Brasil

Pedro fora do Flamengo seria erro grave do clube, com grande parcela de Filipe Luís

Por não se encaixar no esquema de jogo do treinador rubro-negro, atacante tem convivido com o banco de reservas

Antes intocável, Pedro parece estar perdendo cada vez mais espaço no elenco do Flamengo. Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, do “UOL”, a diretoria rubro-negra gostaria de receber uma boa proposta pelo atacante para o mesmo deixar o clube.

Notícia no mínimo surpreendente, que irritou flamenguistas e ligou o alerta no mercado de transferências. Ídolo da maior torcida do país e jogador de seleção brasileira, Pedro é um dos atacantes mais respeitados do futebol sul-americano.

Dito isso, o que explica a suposta intenção do Flamengo de negociar seu camisa 9? Não seria um movimento precipitado?

Filipe Luís se contradisse?

Filipe Luís, técnico do Flamengo
Filipe Luís, técnico do Flamengo (Foto: Imago)

No início de fevereiro, após o Flamengo derrotar o Botafogo e conquistar a Supercopa Rei, Filipe Luís afirmou que, com a volta de Pedro — na época ainda se recuperando de grave lesão no joelho —, adotaria um modelo de jogo para beneficiar o camisa 9. Abaixo, relembre a declaração completa do treinador:

— Não é o jogador para [se encaixar] no modelo de jogo. O treinador tem que fazer o modelo de jogo para esse jogador. E quando o Pedro voltar, o treinador vai fazer um modelo de jogo para o Pedro. O time vai se adaptar ao Pedro. Não tenha dúvida que vamos nos adaptar ao melhor 9 do Brasil.

Exatos cinco meses se passaram, e Filipe, até o momento, não cumpriu o que prometeu.

Das 17 partidas que atuou na temporada, Pedro foi titular em apenas oito. O homem-gol rubro-negro, que soma cinco bolas na rede em 2025, tem passado a maior parte do tempo no banco de reservas.

No jogo mais esperado do Flamengo no ano, por exemplo, o camisa 9 sequer foi acionado. Diante do Bayern de Munique, mesmo com o time em desvantagem no placar desde os cinco minutos do primeiro tempo, Pedro não entrou em campo.

Nove dias antes, contra o Chelsea, naquela que talvez tenha sido a vitória mais emblemática da equipe carioca na temporada, ele entrara somente aos 46 minutos do segundo tempo. O que acontece com o artilheiro reverência?

Cálculo errado do jovem técnico? Ou Pedro, por conta de seu nível de atuação, não tem merecido mais minutos? Ou as duas coisas?

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Pedro pode não se encaixar no ‘estilo' de Filipe Luís, mas a solução é ‘desistir'?

Pedro celebra gol pelo Flamengo
Pedro celebra gol pelo Flamengo (Foto: Imago)

Voltar após longos meses tratando de lesão grave no joelho não costuma ser tarefa fácil para qualquer jogador. E Pedro é um exemplo claro disso. O atacante do Flamengo visivelmente não está na melhor forma física, o que tem atrapalhado seu rendimento em campo.

— O Pedro não está no mesmo nível que seus companheiros fisicamente. Sou eu quem mais quer o colocar, sou o que mais estou desejando que ele chegue na sua forma física ideal para jogar em um modelo de jogo que todos sabem o que eu peço. Para jogar dessa forma, todos precisam estar 100%, e o Pedro não está 100% fisicamente. A gente nota — disse Filipe Luís em maio, depois da vitória sobre a LDU, pela Copa Libertadores.

Mas não é “só” a parte física defasada que explica a baixa minutagem de Pedro no Flamengo de Filipe Luís. Desde que assumiu o time, o ex-lateral tem buscado implementar uma proposta de jogo baseada em intensidade, pressão alta e mobilidade ofensiva. Proposta essa, que acaba “se chocando” com o que o camisa 9 oferece dentro das quatro linhas.

Pedro é mais estático, atua prioritariamente dentro ou próximo da área, e dificulta movimentos de ruptura ou arrasto de marcação para abrir espaço. Embora tecnicamente seja muito acima da média, não encaixa facilmente no atual modelo de pressão e rotação intensa, algo que Filipe vê como fundamental.

O comandante rubro-negro parece preferir um “falso 9” ou um atacante mais leve, como Bruno Henrique (em alguns momentos) e Gonzalo Plata, que corresponda nessa primeira linha de pressão e “verticalize” o sistema ofensivo.

De fato, Pedro não oferece isso. Mas e todas as virtudes de seu jogo? Trata-se de um centroavante clássico com técnica moderna, que combina eficiência, inteligência e refinamento técnico.

  • Exímia finalização — seja com o pé direito, esquerdo ou cabeça;
  • Excelente posicionamento e frieza no momento de decidir;
  • Ótimo domínio, passe e drible curto;
  • Boa impulsão e tempo de bola;
  • Bom pivô — ajuda a “prender” defensores e facilitar a ação dos companheiros

Dos outros 19 times da Série A do Campeonato Brasileiro, Pedro seria titular em quase todos, salvo pouquíssimas exceções. Negociar um atacante desse quilate, ainda que ele não esteja na melhor fase, não é uma boa ideia. Fazer isso em prol de uma única ideia de jogo soa ainda mais absurdo.

O trabalho de Filipe Luís é excelente, e não à toa o Flamengo tem um dos melhores desempenhos da América do Sul dentro de campo. Isso é uma coisa. Porém, daí a não ter paciência com o retorno gradual de um dos jogadores mais diferenciados do plantel e negociá-lo mesmo sabendo que ele ainda pode entregar muito, definitivamente não faz sentido.

Quais mercados podem se interessar por Pedro?

Mesmo com a baixa minutagem, Pedro, ao menos até o momento, não demonstrou insatisfação. O atacante obviamente quer mais tempo de jogo, já que sonha em disputar a segunda Copa do Mundo de sua carreira.

A pergunta que fica é: caso o Flamengo decida realmente abrir mão do camisa 9, quais mercados se interessariam pelo negócio?

Em 2022, o Palmeiras chegou a fazer uma proposta oficial por Pedro, que incluía valores em dinheiro e dois jogadores. Na época, o Flamengo recusou a oferta e rechaçou a possibilidade de negociar o atacante com um concorrente direto no Brasil. Uma postura que deve se manter até o fim da passagem do artilheiro pela Gávea.

Europa também é um cenário difícil de se imaginar para o jogador, que acabou de completar 28 anos — número já elevado para as pretensões do velho continente no futebol sul-americano. Talvez times médios/pequenos sejam as opções prováveis.

Mercados alternativos, como Arábia Saudita e México, são outras boas possibilidades. A conferir o que o Flamengo, na figura de Filipe Luís e José Boto, farão com Pedro.

Pedro em ação pelo Flamengo
Pedro em ação pelo Flamengo (Foto: Imago)

A nota oficial do Flamengo sobre a situação do atacante

“O Clube de Regatas do Flamengo informa que não há qualquer intenção de negociar o atacante Pedro, assim como nenhum outro jogador que faça parte dos planos do clube para o restante da temporada.

Diante das notícias que vêm circulando nesta quarta-feira (2), o clube informa que não recebeu proposta oficial pelo atleta. O Flamengo reforça que Pedro, assim como todo o elenco, conta com a confiança da atual comissão técnica e da diretoria de futebol.

Especulações sem fundamento apenas geram ruído e desinformação junto à torcida e à opinião pública.

O Flamengo segue focado na sequência da temporada, na qual já conquistou dois títulos, lidera o Campeonato Brasileiro e está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores.”

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo