Libertadores

Flamengo rechaça presságio de rival e transforma jogo da vida em atuação sólida

Rubro-Negro enfim "estreia" na Libertadores, ultrapassa LDU e assume vice-liderança do Grupo C

Pressão da torcida, críticas da imprensa, desfalques importantes (Pulgar, Allan e Plata) e um Maracanã completamente lotado. Foi com esse pano de fundo, que o Flamengo encarou a LDU na noite desta quinta-feira (15).

Precisando vencer para manter viva as chances de classificação às oitavas de final da Libertadores, o Rubro-Negro fez o que tinha que ser feito: rechaçou o presságio do técnico adversário, conquistou os três pontos diante de seu torcedor e respirou.

Em coletiva pré-jogo, Pablo Sánchez, treinador da LDU, disse: “Conhecemos bem o Flamengo. Sempre jogam para ganhar, mas agora, com a situação do grupo, é uma obrigação (vencer). Estamos falando de uma equipe de muita qualidade, de muito talento e experiência. Mas entendemos que, se em algum momento o resultado não for favorável, podem entrar em certo nervosismo”.

O desejo de Sánchez, no entanto, não passou nem perto de ser atendido. Vimos um Flamengo ligado do início ao fim, pressionando em busca dos gols e não dando sopa para o azar. O triunfo por 2 a 0 coloca o clube da Gávea na zona de classificação e traz tranquilidade para a sexta e última rodada do Grupo C.

Um gol em cada tempo e vitória sem sustos do Flamengo

Linhas altas, presença maciça no campo de ataque e pressão incessante na LDU: esse foi o Flamengo no primeiro tempo. Empurrado por uma arquibancada pulsante e decidida a fazer a diferença, o Rubro-Negro precisou de nove minutos para desafogar os mais de 65 mil presentes no Maracanã. Em cobrança de escanteio de Luiz Araújo, Léo Ortiz subiu mais alto que os defensores, testou consciente e abriu o placar.

A forte blitz e o gol cedo deram a impressão de que o Mais Querido ampliaria a vantagem e garantiria a vitória antes mesmo do intervalo. Mas não foi o que aconteceu. A equipe carioca até manteve o alto volume e criou novas oportunidades, porém pecou no último passe e não mexeu mais no placar durante a etapa inicial. Faltou caprichar na tomada de decisão.

Para o segundo tempo, era preciso aumentar a contagem e fazer saldo. Dito e feito. Com oito no relógio, Alex Sandro protagonizou linda jogada individual pelo lado esquerdo, invadiu a área e cruzou rasante. A defesa afastou parcialmente, e a bola caiu nos pés de Luiz Araújo, que não perdoou.

Jogadores do Flamengo celebram gol em jogo contra a LDU
Jogadores do Flamengo celebram gol em jogo contra a LDU (Foto: Imago)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Como fica a situação do grupo do Flamengo?

Com a vitória, o Flamengo foi aos mesmos oito pontos da LDU, mas ultrapassou o time equatoriano pelo saldo de gols e assumiu a segunda colocação do Grupo C. Assim, uma vitória simples sobre o Deportivo Táchira (lanterna da chave com nenhum ponto conquistado) na última rodada classifica o Rubro-Negro para o mata-mata.

A equipe de Filipe Luís agora vira a chave e foca as atenções no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (18), a partir das 18h30 (horário de Brasília), o Fla encara o Botafogo, no Maracanã, em jogo válido pela nona rodada da competição nacional.

Próximos jogos do Flamengo

  • Flamengo x Botafogo — Campeonato Brasileiro — domingo, 18 de maio, às 18h30 (horário de Brasília)
  • Flamengo x Botafogo-PB — Copa do Brasil — quarta-feira, 21 de maio, às 21h30 (horário de Brasília)
  • Palmeiras x Flamengo — Campeonato Brasileiro — domingo, 25 de maio, às 16h (horário de Brasília)
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo