Brasil

Portuguesa e Guarani erram no planejamento para 2024 e fazem confronto direto contra o rebaixamento no Paulistão

Portuguesa e Guarani correm sérios riscos de queda e jogo deste domingo é fundamental para luta pela permanência no Campeonato Paulista

Portuguesa e Guarani se enfrentam às 18h (horário de Brasília) deste domingo (8), pela oitava rodada do Paulistão. O jogo acontece no Estádio do Canindé e pode ser considerado como a primeira final para os times na temporada. A Lusa é a terceira colocada do Grupo A da competição com quatro pontos ganhos, enquanto o Bugre é o lanterna do Grupo B com cinco pontos. Vale lembrar que o time da capital paulista tem um jogo a menos, confronto atrasado contra o Palmeiras e pode passar à frente do clube campineiro.

As duas equipes estão seriamente ameaçadas pela zona de rebaixamento e quem vencer o jogo deste domingo dará um passo importante para a permanência na divisão. Porém, ambas equipes voltaram a cometer as mesmas falhas de planejamento para 2024 e sofrem para se manter vivas na principal divisão estadual de São Paulo. A Portuguesa quase foi rebaixada no Campeonato Paulista em 2023, se salvando na última rodada com um gol salvador de João Victor, hoje no Guarani e partida espetacular do goleiro Thomazella, que permaneceu no clube.

Portuguesa e Guarani fazem campanhas parecidas no Paulistão

Este ano, a Lusa começou bem, vencendo a Inter de Limeira, uma das gratas surpresas da competição, por 3 x 2 no Limeirão. De lá para cá não venceu mais. O time da Portuguesa perdeu quatro jogos consecutivos para RB Bragantino, São Paulo, Ponte Preta e São Bernardo, o que causou a demissão de Dado Cavalcante. Pintado chegou e o time segue sem vencer, são dois jogos com uma derrota diante do Corinthians e um empate frente ao Água Santa.

O Guarani seguiu caminho parecido até o momento no Campeonato Paulista. Derrota para o Corinthians na estreia, empate em casa frente ao São Bernardo e uma vitória contra o Ituano por 3 x 0 na terceira rodada. A partir daí, o Bugre nunca mais venceu. Foram quatro derrotas seguidas, contra Mirassol, Santos, Inter de Limeira e Novorizontino. Assim como a Portuguesa, demitiu o técnico Umberto Louzer e trouxe Claudinei Oliveira, que estreou na última rodada diante do Santo André.

Contra o pior time do campeonato, a expectativa era de que o Guarani conseguisse vencer para afastar qualquer risco de descenso, mas não foi o que aconteceu. O Bugre começou bem, abriu 2 x 0 com Pablo Thomaz e Régis, mas cedeu o empate para o Ramalhão, ficando em situação muito delicada. Portanto, o confronto deste domingo é decisivo para a permanência dos dois times na Série A1 do Paulista.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Montagem mal feita do elenco cobrou seu preço às equipes

O roteiro é cíclico e se repetiu em Portuguesa e Guarani em 2024. Entra ano, um time é montado às pressas, com peças no mínimo questionáveis, o time vai mal, é quase rebaixado e ligeiramente melhora no segundo semestre. O Bugre sofreu risco de cair no Paulistão em 2023, fez apenas 14 pontos na primeira fase e se salvou após uma goleada de 5 x 0 em cima da Inter de Limeira. Na outra metade da temporada, conseguiu acertar o time com alguns nomes bons, como Bruninho, João Victor, Derek e estava encaminhando o acesso à Série A.

Nas últimas dez rodadas da Série B, tudo mudou, de modo inacreditável, o time campineiro não venceu mais nenhum jogo e terminou a competição na décima colocação, decepcionando seu torcedor. No caso da Portuguesa, o time treinado por Gilson Kleina só se salvou na última rodada do Paulistão e montou um time um pouco melhor para a disputa da Copa Paulista, competição que poderia devolver um calendário um pouco maior ao clube da capital.

Após uma primeira fase perfeita, a Lusa encarou o Grêmio Prudente nas quartas de final e jogando um futebol irreconhecível, perdeu o jogo de ida em Presidente Prudente por 1 x 0 e empatou em pleno Canindé por 2 x 2. Em 2024 a história se repete, os dois times mudaram praticamente todo o elenco e essa falta de um planejamento sério pode custar a um dos times o rebaixamento à Série A2 do Paulistão em 2025.

Lusa e Bugre têm jogos complicados na sequência do Campeonato Paulista

Não bastassem os problemas internos e externos que pairam sobre Portuguesa e Guarani, a tabela para os dois times na parte final da primeira fase do Paulistão é muito complicada. O time da capital tem um jogo a menos por conta do confronto atrasado diante do Palmeiras, que vai acontecer no dia 28 de fevereiro. Após enfrentar o Bugre, a Lusa encara o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, enfrenta o Mirassol, em São Paulo, e fecha sua participação na primeira fase contra o Novorizontino, em Novo Horizonte.

O Guarani por sua vez enfrenta o São Paulo no Brinco de Ouro da Princesa, o Botafogo-SP em Ribeirão Preto e encerra sua participação no Campeonato Paulista de 2024 diante do Red Bull Bragantino em Campinas. Confrontos contra dois times da Série A e um da Série B do Brasileiro. Portanto, o confronto deste domingo entre Lusa e Bugre promete muito e pode definir um dos rebaixados da edição 2024 do Paulistão.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo