Brasil

Campeão brasileiro sub-20 com Palmeiras vive expectativa de promoção ainda em 2024

Atacante já teve o gosto de balançar a rede no Maracanã, mas retornou à base

Autor de uma assistência na decisão do Campeonato Brasileiro sub-20 contra o Cruzeiro — para o gol de Allan, o primeiro do 3 a 0 –, o atacante Luighi vive dias de expectativa.

Após ser relacionado por Abel Ferreira para 17 jogos do time profissional — entrou em três e fez um gol contra o Flamengo, no Brasileiro (1 a 1) — o centroavante foi chamado de volta para a reta final do Sub-20.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Luighi participou dos confrontos em jogo único das quartas (Santos, 3 a 0) e da semifinal (Athletico-PR). Fez um gol contra a equipe da Arena da Baixada na vitória por 3 a 1. Atuou também nos dois jogos da final.

Após a conquista do Campeonato Brasileiro, Luighi revelou à Trivela, na zona mista do Allianz Parque, que não sabe se vai retornar ao profissional ou se seguirá com o sub-20.  A equipe ainda tem a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista pela frente na temporada.

“O Palmeiras não é uma geração, não é um raio. O Palmeiras é o trabalho. E aí, com esse trabalho, tenha certeza, que quando a gente sair ou acabar o ciclo das pessoas, ele tem mais dez a 12 anos de grandes jogadores”
trivela.com.br/brasil/palme…

[image or embed]

— Diego Marada Iwata Lima (@diegomarada.bsky.social) October 1, 2024 at 11:17 AM

Palmeiras ainda tem calendário cheio na base

No torneio nacional, o Palmeiras terá o CEU ABC na quinta-feira (3), em Santo André. Pelo Estadual, encara o Corinthians nas quartas de final.

— Não conversei com o Abel ainda, não sei como vai ser nos próximos dias. Mas espero que eu suba pro profissional — confessou, entre risos.

Mostrando alinhamento com o discurso adotado pelos comandados de Abel Ferreira, Luighi analisou as chances do Palmeiras no Campeonato Brasileiro profissional.

— O Botafogo é um time muito forte, como todos sabem. Mas o Palmeiras é o Palmeiras, sempre briga por títulos. E a gente não vai cansar, não vai parar, até a gente conquistar o nosso objetivo, que é o Brasileiro — afirmou.

 

Publicado por @diego_iwata
Ver no Threads

 

Luighi vê os sub-20 do Palmeiras preparado para voos mais altos

No clube desde o sub-11, Luighi foi testemunha ocular da transformação do Alviverde em uma potência das categorias de base. E avalia que os colegas estão prontos, caso sejam chamados por Abel

— A base do Palmeiras é gigante e trabalha muito os atletas para chegarem prontos no profissional e aproveitar as oportunidades que devem receber — diz.

— A gente tá pronto. Não só eu, mas todos os atletas que subirem.

Cobrado para ser o melhor no Palmeiras

No seu melhor estilo, o coordenador João Paulo Sampaio explicou como fez a gestão da parte mental do atleta com esse retorno ao sub-20 depois do gostinho de ser profissional.

— Na porrada. Se ele vacilar, ele cai e vai para o banco do júnior e não sobe mais. Aqui não tem questão de mental não. Aqui é (preciso) saber que ele é cobrado para ser o melhor. Então, se ele descer (para a base) e vacilar, vai para o banco e não volta mais profissional. É assim — disse, entre risos.

O que esperar de Luighi no Palmeiras

Luighi é visto com muita expectativa no Palmeiras desde os dez anos. O jogador chegou ao clube alviverde em 2016, com dez anos. Pouco após o diretor João Paulo Sampaio, que reformulou as categorias de base do Palmeiras, desembarcar na Academia de Futebol.

Como é normal acontecer em tal idade, Luighi veio primeiramente para jogar futsal, esporte que já praticava no Corinthians, onde deu seus primeiros chutes.

Aos poucos, foi inserindo também o futebol de campo na sua carreira. E, como também é comum, jogou as duas modalidades simultaneamente por um período.

Mais para Rony do que para Flaco López

Com 1,82 m, segundo o site oficial do Palmeiras, o destro Luighi é relativamente alto. No elenco do Palmeiras, entre os atacantes, só Flaco López, com 1,91 m, tem estatura maior que a dele.

Mas não é com o argentino que o estilo de jogo de Luighi é comparado. No clube, quando alguém quer explicar como ele joga, o exemplo costuma ser um atleta bem mais baixo: Rony, de 1,66 m.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo