Brasil

Corinthians não deve ter aumento de capacidade de sua arena no começo do Paulista; entenda o motivo

Burocracias diante aos órgãos de segurança e da prefeitura da Cidade de São Paulo ampliação pode demorar um pouco mais do que o esperado para acontecer

A pré-temporada do Corinthians começou há duas semanas e agora faltam menos de dez dias para o time entrar em campo pela primeira vez no ano, e começar a trajetória que obrigatoriamente precisa ser melhor que a de 2023. Diante as mudanças vividas pelo alvinegro e as promessas feitas para recolocar o clube entre os vencedores, é impossível controlar a ansiedade do torcedor corintiano, que vive sob a expectativa de um temporada bem menos conturbada.

Além das mudanças nas diretorias, as contratações dos novos jogadores e os acordos de patrocínios, Augusto Melo também revelo que em seus planos estavam a construção do Centro de Treinamento da Base, a venda do naming rights do CT do profissional e a ampliação da capacidade da Neo Química Arena:

— Se Deus quiser, o Corinthians abre o Campeonato Paulista com aumento da capacidade. Até julho, visitantes na parte oeste e de cima. Já abriríamos com seis mil ingressos a mais populares e 54 mil no total, com a retirada das cadeiras azuis da sul e da norte com a oeste. Vamos ampliar a norte e a sul. Eu pressiono minhas diretorias, coloco metas, por isso temos diretores técnicos. Eles têm que correr atrás e está dando tudo certo. – disse o presidente no dia 02 de janeiro, durante sua posse na sede social do clube

Apesar da projeção da diretoria, Corinthians deve estrear no Paulistão com a mesma capacidade de público 

O projeto do presidente alvinegro é aumentar o número de lugares do estádio de 49 mil para 54 mil pessoas. Para que isso aconteça, a ideia é retirar as cadeiras do setor sul do estádio corintiano, deixando-o igual o norte, onde se concentram as torcidas organizadas do clube, que também devem ter assentos retirados da junção entre a norte e oeste. Outro ponto de mudança seria pelo fato de que atualmente o torcedor do Corinthians divide o espaço com a torcida visitante, ao não ser nos clássicos paulistas, com isso dependendo do adversário e da cota de ingressos cedidas pelo clube, o que acaba “comendo” espaço da Fiel Torcida. E isso mudaria com o novo projeto, colocando os visitantes do lado oeste superior do estádio.

Inicialmente os planos da diretoria era ter essas mudanças já feitas para a estreia do time no Campeonato Paulista, marcada para o próximo domingo (21), às 18h00 (horário de Brasília), diante do Guarani, mas ao que tudo indica isso não deve acontecer, pelo menos não nesta primeira rodada, isso porque para dar início as trocas e a reforma do estádio alvinegro – que não devem alterar os mandos de campo do Timão-, o clube precisa lidar com algumas burocracias técnicas e de segurança.

Para dar início toda a ampliação, será necessário, além do aval do engenheiro da arena, uma aprovação da Prefeitura da Cidade de São Paulo, a liberação de segurança do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, essa essencial principalmente para a mudança dos visitantes já que existe um estudo de trajeto de chegada e saída para as caravanas, e com a mudança isso precisaria ser alterado e o efetivo aumentado já que a entrada seria praticamente com a torcida do Corinthians e pelo setor de camarotes, áreas vip e de cabines de imprensa da Neo Química Arena.

Todas essas questões não significam que o desejo do presidente em ampliar em mais de cinco mil lugares a Neo Química Arena não deva acontecer, porém, não será tão rápido e prático quanto o esperado por ele e pela torcida alvinegra, dependendo da aprovação dos órgãos responsáveis, o Corinthians pode jogar a reta final do Paulistão – caso chegue até lá – já com a capacidade alterada.

Foto de Jade Gimenez

Jade GimenezSetorista

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo