Palmeiras contrata, mas segue sem perspectiva de reforçar posição em que terá desfalque quase certo
Hoje, na ausência de Raphael Veiga, o Palmeiras não tem um especialista da função para escalar, e não parece perto de uma contratação para o setor
O Palmeiras terá o volante Aníbal Moreno e o atacante Bruno Rodrigues, em 2023. E negocia tanto com Caio Alexandre, do Fortaleza, quanto com Caio Paulista, do Fluminense, emprestado ao São Paulo: volante e lateral/ atacante, respectivamente.
Mas não há indícios de que o clube terá reforço para um papel muito específico e fundamental. Hoje, na ausência de Raphael Veiga, o Palmeiras não tem um especialista da função para escalar. Há, no site do clube, nove meias listados. Destes, além de Veiga, há só dois meias de criação.
Jhon Jhon foi titular algumas vezes na função. Não foi tão mal, mas entrou melhor quando jogou como ponta. Luis Guilherme, o outro meia reserva do elenco, não teve chance de atuar centralizado. Quando entrou, sempre o fez como ponta.
Mas, exceto se derem saltos no início da temporada, nenhum dos dois parece estar pronto para o papel, na avaliação de Abel Ferreira, a julgar pelo aproveitamento deles em 2023.
Convocações
O mais curioso é que Raphael Veiga é um caso quase certo de desfalque em 2024. O meia vinha sendo chamado para a seleção brasileira por Fernando Diniz.
Não será surpresa se ele continuar sendo convocado pela futura comissão técnica. Antes de ser afastado da presidência da CBF, Ednaldo Rodrigues havia escolhido o italiano Carlo Ancelotti como técnico.
Além das Datas Fifa e amistosos, o Palmeiras também pode ficar sem Veiga durante a Copa América, que será jogada nos EUA entre 14 de junho e 14 de julho.
Os convocados para o torneio podem perder até nove rodadas do Campeonato Brasileiro, que será disputado entre 14 de abril e 8 de dezembro.
Buscar na Copinha
No provável elenco do Palmeiras na Copinha, uma vez que o clube ainda não divulgou os seus inscritos, há uma interessante troca de papéis em curso, no que diz respeito à posição.
Thallys, que é meia de origem, tem jogado mais avançado. E Kauan Santos, atacante, tem recuado para jogar mais na criação.
Mas ainda que mostrem sucesso no sub-20, é fora da curva imaginar que um dos dois seja o jogador com que Abel pode contar, uma vez que ele nem deu muitas chances a Jhon e Luis.
Um homem de frente também pode faltar
No caso do ataque, o problema não é a existência de jogadores, mas o fato de eles não deslancharem totalmente.
Mesmo com a chegada de Bruno Rodrigues, que pode preencher o espaço em que o lesionado Dudu atua, o ataque é um lugar onde o time vai precisar de nomes.
O Palmeiras pode ter apenas Flaco López como opção para a função de centroavante antes do fim do primeiro semestre do próximo ano.
Como é amplamente sabido, Endrick só será jogador do Palmeiras até junho de 2024. No mês seguinte, quando completar 18 anos, o camisa 9 vai para Madri ser companheiro de clube de Rodrygo e Vini Jr, no Real Madrid.
Xodó de Abel, Rony terminou o ano em baixa, a ponto de perder o lugar no time antes de se lesionar na vitória sobre o América-MG, pela rodada 37.
A recuperação da sua melhor condição técnica é apenas um dos problemas a ser resolvido. Porque o atacante já declarou que vê como possível uma transferência no futuro. Rony recebeu sondagens de equipes da Europa, Oriente Médio e EUA no passado.