliar o Glorioso em 2024.