Brasil

Além do Corinthians: Carreira de Paulinho teve Barcelona de Messi e dominância na China

Com duas Copas do Mundo no currículo, volante multicampeão pelo Corinthians anunciou aposentadoria neste domingo (08)

José Paulo Bezerra Maciel Júnior, ou simplesmente Paulinho, anunciou a sua retirada do mundo do futebol neste domingo (08), aos 36 anos. 

✅ Siga a Trivela no Threads e BlueSky

O ídolo do Corinthians realizou seu último jogo pela equipe de Parque São Jorge em maio deste ano, diante do Racing-URU pela Copa Sul-Americana.

O contrato do jogador com a equipe paulista terminou em junho, e não teve seu vínculo estendido.

Na época, Paulinho concedeu entrevista à TV Corinthians. Emocionado com o momento de despedida, o jogador declarou seu amor ao clube.

Para o ex-meio-campista, jogar pelo Alvinegro o transformou em um jogador de Seleção Brasileira, e possibilitou um crescimento importante em sua carreira.

Pela Canarinho, Paulinho disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, somando 56 jogos e marcando 13 gols.

“A palavra mais correta é gratidão por tudo que o Corinthians me proporcionou. Por tudo que o Corinthians me transformou em ser um jogador de seleção brasileira e ser um jogador que chegou em clubes europeus. Eu devo uma boa parte da minha vida ao Corinthians. É o clube que eu amo”, disse Paulinho em sua última entrevista pelo Corinthians.

 

 

Publicado por @povotime1910
Ver no Threads

 

Paulinho marcou época com característica única para sua posição

Revelado no Grêmio Osasco Audax, Paulinho sempre se caracterizou por sua ofensividade e presença na área.

O ex-jogador aproveitou a necessidade dos volantes participarem mais da fase de ataque, para ser um fator surpresa contra os adversários.

Após passagens pelo Vilnius, da Lituânia, e pelo Lodz, da Polônia, Paulinho retornou ao Brasil para defender o Bragantino.

A partir deste momento, o futebol brasileiro pôde acompanhar mais de perto as características do agora ex-volante.

Jogando pelo Massa Bruta, Paulinho mostrou seu vigor físico para marcar e chegar ao ataque. Além disso, sua capacidade de marcar gols despertou o interesse do Corinthians, clube que marcaria o resto de sua carreira.

Pelo Bragantino, que ainda estava longe da parceria com o Grupo Red Bull, Paulinho anotou 14 gols em 46 jogos. Números que o credenciaram a vestir uma das camisas mais pesadas do cenário brasileiro em 2010.

O legado de Paulinho no Corinthians, e fora dele

No dia 16 de maio de 2010, Paulinho disputou seu primeiro jogo com a camisa do Corinthians. Marcou seu primeiro gol 14 dias depois, em goleada de 4 a 2 sobre o Santos no Pacaembu.

O icônico camisa 8 da Fiel foi um dos principais jogadores do momento mais vitorioso da história do Alvinegro de Parque São Jorge.

Já sob o comando de Tite, Paulinho faturou o Campeonato Brasileiro (2011), Copa Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012) e Campeonato Paulista (2013).

Antes do fim de sua primeira passagem pelo Timão, Paulinho conquistou suas primeiras oportunidades pela Seleção Brasileira.

Ao lado de Ralf, o jogador formou uma das duplas mais emblemáticas da história do Corinthians, e sua saída para o Tottenham, em 2013, deixou saudade no coração do torcedor corintiano.

Paulinho disputou 67 jogos pelo clube londrino, e anotou dez gols. Uma lesão no tornozelo em janeiro de 2014, atrapalhou um pouco a sequência do ex-atleta na Inglaterra.

Após duas temporadas disputando a Premier League, Paulinho acabou novamente negociado, desta vez com o futebol chinês.

Paulinho retomou bom futebol na China e chegou ao Barcelona

Paulinho teve grandes atuações no Barcelona de Messi – Foto: Iconsport

Jogando pelo Guangzhou Evergrande que o ex-meio-campista retomou o bom futebol, e se tornou ídolo do time asiático.

Além das inúmeras conquistas, nacionais e internacionais, Paulinho se firmou ainda mais como um goleador nato.

Em 175 jogos disputados pela equipe chinesa, Paulinho anotou 75 gols, e 29 assistências. Números absurdos para um jogador de meio-campo.

Entre 2017 e 2019, Paulinho ganhou a oportunidade de defender o Barcelona de Lionel Messi e Andrés Iniesta, seu último time na Europa. O começo foi promissor, com gols em seus primeiros jogos.

No entanto, após perder espaço no time catalão, retornou ao Guangzhou e por lá ficou até 2021. Paulinho ainda teve uma breve passagem pelo Al-Ahli da Arábia Saudita, e logo retornou para o Corinthians.

Segunda passagem pelo Timão foi marcada por lesões

A segunda passagem de Paulinho pelo Corinthians não teve o impacto esperado. Logo no começo da temporada em 2022, o jogador rompeu o ligamento do joelho, e ficou um longo período sem jogar.

Paulinho ainda retornou em 2023, mas sofreu o mesmo problema no joelho, o que praticamente encerrou sua segunda passagem pelo Alvinegro de Parque São Jorge.

Somando todos os jogos que disputou com a camisa do Corinthians. Paulinho representou o clube paulista em 212 jogos, marcando 40 gols, e contribuindo com 17 assistências.

Lesões no joelho atrapalharam Paulinho em sua segunda passagem pelo Corinthians
Lesões no joelho atrapalharam Paulinho em sua segunda passagem pelo Corinthians. Foto: Imago

Personalidades do futebol homenageiam Paulinho

O anúncio do fim de carreira de Paulinho reverberou no mundo do futebol neste domingo. Craques como Andrés Iniesta, companheiro de clube no Barcelona, e Neymar aproveitaram para mandar mensagens ao jogador.


Ao todo, Paulinho disputou 609 jogos oficiais em sua carreira. Após 18 anos como profissional, o ex-volante somou 155 gols e 56 assistências.

Não fossem pelas lesões que atrapalharam o andamento de sua trajetória em sua segunda passagem pelo Corinthians, Paulinho poderia levar sua carreira por mais alguns anos.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo