Um ano sem Pelé: mundo do futebol se une e presta homenagens ao Rei
Santos, Fifa, CBF e Conmebol exaltam Pelé; eterno camisa 10 faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em razão de complicações de um câncer no cólon
Nesta sexta-feira (29), o mundo do futebol se mobilizou em prol de um só objetivo: homenagear Pelé. Isso porque, há um ano, a morte de Edson Arantes do Nascimento era confirmada em razão de complicações de um câncer no cólon. Assim, o maior jogador de todos os tempos foi lembrado por diversas personalidades, clubes e entidades do esporte mais popular do mundo através de postagens nas redes sociais.
Santos, o clube da vida do Rei
O Santos foi um dos primeiros a prestar homenagem a Pelé. Clube que projetou o eterno camisa 10 para o futebol, o Peixe relembrou a trajetória do Rei e enalteceu seu legado.
“29 de dezembro de 2022. A data que ninguém gostaria de lembrar, mas que deve ser reverenciada. O mundo chorava por um homem e a imortalidade se tornava real. Símbolo de genialidade, de excelência, de perfeição. A história marcada por 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos pelo Santos FC. Com um simples apelido, um número 10 nas costas e assim se tornou o maior de todos os tempos. Um Rei para sempre”, escreveu o clube da Vila Belmiro.
29 de dezembro de 2022. A data que ninguém gostaria de lembrar, mas que deve ser reverenciada. O mundo chorava por um homem e a imortalidade se tornava real. Símbolo de genialidade, de excelência, de perfeição. A história marcada por 1.116 jogos, os 1.091 gols, os 45 títulos pelo… pic.twitter.com/MAL7Txj0Fk
— Santos FC (@SantosFC) December 29, 2023
Fifa
Com uma arte em que coloca o rosto de Pelé (vestido de Seleção Brasileira) num quadro bordado a ouro, a Fifa fez questão de exaltar o Rei. O perfil do museu da entidade máxima do futebol, por sua vez, publicou um vídeo mostrando quadros, camisas e objetos que fazem alusão ao ex-camisa 10 e sua gigante carreira.
Pele. 🕊️
One year since we said goodbye to a legend. ❤️ pic.twitter.com/8aXVF0HxQZ
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 29, 2023
Forever Pelé, O Rei 👑
1940 – 2022 pic.twitter.com/UA7HNij5NZ
— FIFA Museum (@FIFAMuseum) December 29, 2023
CBF
Em seu site, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reverenciou Pelé e relembrou as diversas ações realizadas em referência ao Rei nestes últimos 12 meses.
“Em 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento nos deixou, aos 82 anos, vencido por um câncer de cólon. Um ano depois de seu falecimento, o Rei Pelé permanece no imaginário de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo em reconhecimento à sua genialidade, arte e talento jamais vistos em um jogador de futebol.
Símbolo maior do esporte mundial, Pelé recebeu inúmeras manifestações desde então. A CBF estampou por meses em 2023 um gigantesco painel com a imagem dele na fachada de sua sede, no Rio, com a clássica imagem de Pelé comemorando um gol abraçado a Jairzinho na Copa do Mundo de 1970.
Na semana da morte do eterno camisa 10 da Seleção Brasileira, a CBF decretou luto e todas as bandeiras da sede foram postas a meio mastro”, diz parte do texto da CBF.
Conmebol
Pelé também foi homenageado pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Através do “X” (antigo Twitter), a Conmebol publicou uma ilustração do ídolo mundial com a camisa da Seleção Brasileira, coroa na cabeça e rodeado de troféus, incluindo as duas taças da Copa Libertadores, conquistadas pelo jogador no Santos.
“Um ano sem o eterno rei! Pelé deu vida à camisa 10, transcendeu fronteiras e mudou a história do futebol. Sua genialidade em campo mostrou ao mundo o melhor do talento sul-americano. Inigualável. Incomparável. O dono de um legado único e imortal.”
Um ano sem o eterno rei!
Pelé deu vida à camisa 10, transcendeu fronteiras e mudou a história do futebol. Sua genialidade em campo mostrou ao mundo o melhor do talento sul-americano.
Inigualável. Incomparável. O dono de um legado único e imortal. ⚽👑#PeléEterno ♾ pic.twitter.com/OWZKMHB5zP
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) December 29, 2023
Cristo Redentor
O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, receberá projeções das camisas mais famosas usadas ao longo da carreira de Pelé. Na noite desta sexta-feira (29), a partir das 19h30 (horário de Brasília), o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor realizará uma missa em memória ao Rei. Durante a cerimônia, Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, lerá uma homenagem enviada pelo Papa Francisco. Haverá também uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.
Missa em Três Corações, terra natal de Pelé
A partir das 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira, uma missa será celebrada em homenagem à Pelé na Igreja Matriz Sagrada Família, em Três Corações (Minas Gerais), terra natal do ídolo. A cerimônia contará com a presença de familiares e fãs do Rei do futebol.